11.12.2014

Futebol carioca perde com a vitória de Eurico

Com larga vantagem, chapa de Eurico Miranda vence as eleições no Vasco

Liderada pelo ex-presidente, a chapa 'Volta Vasco, Volta Eurico' venceu a eleição com mais votos da história do clube; apesar da vitória, a confirmação do novo mandatário só será proclamada no próximo dia 19 na sede náutica da Lagoa

Ricardo Napolitano
Rio - Seis anos após deixar a presidência do Vasco, Eurico Miranda está muito próximo de retornar ao cargo mais alto do clube carioca. Na eleição com mais votos da história do clube, a sua chapa "Volta Vasco, Volta Eurico" foi eleita para o triênio de 2015-2017. O triunfo foi confirmado antes mesmo da apuração da última urna, tamanha foi a vantagem do ex-presidente. Ao fim de toda a apuração, a sua chapa teve 2.733 votos contra 1.570 da de Julio Brant e 1155 de Roberto Monteiro.Porém, a maioria dos 5.592 votos do pleito não garantiram ainda a Eurico a vitória confirmada como novo mandatário do clube. No Gigante, a eleição é indireta. A chapa vencedora terá 20 vagas no Conselho Deliberativo, que, por sua vez, indicará o presidente e o vice. O segundo colocado escolherá 30 conselheiros. Somados aos 150 membros natos, a nova gestão do Vasco será proclamada apenas no dia 19, em sessão na sede náutica da Lagoa.
Com a vitória, Eurico Miranda deve voltar a presidir o clube, que deixou em 2008, ao ser derrotado por Roberto Dinamite. Nos oito anos em que ficou afastado de São Januário, o clube carioca sofreu com dois rebaixamentos sob o comando do seu maior ídolo da história. Caso seja de fato proclamado presidente do Vasco, Eurico vai tomar posse no dia 1º de dezembro.
Chapa de Eurico foi a vencedora das eleições no Vasco
Foto:  André Mourão
Eurico Miranda chegou ao pleito bastante confiante na vitória da sua chapa. Antes mesmo do começo da pesquisa boca de urna, o ex-presidente já havia dito: "Minha expectativa? Eu já ganhei. Não tem jeito, eu já ganhei", disse Eurico. Com o passar do tempo, a vitória dele foi se consolidando. Na última parcial da pesquisa, a chapa do ex-mandatário tinha 1.488 votos, Roberto Monteiro 662 votos e Juilio Brant 610 votos. Para vencer, Eurico Miranda contou com o apoio de Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca, que foi candidato da chapa vencedora como vice-geral do clube.
Alguns problemas aconteceram durante a votação e apuração dos votos. O primeiro ocorreu com a chegada do candidato Julio Brant. No momento que o aliado de Edmundo pisou na Colina, alguns cabos eleitorais se desentenderam e o clima esquentou, num princípio de empurra-empurra. Porém, com o tempo, nada de mais grave aconteceu. Depois, faltando uma hora para o fim da eleição, houve um princípio de confronto novamente entre cabos eleitorais e também membros de organizadas. Antes que houvesse alguma confusão mais grave, a Polícia Militar controlou o incidente com gás de pimenta e bombas de efeito moral. No fim, mais um problema. Durante a apuração da terceira urna, o candidato Julio Brant resolveu deixar à Colina. Na parte externa do estádio, alguns opositores foram hostilizar os candidato, porém, alguns seguranças do clube apareceram para evitar qualquer tentativa de agressão a Brant. No fim, mais nenhum conflito aconteceu até que os vencedores fossem divulgados.
Fernando Horta é o vice-geral eleito na chapa de Eurico Miranda
Foto:  Carlos Moraes
A vitória da chapa de Eurico deve reconduzir o ex-mandatário ao poder no Vasco. Apesar do passado com muitos títulos como dirigente cruzmaltino, Eurico vai tentar reescrever uma gestão não tão vitoriosa assim como presidente. À frente do Gigante da Colina de 2001 a 2008, Eurico Miranda só conquistou um Campeonato Carioca.

Nenhum comentário: