11.15.2014

Morre ex-ministro da Saúde Adib Jatene


Conhecido com o 'pai da CPMF', cardiologista sofreu segundo infarto desde setembro deste ano

iG
São Paulo - Adib Jatene morreu na noite desta sexta-feira, aos 85 anos, após sofrer infarto em São Paulo. O médico e cardiologista era diretor-geral do Hospital do Coração (HCor), onde faleceu.
Em 22 de setembro deste ano, o médico e cardiologista ficou internado por 22 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HCor. Há dois anos, em maio de 2012, Jatene foi internado com o mesmo problema. Foi submetido a cateterismo e à colocação de um stent para desobstruir as artérias coronárias.
Jatene morreu aos 85 anos em hospital de São Paulo
Foto:  Divulgação / Agência Brasil
O médico cardiologista e diretor-geral do HCor teve destaque também na política quando foi Ministro da Saúde em dois governos: Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Foi neste último que criou a CPMF (Contribuição Provisória de Movimentação Financeira), um tributo para custear a saúde pública. Na esfera estadual, foi Secretário Estadual de Saúde no governo Paulo Maluf, em São Paulo, no início da década de 1980.
O cardiologista será velado no anfiteatro que leva seu nome no Hospital do Coração e o enterro será às 17h no Cemitério do Araçá, na capital paulista

Nenhum comentário: