12.27.2014

12 sintomas de que você pode ter refluxo

Azia? Queimação?

 
  Você pode ter refluxo(clique aqui)


Por iG São Paulo

No Brasil, 24 milhões têm refluxo gastroesofágico e muitos não sabem identificar; sem tratamento, pode evoluir para câncer

Mais de 20% dos brasileiros têm refluxo gastroesofágico. Os sintomas mais clássicos do problema são a azia e a queimação, mas há alguns outros que poucos relacionam ao desconforto. A sensação de bola na garganta, por exemplo, é um sinal da doença. A dificuldade de engolir – já que o esôfago parece que fica mais apertado – é outro.
Incômodo todos sabem que é. Mas as consequências do refluxo podem ser ainda mais sérias. Sem cuidado adequado, as paredes do esôfago podem ficar tão agredidas que o tecido é substituído por outro, o que aumenta as chances de câncer. Essa mutação do tecido esofágico chama-se esôfago de Barret e o tratamento costuma ser medicamentoso.
Para que o quadro não evolua a esse ponto, alguns cuidados são importantes: não se deitar imediatamente após comer, por exemplo, ajuda a evitar que o ácido do estômago retorne pelo esôfago. O ideal é esperar ao menos duas horas para dormir. Para outras pessoas, pode ser necessário elevar a cabeceira da cama, para que o esôfago fique mais alto do que o estômago.
Conheça alguns sintomas do refluxo e, se apresentar algum, procure um médico gastroenterologista para diagnosticar e tratar o problema:

Dor torácica, às vezes intensa. Foto: Getty Images
Náuseas. Foto: Thinkstock/Getty Images
Estreitamento do esôfago, dificultando a passagem da comida. Foto: Thinkstock/Getty Images
Apneia do sono. Foto: Thinkstock/Getty Images
Mau hálito. Foto: Thinkstock Photos
Erosão nos dentes. Foto: Thinkstock/Getty Images
Aftas. Foto: Thinkstock/Getty Images
Retração da gengiva. Foto: Thinkstock Photos
Rouquidão. Foto: Thinkstock/Getty Images
Pigarro. Foto: Thinkstock/Getty Images
Tosse. Foto: Thinkstock/Getty Images


Nenhum comentário: