12.05.2014

Calendário com padres nus causa polêmica

Organização pelos direitos de gays lança publicação com religiosos ortodoxos

O Dia
Rússia - Um polêmico calendário sensual foi lançado na Romênia. As fotos que ilustram cada mês de 2015, segundo a agência de notícias Ansa, são de padres da Igreja Ortodoxa da Rússia. Os homens aparecem nus e teriam posado em igrejas ao sul de Moscou. A publicação é da Orthodox-Calendar (OC), organização que defende os direitos homossexuais e que já lançou edições em 2013 e 2014.
Fotos sensuais de homens ilustram as páginas do calendário
Foto:  Reprodução
A OC defende que o seu objetivo com o calendário, que é vendido pelo equivalente a R$ 40 na internet, é “criar a primeira organização global contra a homofobia na religião ortodoxa”. Ainda segundo a OC, a publicação é uma forma de “expressão artística e social”.
Segundo a agência de notícias, “alguns padres russos” acreditam que as uniões do mesmo sexo não são um “sinal do apocalipse”, como prega a religião, que é cristã mas não subordinada ao Vaticano.
De acordo com a imprensa internacional, os idealizadores do calendário são passíveis de punição na Rússia. Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin, promulgou lei que proíbe divulgação de “material promocional homossexual”.
Em setembro a OC lançou um vídeo com uma prévia do que seria o calendário.

Nenhum comentário: