12.03.2014

CONHEÇA OS RISCOS DA RETINOPATIA DIABÉTICA

Conheça os riscos da retinopatia diabética
Cerca de 40% dos diabéticos sofrem de problemas visuais decorrentes da doença.
O Dia Mundial do Diabetes, comemorado em novembro, foi criado para conscientizar a população sobre os perigos desta doença, que já se transformou em epidemia mundial. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 7 a 8 % da população brasileira acima de 18 anos tem diabetes, chegando a 18,6% nos indivíduos com 65 anos ou mais.

De acordo com a oftalmologista do Hospital de Cirurgia Ocular, Roberta Abdulmassih, a principal e mais frequente complicação que a diabetes provoca na visão é a retinopatia diabética. “Essa alteração acontece porque a diabetes provoca alterações vasculares na retina, com isquemia e crescimento de vasos anormais que sangram com facilidade, provocando hemorragia no gel vítreo e descolamento da retina. Esse problema grave propicia bom prognóstico quando o diagnóstico e o tratamento são feitos nas fases iniciais da doença”, explica.

É recomendado que os pacientes diabéticos façam exame oftalmológico com avaliação da retina anualmente para propiciar este diagnóstico precoce, pois nas fases iniciais, as alterações não provocam sintomas e o paciente não percebe que já está com o problema. “É alta a incidência de alterações oftalmológicas nos diabéticos, e quanto maior o tempo de doença, maior a chance das alterações ocorrerem. Cerca de 40% dos diabéticos sofrem de problemas oftalmológicos decorrentes da doença” lembra Roberta.

Previna-se
Para prevenir a retinopatia diabética é importante controlar o açúcar no sangue e a pressão arterial. Além disso, é imprescindível parar de fumar, pois o tabaco e seus compostos químicos podem acelerar o desenvolvimento da retinopatia, seguir uma dieta e um plano alimentar para o seu diabetes e fazer o exame oftalmológico, com avaliação da retina anualmente
.

Nenhum comentário: