12.05.2014

Divirta-se sem pesar mais na balança



 

Nutricionista dá dicas de como aproveitar o período de festas sem engordar aqueles temidos quilinhos.
Finalmente dezembro chegou, e, com ele, o verão, as férias, o 13º salário e... As festas.
O Natal e o Ano Novo, que trazem consigo o espírito de mudanças e novos desafios, também são fontes de comemorações que duram dias e banquetes deliciosos, - e o desafio para o próximo ano já começa durante as festas: evitar engordar aqueles quilinhos que podem ser propiciados devido ao excesso de comida durante esse período.
Porém, é possível sim aproveitar as festas sem que isso pese na balança, e a nutricionista Paula Souza Borges oferece algumas dicas para aqueles que desejam se divertir durante o período festivo – e, ainda assim, continuar no peso ideal.
A primeira atitude a ser ressaltada pela profissional é: não faça dietas mirabolantes antes das ceias de final de ano, e sim preocupe-se com o que será feito depois da comilança. “Além disso, uma dica legal é tentar trocar os alimentos gordurosos por aqueles mais saudáveis, como, por exemplo, optar pelo peru – que tem 125 kcal a cada 100g contra kcal do tender, 160 kcal do pernil e 171 kcal do lombo, por exemplo. E é claro, sempre lembre-se de retirar a pele da carne”, comenta.
Também é importante alimentar-se de forma correta no dia da ceia. “Pular refeições para aguardar a hora da comilança é extremamente não adequado. O ideal é alimentar-se de três em três horas, como em qualquer outro dia, apostando em um bom café da manhã, com proteínas e suco verde, que oferecem vitaminas, minerais e energia para encarar o dia”, sugere Paula.
Para o início da ceia, comece fazendo um bom prato de salada e deixe de lado os petiscos mais calóricos, como queijos gordos, azeitonas, salames e salgadinhos: ao invés disso, opte pelas castanhas e frutas. Outro adendo importante ressaltado pela nutricionista é: mantenha cuidado com as bebidas alcoólicas. “Evite-as. Para fazer brindes, por exemplo, uma taça de champanhe ou de vinho são o suficiente, - e são gostosas”, diz.
Para a sobremesa, prefira aquelas que são à base de frutas e tenha em mente que nada é proibido. “Coma o que sentir vontade, mas lembre-se que o segundo e o terceiro pedaços têm o mesmo gosto de o primeiro. Por isso, o melhor é comer pequenas porções daquilo que você tem vontade, assim, evita a sensação de culpa após o jantar”, relembra Paula.
Acabou a ceia? Continue mantendo os cuidados: afinal, sobras de comida são muito comuns nessa época – e é normal que o almoço e a janta dos dias seguintes também sejam regados às comidas natalinas. “Mantenha-se atento durante esse período, mas, mais importante do que isso, cuide-se após as festas. Essa é a hora de diminuir o açúcar e a gordura da dieta, optar por alimentos saudáveis e voltar a fazer exercícios físicos regulares. Assim, reconquistando o equilíbrio do seu organismo, o metabolismo volta a funcionar normalmente - e manter a forma durante o verão será mais fácil”, conclui a nutricionista. 
Paula Souza Borges
(nutricionista)

Nenhum comentário: