12.23.2014

DORES DE CABEÇA DE ROTINA PODEM SER COMBATIDAS COM MUDANÇA DE HÁBITOS


Dores de cabeça de rotina podem ser combatidas com mudança de hábitos


Para evitar diferentes tipos de dor de cabeça que aparecem em momentos inusitados, neurologista dá algumas dicas importantes.
Trânsito, barulho, calor, trabalho excessivo e dificuldades na vida pessoal são algumas situações rotineiras que podem desencadear uma dor de cabeça que o indivíduo já está propenso a ter. Para evitar esse tipo de problema, a mudança de alguns hábitos pode ser fundamental.

“O organismo age em processo de homeostasia, ou seja, sempre buscando fazer com que as substâncias químicas do corpo estejam em concentrações apropriadas, temperatura estável e pressão adequada. Situações de estresse ambiental, físico ou psicoemocional desestabilizam o organismo, gerando a dor de cabeça”, explica o neurologista Dr. Deusvenir de Souza Carvalho.

Para evitar diferentes tipos de dor de cabeça que aparecem em momentos inusitados, o neurologista dá algumas dicas importantes. “A palavra-chave é prevenção. Isto é, tenha sempre opções que amenizem o problema. Dentro de uma rotina agitada, procure manter um ritmo de horários para cada atividade, evitando forçar o organismo a se adaptar aos excessos. Alimente-se muito bem e tome bastante água. Outro ponto importante é tentar estar confortável no ambiente”, diz.

Quando o neurologista sugere buscar conforto no ambiente está recomendando que as pessoas pratiquem comportamentos que geram bem-estar. Segundo ele, no local de trabalho, por exemplo, onde passamos a maior parte do tempo e que, muitas vezes, pode ser considerado como uma extensão da casa, é importante usar roupas adequadas ao tempo e manter lembranças de bons momentos por meio de fotos e objetos, entre outros recursos.

Mesmo com as dicas, há fatores externos que não há como mudar, como o trânsito, temperatura, filas etc. “Nesses casos, tente trocar os fatores geradores de estresse por momentos de lazer; com isso o cérebro libera neurotransmissores de prazer que, normalmente, são os mesmos utilizados contra as dores de cabeça. Por exemplo, quando possível, troque horas de tráfego intenso por uma leitura ou cinema”, sugere o Dr. Deusvenir.

Nenhum comentário: