12.01.2014

Não é hora de vender

Bovespa começa dezembro operando em queda

Ações da Petrobras e da Vale puxam mercado para baixo.
Na sexta-feira, Ibovespa fechou em leve queda, de 0,1%.

Do G1, em São Pau
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa nesta segunda-feira, 1º dia de dezembro. Às 15h12, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 3,94%, aos 52.568 pontos. Veja a cotação
As ações da Petrobras ajudavam a puxar a queda do mercado. Por volta do mesmo horário, os papéis ordinários tinham queda de quase de 4%, e os preferenciais, de quase 3%. As ações da Vale também tinham queda acentuada, acima de 4%, e contribuíam para a queda da bolsa, após os contratos futuros de minério de ferro na China quebrarem sequência de três altas e recuarem com dados mostrando que a indústria chinesa estagnou em novembro.
Os papéis de Itaú e Bradesco também exerciam pressão negativa no Ibovespa, com queda de cerca de 4%.

A Bovespa começa a semana também pressionada pelo cenário externo, em outro dia de queda do petróleo e um índice sugerindo estagnação na indústria chinesa, enquanto segue a expectativa da formação dos demais membros da equipe econômica brasileira e o anúncio de medidas concretas.

O noticiário corporativo também repercutia no pregão, como o acordo da Oi para negociar venda dos ativos da Portugal Telecom SGPS (PT Portugal) ao grupo europeu de telecomunicações Altice. Além disso, o presidente-executivo da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, reafirmou nesta segunda-feira (1) que a companhia não tem necessidade de fazer algum acordo com a rival Oi embora não descarte que a empresa está analisando eventuais oportunidades de mercado. Por volta das 15h, TIM e a Oi tinham queda de mais de 6%.
Na sexta-feira, o Ibovespa fechou em leve queda, de 0,1%. Na semana, no entanto, a bolsa acumulou perda de 2,53%. No mês de novembro, o mercado ficou quase estável, com ganho de 0,7%.
A BM&FBovespa divulgou nesta segunda a primeira prévia para a nova carteira do Ibovespa, que será válida de janeiro a abril de 2015, com saída das preferenciais da distribuidora paulista de energia Eletropaulo e entrada dos papéis ordinários da administradora de shopping centers Multiplan.

Nenhum comentário: