12.02.2014

Plantar seus próprios temperos pode ser a solução para uma alimentação mais saudável











Plantar seus próprios temperos pode ser a solução para uma alimentação mais saudável

Em um pequeno espaço é possível fazer a sua própria horta orgânica sem agrotóxicos.

Independente de o homem deixar cada vez mais de lado suas raízes do campo e migrar para as cidades grandes, é possível observar que está na “moda" ter a sua própria horta e seus próprios alimentos por perto, seja em um grande jardim ou até mesmo dentro de um pequeno vaso. A sustentabilidade faz cada vez mais sucesso no mundo atual, e a ideia de poder plantar seu próprio alimento sem conservantes ou agrotóxicos, agrada cada vez mais pessoas. “Sim, as pessoas estão cada vez com menos tempo, mas, ao mesmo tempo, estão preocupadas com a sua saúde, com a sustentabilidade do planeta e até mesmo com a sua comodidade – afinal, é muito mais gostoso comer algo que sai do seu quintal/horta do que ter que ir até o mercado mais próximo para comprá-lo”, comenta Carol Chab, engenheira agrônoma e radialista.
É claro que plantar seus próprios alimentos e temperos exige certo esforço das pessoas – mas elas garantem que no final isso compensa. “Uma pessoa que começa a sua hortinha dificilmente irá deixar de cultivá-la. É um hábito que nos faz esquecer um pouco da correria do dia-a-dia e ainda nos presenteia com comidas mais gostosas e naturais”, opina a engenheira.
Mesmo para aqueles que moram em apartamento, reservar um pequeno espaço na área de serviço ou pequenos vasinhos na bancada da cozinha podem ser o suficiente para que esses cultivos façam toda a mudança na hora de cozinhar. Não é preciso espaço grande, apenas dedicação e seguir algumas dicas na hora de escolher o que será plantado – e quando isso deve ser feito.
Algumas das ervas mais populares para serem plantadas em casa, como a salsinha, o orégano, a hortelã, o alecrim, o coentro e a cebolinha, trazem inúmeros benefícios para a saúde: a salsinha é rica em vitaminas A e C, além de ter minerais importantes como o cálcio, o fósforo, o ferro, o potássio e o sódio em sua composição; o alecrim é uma erva que atua como digestivo e diurético; as sementes de coentro são ricas em cálcio, fósforo e ferro, além de vitamina C em seus frutos; o chá de hortelã atua para combater a dor de estômago, sendo diurético e uma espécie de vermífugo – além de ter a presença de vitamitas A e C e do complexo B. E esses são somente alguns dos benefícios que essas ervas oferecem para o ser humano – então, se você sabe de todos os benefícios que as ervas lhe trazem, porque não ter uma alimentação mais completa e saudável se dedicando a sua própria horta?
É exatamente por isso que Carol investe no seu pequeno plantio: independente dos cuidados que são necessários para que as plantas cresçam sadias, ela comenta que não há preço que pague o fato de saber exatamente de onde vem os temperos utilizados nos seus pratos e as ervas utilizadas nos chás que ela faz antes de dormir. “Quando tempero minha comida com as ervas que plantei sinto-me mais satisfeita com o resultado. Sei que estou utilizando ervas saudáveis e que irão fazer bem para mim e para a minha família. O esforço sempre recompensa – e acredite, a comida fica bem mais gostosa”, conclui. 
 Carol Chab

Nenhum comentário: