12.10.2014

“Quem dá voz à história são os homens e mulheres livres que não têm medo de escrevê-la”

Presidenta e membros da CNV (Foto: Ichiro Guerra/PR)
Emocionada, a presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã desta 4ª feira o relatório final dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Um documento histórico que abre a todos os brasileiros o acesso à revisão correta de nossa história oficial. “Nós devíamos isso à maioria da população brasileira”, sobretudo à “nascida após o final do último regime autoritário e que não teve acesso integral à sua verdade histórica”, afirmou a presidenta. 

A Comissão foi instaurada em maio de 2012 para investigar crimes e violações de direitos humanos cometidos no período entre as duas Constituições brasileiras (entre 1946 e 1988), com foco no período da ditadura militar (1964-1985). O resultado desses dois anos e sete meses de trabalhos está disponível agora, com as conclusões dos membros da CNV, após uma ampla atividade dedicada à coleta de depoimentos, análise de documentos, visitas e diligências em locais de tortura e audiências públicas.
Um trabalho destinado a todos os brasileiros como destacou a presidenta Dilma: “O Brasil merecia a verdade. As novas gerações mereciam a verdade, sobretudo aqueles que perderam familiares, parentes, amigos, companheiros, e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia”.
“Nós que acreditamos na verdade esperamos que esse relatório contribua para que fantasmas de um passado doloroso e triste não possam mais se proteger nas sombras do silêncio e da omissão”, completou a chefe do Estado brasileiro.
Nós reconquistamos a democracia à nossa maneira
A presidenta Dilma também falou sobre a redemocratização destacando: “nós reconquistamos a democracia à nossa maneira. Por meio de lutas duras, por meio de sacrifícios humanos irreparáveis, por meio de pactos e acordos nacionais que estão, muitos deles, traduzidos na Constituição de 1988″.
“Assim como respeitamos e reverenciamos e sempre o faremos todos os que lutaram pela democracia, todos os que tombaram nessa luta enfrentando a truculência ilegal do Estado – e nós jamais poderemos deixar de enaltecer – também reconhecemos e reverenciamos os pactos políticos que nos levaram à redemocratização”, salientou a presidenta Dilma.
Ela também lembrou que “quem dá voz à história são os homens e mulheres livres que não têm medo de escrevê-la”. A presidenta Dilma agradeceu aos membros da CNV – Pedro Dallari, José Carlos Dias, Paulo Sérgio Pinheiro, Maria Rita Khel, Rosa Cardoso e José Paulo Cavalcanti -, observando que “o Brasil certamente saberá reconhecer a importância desse trabalho que torna nossa democracia ainda mais forte.”
Leiam também aqui no blog “Relatório da CNV já está disponível” e acompanhem abaixo a cerimônia de entrega do relatório da CNV nesta manhã na reportagem da TV NBR:
Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: