7.05.2014

Fome oculta: saiba o que é e conheça 8 sinais de que você pode sofrer com ela

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas tem deficiência de vitaminas e minerais. Entenda esse problema e conheça os sintomas de que algo importante pode estar em falta no seu organismo.

Atualizado em 4/7/2014 Por Luiza Monteiro
Imagem 1 de 9
  • Mulher comendo um prato de salada
  • Mulher na cama olhando para o relógio
  • Mulher sentada no sofá assoando o nariz
  • Mulher com as mãos na cabeça
  • Mulher olhando a escova de cabelo
  • Mulher deitada na cama
  • Mulher olhando doce na geladeira
  • Mulher sentada no vaso sanitário
  • Mulher no dentista

Medicamentos para diabetes



Em idoso, medicamento para diabetes pode causar mais efeito colateral que benefício

 BBC  

Pacientes mais velhos sofrem mais com injeções diárias de insulina e medicamentos que causam indigestão e enjoos, diz estudo


BBC

BBC
Medicamentos como a metformina são prescritos para controlar o índice glicêmico

Uma pesquisa sugere que os benefícios de tomar medicamentos para diabetes tipo 2 podem não compensar as desvantagens.
O estudo de pesquisadores da University College London (UCL), publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, afirma que os pacientes idosos são os que mais podem ser afetados pelos efeitos colaterais de alguns medicamentos e pelas mudanças no estilo de vida devido à intensidade do tratamento.
A diabetes tipo 2 afeta a capacidade do organismo de controlar os níveis de açúcar no sangue. A doença pode estar ligada à obesidade e, no longo prazo, causar problemas cardíacos, nas funções renais, no sistema nervoso e até cegueira.
  
Efeitos colaterais
Mas o estudo adverte que os tratamentos com medicamentos podem causar mais efeitos colaterais em idosos do que benefícios.
Segundo especialistas, um diabético de 45 anos que consegue reduzir o nível de açúcar no sangue em um ponto percentual consegue, em retorno, dez meses de vida saudável. Já para um paciente de 75 anos sob as mesmas medicações, esse ganho é reduzido para apenas três semanas.
Os pacientes mais velhos também sofrem mais com outros tratamentos, como injeções diárias de insulina, exames de sangue frequentes, remédios que causam indigestão e enjoos, além de maior risco de hipoglicemia.

Precaução: Laticínios integrais podem reduzir risco de diabetes 2
Um dos autores da pesquisa disse à BBC que os portadores da doença devem ter o direito de saber quais os reais benefícios do tratamento em relação a ganhos na expectativa de vida e redução do risco de doenças cardíacas ou cegueira.
"A partir daí, você é capaz de decidir, mas a verdade é que muitos médicos não tem esses dados nas mãos".
Para o Instituto Nacional para Saúde e Excelência Clínica da Grã-Bretanha (Nice, na sigla em inglês) o controle dos índices glicêmicos em diabéticos não deve prejudicar sua qualidade de vida. 
"Nas situações em que medicamentos não ajudam a alcançar os níveis 
(de açúcar), outras terapias, como ajustes na dieta alimentar, devem ser oferecidas."
Os resultados do estudo não se aplicam aos portadores de diabetes tipo 1.

 Você corre o risco de ter diabetes?

Veja dicas de como identificar e lidar com a doença

The New York Times | - Atualizada às

 Foto: Getty Images Diabetes: muitos portadores precisam tomar insulina para controlar o problema O diabetes é uma das principais causas de morte no mundo. Por conta disso, é importante conhecer os fatores de risco e o que pode ser feito para prevenir ou tratar a doença, informa a Divisão Americana de Médicos.
“O diabetes é uma condição crônica que pode causar complicações graves, dentre elas problemas cardíacos, derrame, pressão arterial alta, cegueira, falência renal e danos ao sistema nervoso”, diz o presidente da entidade, Fred Ralston.
Os fatores de risco do diabetes tipo 2 são: ter mais de 45 anos, histórico familiar da doença, estar acima do peso, não praticar atividades físicas, ter sofrido de diabetes gestacional; ter pressão arterial alta e ter colesterol alto.
“É importante conhecer os fatores de risco e os sinais de alerta do diabetes, e também o que pode ser feito para tratar a doença”, diz o especialista.
Os sinais de alerta do diabetes são: sede ou fome excessiva, fadiga, necessidade frequente de urinar, perda de peso (sem motivo), visão turva, formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés, infecções frequentes e recuperação lenta de ferimentos.
Um teste de sangue simples pode diagnosticar a doença. Ao ser diagnosticado com diabetes, é possível controlar a doença com educação e a adoção dos seguintes hábitos: exercícios regulares; dieta saudável rica em legumes, frutas, peixes, carnes brancas e grãos integrais, perda de peso, avaliação dos níveis de açúcar no sangue, acompanhamento médico e medicações ministradas diariamente.


Emocionado, Neymar garante: 'Meu sonho não acabou'


Depoimento do jogador foi divulgado neste sábado durante entrevista coletiva do médico da Seleção José Luiz Runco


O Dia


Rio - Fora da Copa do Mundo, Neymar gravou um vídeo (divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol), demonstrou emoção e garantiu que confia nos companheiros de equipe para conquistar o título do Mundial. O craque da seleção brasileira também não deixou de lamentar o fato de estar fora de uma possível final.
LEIA MAIS: Zúñiga lamenta profundamente a lesão de Neymar

Vídeo:  Neymar afirma que o sonho não acabou

"Rapazeada brasileira, tanto comissão técnica, como jogadores, torcedores, é um momento muito difícil que faltam palavras para dizer o que está passando pela minha cabeça. No meu coração. Só queria dizer que eu vou voltar o mais rapidamente possível. Quando vocês menos esperarem estarei de volta. Queria agradecer todo apoio, todo carinhho que tiveram por mim. Tudo que escreveram, pelas mensagens, por tudo. E gostaria de dizer que meu sonho não acabou. Foi interrompido por uma jogada, mas ele continua. Agradecemos aos meus companheiros que vão fazer de tudo para que eu possa realizar o meu sonho de ser campeão mundial. Meu sonho também era jogar uma final de Copa do Mundo, mas dessa vez não vai dar. Tenho certeza de que eles vão vencer essa e vão ser campeões. Eu vou ser junto, vou estar com eles, e nós brasileiros vamos estar comemorando tudo isso. Valeu, obrigado a todos, um abraço", disse Neymar durante o discurso.

Neymar sofreu uma entrada do lateral-direito Zúñiga, na partida entre Brasil e Colômbia, e fraturou a terceira vértebra. A lesão tirou o atacante do Mundial. A ausência do jogador gerou comoção em todo Brasil. Diversas homenagens foram feitas para o atacante.

Neste sábado, Neymar deixou a Granja Comary e foi para o Guarujá ficar ao lado da família para se recuperar.

NUTRICIONISTAS RECOMENDAM BEBER APENAS ÁGUA PARA COMBATER OBESIDADE INFANTIL

Nutricionistas recomendam beber apenas água para combater obesidade infantil
Água deve ser a única bebida oferecida a crianças durante as refeições para ajudar a combater a obesidade, sugerem nutricionistas.

Faz tempo que a obesidade infantil tem chamado a atenção de profissionais de saúde no mundo todo. Na Grã-Bretanha, o Public Health England, uma agência do Departamento de Saúde, se prepara para publicar seus planos para cortar o consumo de açúcar no país, que deverá propor um “imposto de açúcar” sobre os refrigerantes, entre outras medidas.
Segundo matéria publicada no site da BBC, de Londres, um dos passos importantes para combater a obesidade infantil seria restringir a ingestão de quaisquer outras bebidas nas refeições, a não ser água.
Para um grupo de cientistas consultado na matéria, “bebidas açucaradas são calóricas e com pouco, ou nenhum, valor nutricional”. Os especialistas disseram ainda que as pessoas perderam o costume de beber água durante as refeições, o que contribuiu para o aumento da obesidade. Os profissionais aconselham aos pais incentivarem seus filhos a beberem de água.

Tom Sanders, chefe do departamento de ciências nutricionais e diabetes do hospital King's College de Londres, disse: "Crianças devem adquirir o hábito de beber água. O problema é que as pessoas não bebem mais água. Eu acredito que as famílias devem colocar água na mesa, e não refrigerante, que deve ser apenas um agrado."

Açúcar e calorias
O grupo de especialistas disse que o principal impacto do açúcar na saúde é como fonte de calorias que podem levar à obesidade. Além disso, o açúcar pode aumentar o risco de problemas cardíacos e da diabetes tipo 2.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que a ingestão de açúcares não ultrapasse 10% do consumo diário de calorias de uma pessoa - e de que os governos trabalhem com uma meta de 5% para a população.

Os limites devem ser aplicados a todos os açúcares adicionados aos alimentos, assim como o açúcar natural presente no mel, melados, sucos de fruta e concentrados de frutas.


Bomba! Revista Retrato do Brasil lança vídeo que desmonta a farsa do julgamento do mensalão...

#FORÇA NEYMAR: Dilma Roussef


Em cartas, Dilma diz que Neymar é 'guerreiro' e que 'o principal já foi feito'

Presidente enviou cartas ao jogador e ao grupo da seleção brasileira.
Expressão de dor de Neymar 'feriu meu coração', afirmou a presidenta.

Do G1, em Brasília



A assessoria Presidência da República divulgou neste sábado uma carta enviada pela presidenta Dilma Rousseff ao atacante Neymar e outra endereçada aos jogadores e à comissão técnica.
 
Na carta ao grupo, a presidente afirma que o Brasil "já se sente vitorioso" e "o principal já foi feito".
"Todo o Brasil já se sente vitorioso porque além de estarmos realizando a Copa das Copas, temos a mais linda e aguerrida seleção da disputa", afirmou. "Avante, porque o principal já feito!, disse, ao concluir.
Para Neymar, Dilma afirmou que ele é "um grande guerreiro que não se deixa abater, mesmo que ferido".
"Sua face de dor, ontem, no gramado do Castelão, feriu o meu coração e o de todos os brasileiros e brasileiras", afirmou a presidente no texto.
Neymar deixou o campo gritando de dor depois de ter sido atingido por uma joelhada nas costas durante a partida em que o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1, em Fortaleza, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo.
Na carta ao grupo, ela diz "talento, garra, espírito de luta e capacidade de superação" vão ajudar "a compensar o grande desfalque causado pela contusão do nosso querido Neymar".
Veja abaixo as duas cartas.
A carta enviada por Dilma aos jogadores e à comissão técnica da seleção (Foto: Reprodução)A carta enviada por Dilma aos jogadores e à comissão técnica da seleção (Foto: Reprodução)

A carta enviada pela presidente ao jogador Neymar (Foto: Reprodução)A carta enviada pela presidente ao jogador Neymar (Foto: Reprodução)
tópicos:
A presidenta Dilma Rousseff utilizou sua conta no microblog Twitter nesta sexta-feira (4) para comemorar a vitória da Seleção Brasileira sobre a Colômbia, por 2 a 1, e dizer que torce pela recuperação do atacante Neymar.

  

O jogador se machucou após dura falta cometida por um jogador colombiano – o atleta levou uma joelhada nas costas.

Segundo informou o Jornal Nacional, ele sofreu fratura em uma vértebra e está fora da Copa – Dilma escreveu no Twitter antes da divulgação da notícia que o Neymar estava fora da copa.

 

NOÍTICIA DA FRATURA DADA AO FRED PELO REPÓRTER DA GLOBO.COM


Fred leva susto e chora ao

ao saber da fratura de Neymar: "Você está falando sério ...

globoesporte.globo.com/.../fred-leva-susto-ao-saber-da-fratura-de-neym...
13 horas atrás - Pego de surpresa, Fred parecia não querer acreditar: ... Neymar contusão brasil e Colombia arena Castelão (Foto: Agência Reuters) Neymar ..

7.04.2014

NEYMAR SOFRE FRATURA DA VÉRTEBRA E ESTÁ FORA DA COPA DO MUNDO NO BRASIL

Atacante brasileiro levou uma joelhada nas costas, saiu de maca e foi encaminhado para clínica de Fortaleza

Atualizada em 04/07/2014 | 20h4304/07/2014 | 19h32
Após pancada, Neymar é levado a clínica para realizar exames FABRIZIO BENSCH/AFP
Neymar saiu de campo carregado e sentindo muita dor Foto: FABRIZIO BENSCH / AFP

Atacante deixou o Castelão antes do jogo entre Brasil e Colômbia terminar, e Rodrigo Lasmar confirma que jogador não pode mais jogar a competição

Por Fortaleza
Comente agora
A situação de Neymar, que era preocupante, se confirmou num drama para o jogador e para a seleção brasileira. O atacante está fora da Copa do Mundo. Ele chegou a um hospital em Fortaleza, local da vitória do Brasil por 2 a 1 sobre a Colômbia, ainda chorando muito, e às 20h30, na Arena Castelão, o médico Rodrigo Lasmar confirmou que o jogador teve uma fratura na região da terceira vértebra lombar, o que o deixa de fora da competição. O médico preferiu não estipular um prazo para que Neymar volte a jogar, mas acredita que ele possa retornar a Teresópolis com o grupo (assista ao vídeo).
- O exame de tomografia computadoriza que foi feito mostrou uma fratura no processo transverso no nível da terceira vértebra lombar, ou seja, é uma fratura na região da coluna, não é uma fratura grave, que precise de tratamento cirurgia, mas limita muito os movimentos, ele vai sentir dor por uma certo tempo, ele precisa de uma imobilização, de uma cinta lombar para o controle da dor. Infelizmente não vai ter condições de jogar, o prazo de uma semana é muito curto para que ele tenha condições de voltar. Mas em termo de expectativa de recuperação é uma fratura que evolui muito bem, que a expectativa de consolidação futura é muito boa - afirmou.
Neymar deixou o campo depois de sofrer uma joelhada no campo de defesa, aos 41 minutos do segundo tempo, numa entrada dura de Zúñiga.

Neymar chega de ambulância em hospital de Fortaleza (Foto: Reprodução SporTV)Neymar chega de ambulância em hospital de Fortaleza (Foto: Reprodução SporTV)
Rodrigo Lasmar preferiu não estipular um prazo para que o atacante possa voltar aos gramados. Na concentração da seleção brasileira é que os próximos passos em relação ao atacante serão tomados.
- Vamos ver isso com um pouco mais de calma, analisar as imagens e ver depois, mas são algumas semanas imobilizado com essa cinta, para controle da dor e para recuperação total dos movimentos. Ele ainda está no hospital fazendo alguns exames a mais, esses foram os primeiros exames que tivemos resultados. Dependendo do que vier, e a princípio acreditamos que não tenha nada a mais, ele vai provavelmente conosco no avião para Teresópolis e depois vamos tomar as decisões a partir de lá.
Em campo, o Brasil venceu a Colômbia e enfrenta a Alemanha na próxima terça-feira, no Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo, em partida às 17h.

 
ATUALIZAÇÃO: por volta das 20h30min, o médico da Seleção Brasileira Rodrigo Lasmar confirmou que Neymar está fora da Copa, por conta de uma fratura na lesão da coluna. Confira mais detalhes aqui.
Apesar da vitória por 2 a 1, um lance da vitória brasileira sobre a Colômbia preocupa. E muito. No segundo tempo da partida no Castelão, em Fortaleza, Neymar sofreu uma entrada forte do camisa 18 colombiano, Zuniga.
O craque foi encaminhado para a Clínica São Carlos, na capital do Ceará, onde serão feitos exames de imagem no jogador.

O lance

Neymar se preparava para dominar a bola ainda no campo de defesa quando o colombiano, por trás, levantou a perna direita para acertar o brasileiro com o joelho.

Imediatamente, Neymar caiu no gramado e de lá só saiu dois minutos depois, de maca. As imagens do craque na saída de campo eram preocupantes. O jogador, sendo carregado na maca, chorava de dor.


Foto: Fabrizio Bensh/AFP


Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Neymar leva joelhada nas costas, fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo20 fotos

20 / 20
Infográfico detalha lesão sofrida por Neymar após levar joelhada de colombiano Zúñiga durante quartas de final da Copa do Mundo Leia mais Editoria de Arte/Folhapress
Os jogadores da seleção brasileira não tiver

Contusão de Neymar "caiu como uma bomba", diz repórter sobre reação da imprensa

A seleção brasileira de futebol superou a Colômbia na tarde desta sexta-feira, 4, e avançou às semifinais da Copa do Mundo. A vitória por 2 a 1, no entanto, não foi o grande destaque dos telejornais, dos sites noticiosos e nem pelos usuários das redes sociais. A confirmação de uma triste notícia foi o principal assunto da mídia nacional momentos após o fim da partida: Neymar está fora do mundial. Motivo? Fraturou a terceira vértebra lombar ao levar uma joelhada do lateral Zuñiga.
neymar-contusaoOrtopedista da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Lasmar informou ao repórter Fernando Fernandes, da Band, a contusão do atleta, que não terá condições de entrar em campo até o fim da Copa. O médico fez questão de garantir que o atacante não precisará passar por procedimento cirúrgico. "Precisa de um tratamento conservador para controle da dor e não vai ter condição de jogar. Uma semana não vai ser suficiente", disse. "É uma notícia triste", lamentou.
Repórter do Esporte Interativo que acompanha a equipe brasileira desde a fase preparatória para o mundial, Leonardo Baran falou diretamente de Fortaleza, cidade que recebeu o confronto Brasil X Colômbia, como a informação da contusão de Neymar (foto/TV Globo) foi recebida pelos demais colegas de profissão que cobriram o jogo. "Caiu como uma bomba", afirmou, ao participar do 'Jogando na Copa', sobre a reação de outros jornalistas. Além do comentário, a emissora exibiu imagens do atleta sendo levado a um hospital da capital cearense. Ele já teve alta.
Baran conversou com o zagueiro David Luiz logo após saber da gravidade da contusão de Neymar. O repórter contou que o jogador não sabia até então que o companheiro estava com fratura em uma das vértebras. O Esporte Interativo levou ao ar o áudio do zagueiro lamentando o fato e transmitindo forças ao artilheiro do Brasil na Copa até o momento. "Ele [David Luiz] chegou a ficar com os olhos marejados quando contei da contusão. Ficou muito emocionado", observou o jornalista ao se reportar ao apresentador Jorge Iggor.
O contratado Esporte Interativo não foi o único a falar da situação clínica de Neymar para um dos jogadores da seleção. Repórter da Globo, Mauro Naves foi o responsável por informar o centroavante Fred. "É triste porque o Neymar é um cara que trabalhou tanto para estar aqui. A gente vê a dedicação dele no dia a dia e a importância que ele tem para a gente. Agora a gente vai olhar para o nosso grupo, que é muito bom, lógico. Mas o mais importante é que: Ney, Deus vai te curar o mais rápido possível", lamentou o camisa 9, como divulga o Globoesporte.com.

Mais tarde  Rodrigo Lasmar confirmaria  que jogador não poderia mais jogar a competição.

Crescimento consistente: Dilma

 A candidatura à reeleição da presidenta Dilma Roussef cresceu em 18 dos 21 segmentos sociais/eleitorado brasileiro acompanhados na realização de pesquisas pelo Instituto da Folha de S.Paulo. E mais: para o diretor-geral do instituto, Mauro Paulino, esta é a prova mais evidente de que é ‘consistente’ o crescimento da candidata petista a continuar mais quatro anos à frente do governo.
Em assim sendo, sem comentários, então, o sonho e previsões da oposição, de que a subida da presidenta na pesquisa – 4 pontos em relação ao Datafolha anterior – decorre apenas da Copa do Mundo no Brasil e que este efeito é passageiro. Os dois principais candidatos da oposição, o dos tucanos, senador Aécio Neves (PSDB-MG), e o do PSB, ex-governador Eduardo Campos divulgaram notas oficiais nessa linha.
Aécio, feliz por considerar que a pesquisa mostra que o 2º turno está assegurado; Campos, sem esquecer de incluir na nota o nome da ex-senadora Marina Silva, sua companheira de chapa candidata a vice-presidente, para a associação ao nome dela tornar mais conhecido o nome dele.
Crescimento consistente
Neste Datafolha divulgado ontem, a presidenta Dilma foi de 34% para 38%, o senador Aécio crava 20% das intenções de voto e o ex-governador Campos, 9%. Hoje o Datafolha esclarece que na comparação com sua última pesquisa anterior, nesta as intenções de voto na presidenta Dilma variaram negativamente em apenas um dos 21 estratos sociais apurados regularmente pelo Instituto.
“Foi entre os eleitores que vivem em famílias com renda mensal entre 5 e 10 salários mínimos. Nesse segmento de classe média, a petista oscilou de 28% para 26% – uma diferença dentro da margem de erro, de seis pontos neste subgrupo específico. Às vezes dentro da margem de erro, às vezes um pouco acima dela, Dilma tem mais pontos agora do que na pesquisa anterior em 18 estratos: entre homens e mulheres; em todos os grupos etários; em quatro das cinco regiões do pais; nos municípios interioranos; entre eleitores com diferentes graus de escolaridade; e nas outras quatro faixas de renda (…)”, detalha hoje a reportagem da Folha de S.Paulo.
“Esse conjunto de dados mostra que o crescimento de Dilma foi consistente”, explica o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino. “É fruto de algo que atingiu todas as camadas sociais. Reforça a ideia de que foi uma mudança geral de humor influenciada pelo clima da Copa”, completa. A pesquisa mostra que o “orgulho de ser brasileiro” passou de 77% para 85% desde maio e a avaliação de que o Brasil é um lugar bom ou ótimo para se viver subiu de 64% para 72%.
O orgulho dos brasileiros pelo fato de o país sediar a Copa, por sua vez, é compartilhado por nada menos que 60% da população – e isso a considerar todo aquele bombardeio contra a realização do evento aqui, que antecedeu o início do Mundial. Agora, essa opinião  favorável a respeito da realização do Mundial no Brasil é crescente. Para o Instituto todo e esse conjunto de sensações levou à mudança de humor no país e a população a ficar mais otimista em suas avaliações econômicas, como por exemplo, em relação às expectativas quanto a inflação, emprego e renda.

Lições de uma Copa que deu muito certo

Em vídeo, relator da Lei Geral da Copa fala da campanha de pessimismo dos últimos meses e confessa que está preocupado com o futebol da Seleção


Atendendo a um pedido do então ministro dos Esportes Orlando Silva, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) assumiu a tarefa de transformar os onze pontos de um acordo entre o governo Lula e a FIFA na Lei Geral da Copa. Aprovada em 2012, com apenas três votos contrários na Câmara – de três parlamentares do PSOL – e um desempenho ainda mais favorável no Senado, a Lei Geral transformou-se num demônio nacional depois dos protestos de junho de 2013.
A oposição não só deu as costas ao Mundial, mas chegou a entrar com uma representação junto ao Supremo Tribunal, numa batalha política que poderia criar dificuldades ainda maiores. “Era tudo bobagem,” afirma Vicente Cândido, lembrando que passou os últimos anos em debates pelo país inteiro, confrontando plateias desconfiadas de um evento que no início recebera apoio geral e irrestrito. “Nossa Lei Geral fazia menos concessões do que foram feitas na Alemanha e na África do Sul.” Fazendo uma observação que poderia ser empregadas a tantas críticas veiculadas sobre a Copa, o deputado afirma: “Era só ler o texto com cuidado para perceber que nada propunha que pudesse prejudicar o país. Depois de quinze minutos de esclarecimento, ninguém mais ficava contra a Copa."

Nos últimos dias, quando a Copa do Mundo voltou a ser aquilo que sempre deveria ter sido – um campeonato de futebol –, o corintiano Vicente Cândido estava mais preocupado com a Seleção de Luiz Felipe Scolari do que com os aspectos políticos do mundial. “Se o time não mudar muito, a CBF vai ter de contratar um time de rezadeiras para ajudar”, brinca.


Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista.

paulo-copa-video.jpg

Brasil emocionalmente fortíssimo

Poder alemão sobre uma França que quis, esteve quase lá, mas não teve arte para desfeitear Neuer de aço e Hummels duplamente decisivo. Low soube mexer e a Alemanha foi mais sólida do que com a Argélia. E o Brasil deu resposta forte, mereceu por inteiro. Que meia-final na terça! Por Germano Almeida  

Do lado de cá: no fim ganhou a Alemanha e Brasil emocionalmente fortíssimo
O dia 23 do Mundial-2014 em cinco pontos:

1.
Que grande dia deste fantástico Mundial. No Maracanã, «final europeia» deste Mundial, entre as duas seleções mais equilibradas da prova. Alemanha mais poderosa, a colher rendimentos da força coletiva e com Manuel Neuer de aço na baliza, a evitar o prolongamento nos últimos segundos, em defesa que ficará como uma das melhores deste Mundial. Hummels, regressado, decidiu, com golo e corte providenciais. França com talento, com argumentos, mas sem capacidade de dar a volta a uma Alemanha que, uma vez a vencer, é muito difícil de ser apanhada de surpresa. Germânicos mereceram passar e talvez se tenham assumido, depois de êxito sobre a França, como candidatos número 1 ao título. No Castelão, o Brasil apareceu, finalmente. Venceu e convenceu, sobretudo na primeira parte (não tanto na segunda, quando tremeu depois do 2-1). Entrou fortíssimo, marcou cedo. Deu resposta poderosa aos que, nos últimos dias, consideravam que estava «frágil emocionalmente». Na primeira parte, Anulou James e amigos, fez o jogo que quis. Claramente, a melhor exibição do escrete neste Mundial, os primeiros 45 minutos. E a pior da Colômbia, é claro.

2. Scolari tirou Dani Alves e apostou em Maicon no onze, para ganhar um pouco mais de velocidade nas alas. Mas a meio-campo não mudou o essencial, colocando Paulinho e Fernandinho na zona de tampão, perante a ausência de Luiz Gustavo. Pekerman surpreendeu um pouco mais, colocou Guarin e Ibarbo no onze, relegou Jackson para o banco. Mas a chave deste jogo não esteve nas alterações táticas. Esteve mesmo numa atitude fortíssima, autoritária, do Brasil. «Emocionalmente frágeis»… uma ova! Em poucos minutos, o escrete tirou todas as dúvidas sobre a questão que dominou os últimos dias e surgiu mandão, a querer marcar. Fê-lo cedo e logo pelo capitão Thiago Silva. A Colômbia demorou a reagir, o escrete finalmente convencia. Muito perto o 2-0 em vários momentos. Hulk bem, Neymar bem, David Luiz com primeira parte de grande nível, a estender o jogo. O Brasil melhorou quase tudo do jogo do Chile para hoje: defendeu melhor, pressionou melhor, jogou mais junto. Só Fred é que continuou mesmo, mas como até foi um central a abrir o ativo… E outro aumentou, em golaço: David Luiz fez 2-0, a eliminatória parecia resolvida. Mas a Colômbia teve um último assomo, James marcou de penálti, o Brasil tremeu um pouco, sobretudo depois de Neymar sair de maca. Mas deu para aguentar. Brasil superior, melhor exibição neste Mundial. Sofreu mas mereceu.

3. Deschamps e Low decidiram mudar e, de algum modo, surpreender nos onzes para o grande jogo do Maracanã. A França começou sem Giroud e com Griezmann, mais mobilidade e menos posição na área, apostando em Benzema mais fixo ao meio. Mas a base desta equipa gaulesa é mesmo aquele fortíssimo triângulo do meio-campo, com Pogba e Matuidi (dois dos melhores jogadores deste Mundial) e ainda Cabaye, outro imprescindível. Do lado alemão, Low recolocou Lahm a lateral (Mustafi está lesionado, Mertesacker saiu do onze) e surpreendeu quase todos ao dar a titularidade a Klose. Gotze foi o sacrificado, Muller voltou à posição natural de jogar atrás do ponta-de-lança, com Kroos e Ozil também no meio-campo ofensivo. Outra novidade: Khedira de início, lado a lado com Schweinsteiger. A Alemanha ganhou com as alterações, surgiu mais ligada, mais coesa, sem cometer os pecados que a obrigaram a sofrer até aos 120 para conseguirem eliminar a Argélia. A França quis pegar no jogo, parecia ter entrado melhor, Benzema criou perigo em remate perto da baliza de Neuer. Por duas vezes, os rápidos atacantes apareceram na área sem caírem no veneno do fora de jogo alemão.

4. Mas o golo de Hummels (mais forte que Varane) deu vantagem aos germânicos, em mais uma prova da eficácia da «Nationalmannschaft». E, já se sabe: quando a Alemanha se põe em vantagem, fica ainda mais difícil para quem está do outro lado. A França demorou a reagir, mas até podia chegar ao intervalo pelo menos com o empate. Valeu Neuer e valeram os centrais, em dois momentos de perigo. Mas esta Alemanha, nunca chegando a deslumbrar, soube corrigir a tempo, depois dos sinais amarelos que recebeu no duelo com a Argélia. O arranque da segunda parte acusou uma ou outra hesitação alemã, mas a máquina germânica arrumou-se. Os alemães foram mestres em pôr a render o 0-1, curto mas precioso. Mas a França não desistia: Griezmann sacou amarelo ao Khedira, mais tarde foi Schweinsteiger a ver o cartão. Os franceses «empurravam» os alemães para bem perto da baliza de Neuer, o 1-1 podia surgir, ainda que não parecesse iminente. Deschamps, sem medo e cheio de vontade de seguir em frente, sabia que era altura de arriscar tudo. Tirou Cabaye, lançou Giroud, acabou a partida a jogar com quatro unidades de ataque. Matuidi e Pogba são enormes médios, mas o risco era claro: percebia-se a ideia de lançar fogo com Remy, Benzema, Griezmann e Valbuena (depois Giroud). Só que do outro lado estava uma Alemanha arrumada, sólida. Sem massacrar, mas a saber gerir. Schurrle podia ter resolvido mais cedo a questão («passe» em vez de remate, na cara de Lloris, «tiro» no corpo de Varane). Mas também é verdade que, minutos antes, Hummels salvou a Alemanha, evitando, no último segundo, o golo de Benzema. Neuer, mesmo no fim, disse «não» ao prolongamento, com defesa tremenda, com o braço, a impedir sobre a linha que Benzema empatasse. Equilíbrio na posse de bola, mais remates e oportunidades da França, mas no fim ganharam mesmo os alemães. Como é hábito.

5. Brasil-Alemanha, a meia-final de sonho. Vai ser terça à noite, em Belo Horizonte. Só a segunda vez que brasileiros e alemães se encontram em Mundiais, 12 anos depois da final de 2002, resolvida por Ronaldo, com dois golos. Brasil sem Thiago Silva (castigado) e veremos como está Neymar. Do que vi hoje, Alemanha ligeiramente favorita para o enorme duelo. Tendo em conta que a outra meia-final será, possivelmente, entre Holanda e Argentina, é bem possível que o próximo campeão do Mundo saia do duelo da próxima terça, no Mineirão...

Fotos: Ring girls do UFC participam de festa na piscina em Las Vegas

Arianny Celeste, Britney Palmer, Camila Oliveira e Jhenny Andrade desfilaram no evento de biquíni

O Dia
Estados Unidos - O UFC 175 fez um evento promocional diferente. As ring girls do Ultimate fizeram uma 'festa na piscina' para promover o duelo entre Chris Weidman e Lyoto Machida, que acontece neste sábado, em Las Vegas. Arianny Celeste, Britney Palmer, Camila Oliveira e Jhenny Andrade foram algumas das beldades de biquíni à beira da piscina. Confira.
Brittney Palmer e Arianny Celeste
Foto:  Reprodução Instagram
Vanessa Hanson e Chrissy Blair
Foto:  Reprodução Instagram
Brasileiras Camila Oliveira e Jhenny Andrade estiveram no evento
Foto:  Reprodução Instragram
Arianny Celeste é a principal ring girl do UFC
Foto:  Reprodução Twitter
Jhenny Andrade
Foto:  Reprodução Twitter
Kahili Blundell, Chrissy Blair e Carly Baker
Foto:  Reprodução Instagram

BRASIL AVANÇA E PEGA A ALEMANHA

 Brasil enfrenta a Alemanha na semifinal (AFP)
por Alexandre Lozetti


326 comentários

Quando uma criança chora, às vezes nem se sabe o motivo. Pode ser sono, fome, dor, mas logo vem o acalanto. É irresistível ninar um chorão. Que privilegiados esses jogadores. Foram ninados por mais de 60 mil pessoas na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia. O povo da Arena Castelão abraçou a seleção brasileira. Mesmo sem saber se as lágrimas eram de emoção ou medo, pegaram Thiago Silva, David Luiz, Neymar e companhia no colo como se dissessem: “Não chorem, vamos cuidar de vocês”.
E cuidaram mesmo. No massacre do primeiro tempo em que o rival não viu a cor da bola, e no dramático segundo, que teve gol colombiano anulado e o cartão amarelo que tirou Thiago Silva da semifinal contra a Alemanha, terça-feira, no Mineirão. Uma molecagem cara em meio à sua brilhante atuação.
Thiago Silva gol jogo Brasil x Colômbia (Foto: Reuters)Thiago Silva aponta par ao escudo e comemora o primeiro gol: "Isso aqui é Brasil" (Foto: Reuters)
A partida mostrou “crianças” cheias de autoestima depois da sofrida experiência contra o Chile e dos cuidados especiais de Felipão, Parreira, da psicóloga Regina Brandão. As lágrimas, tão julgadas e criticadas, conquistaram o torcedor, além da vibração, expressada com seu maior vigor por David Luiz, autor do segundo gol, em cobrança de falta, e eleito o melhor em campo.
Não é exagero: o público jogou e bem. Mudou até a canção de ninar. Os jogadores deixaram de ser embalados pelo cansativo “com muito orgulho, com muito amor”, e ganharam canções mais animadas, que falam até dos mil gols de Pelé e avisam: “Brasil vai ser campeão”. Já era hora.
Contra a poderosa e tradicional Alemanha, no Mineirão, em Belo Horizonte, na terça-feira que vem, às 17h (de Brasília), a Seleção vai para o penúltimo capítulo desse livro que começou a ser escrito há 64 anos, no Maracanazo uruguaio, e ainda espera pelo final feliz.
David Luiz gol jogo Brasil x Colômbia (Foto: Getty Images)David Luiz abre o berreiro e comemora o segundo gol do Brasil (Foto: Getty Images)
Monstro!
Esqueçam-se daquele Thiago Silva abalado e sentado sobre a bola. O apelido de monstro foi pouco para explicar seu primeiro tempo. Antes de a bola rolar, com os punhos cerrados, ele ligou seus amiguinhos na mais alta voltagem. No escanteio cobrado por Neymar, aproveitou falha de marcação e abriu o placar. Festejou como um menino eufórico. “Isso aqui é Brasil”, gritou pelo gramado enquanto corria com os dedos apontados ao papai do céu: “Obrigado por tudo”.
Thiago Silva gol jogo Brasil x Colômbia (Foto: Reuters)Thiago Silva completa de joelho para o fundo da rede observado por Ospina (Foto: Reuters)
Nem quando a turma de vermelho se agigantou, o capitão sucumbiu. Eram quatro colombianos contra dois brasileiros, mas Thiago cortou o passe de Cuadrado para Téo Gutierrez. Quase outro gol.
Num passe de primeira que clareou todo o lance, James Rodríguez mostrou do que era capaz se ficasse livre. Não ficou. Com direito a faltas mais duras, Fernandinho tomou conta do craque. O volante teve ótima atuação na etapa inicial, conduzido pelos gritos ensurdecedores da galera. Não fossem as boas defesas do goleiro Ospina e a falta de capricho nas finalizações de Hulk, que vestiu a roupa do super-herói e cresceu, a vitória seria mais tranquila.
fernandinho brasil  james rodriguez Colômbia Arena Castelão (Foto: Agência Reuters)Fernandinho cuida de James Rodriguez, com Thiago Silva na cobertura (Foto: Agência Reuters)
Observação importante: não basta ser acalentada, a criança tem de aprender a lição. O Brasil teve cobrança de lateral no campo de defesa, e Marcelo quicou a bola no chão como se fosse para um lance livre de basquete. Arremessou para longe. O gol do Chile deixou marcas. Que bom.

Drama!

Era natural que a Colômbia pressionasse no segundo tempo. Os meninos, que até então haviam apresentado o melhor futebol da Copa, tinham muito mais a mostrar. Compactos, tiraram o sossego do Brasil e se fez o drama. Primeiro no cartão amarelo para Thiago Silva, que atrapalhou a reposição de Ospina e mandou para o gol. Felipão levou as mãos ao rosto e pronunciou uma palavra que crianças não devem repetir. A seleção vai sem o capitão contra a Alemanha.

David Luiz gol jogo Brasil x Colômbia (Foto: Reuters)David Luiz vibra muito com o segundo gol do Brasil sobre a Colômbia (Foto: Reuters)
O gol anulado de Yepes, após marcação de impedimento, também assustou. E lá estava a torcida a proteger seus filhos dos perigos. Não há quem assimile mais a paixão do país do que David Luiz. Talvez isso o tenha inspirado a acertar o ângulo em cobrança de falta. Um golaço! Último titular a fazer gols pela Seleção, marcou pela segunda vez seguida. E riram quando Pelé falou que a Seleção tinha uma defesa melhor do que o ataque...
James Rodriguez Colômbia gol Brasil Arena Castelão (Foto: Agência Reuters)James Rodriguez leva a bola diante Thiago Silva:
adeus do artilheiro até aqui (Foto: Agência Reuters)
Maicon errou no meio de campo, e Julio César fez pênalti em Bacca. James marcou seu sexto gol na Copa do Mundo. Não fará outros. A Colômbia pressionou, assustou, arrancou lágrimas e mais lágrimas de seus orgulhosos torcedores, mas voltará para casa. Coberta de aplausos, certamente.
Mas, antes do fim, alguém da Seleção voltou a derramar lágrimas. Neymar sofreu uma joelhada nas costas de Zuniga, aos 41 minutos, saiu de maca aos prantos e preocupa.
Neymar machucado jogo Brasil x Colômbia (Foto: AFP)Marcelo se desespera com choro de Neymar no chão, machucado nas costas (Foto: AFP)
O Brasil resistiu, superou o drama de duas eliminações seguidas nas quartas de final, por França em 2006 e Holanda em 2010. Se os alemães estão curtindo tanto a Copa no Brasil, chegou a hora de curtirem um pouco do futebol brasileiro. Será histórico. 

+ EXPANDIR A CRÔNICA COMPLETA