10.04.2014

Sharon Stone dá nova cruzada de pernas e, sem querer, mostra demais

Atriz, famosa pela cruzada de pernas mais famosa do cinema, mostrou além da conta ao se descuidar em salão de beleza

Sharon Stone (Foto: Grosby Group)
 
Vinte e dois anos se passaram e ela ainda é conhecida por estrelar a cruzada de pernas mais famosa já vista na telona. Porém, aos 56 anos, Sharon Stone voltou a cruzar as pernas e, na nova versão e sem querer, mostrou além da conta.
Enquanto recebia um trato nas unhas das mãos e dos pés em um salão de beleza de Beverly Hills, na Califórnia, Stone se distraiu ao telefone enquanto colocava o papo em dia com alguém. Sem maquiagem e com um vestido soltinho, ela acabou mostrando a calcinha preta ao se ajeitar na cadeira.
Diferente da versão de 1992 de Instinto Selvagem, filme que a transformou em estrela e símbolo sexual. Ah, e na versão mais antiga, ela usava um vestido curtíssimo ao exibir as partes íntimas de propósito e sem lingerie.

 
Sharon Stone (Foto: Grosby Group)
Sharon Stone em 'Instinto Selvagem' (1992) (Foto: Reprodução)
Sharon Stone em 'Instinto Selvagem' (1992) (Foto: Reprodução)
Sharon Stone em 'Instinto Selvagem' (1992) (Foto: Reprodução)
 

Se houver segundo turno Dilma diz não ter preferência por adversário

Dilma  ressaltou que quem tem de ter preferência é o eleitor.
Neste sábado (4), Dilma participou de carreata em Belo Horizonte.

Raquel Freitas Do G1 MG
A candidata do PT, Dilma Rousseff, faz carreata em Belo Horizonte (Foto: Raquel Freitas/G1)Dilma Rousseff, faz carreata em Belo Horizonte (Foto: Raquel Freitas/G1)
Líder nas últimas pesquisas do Ibope* e do Datafolha**, Candidata à reeleição, Dilma Rousseff, afirmou neste sábado (4), ao ser questionada sobre quem prefere enfrentar em um eventual segundo turno, que não tem preferência por nenhum adversário. No último dia de campanha do primeiro turno, a presidenta da República destacou, durante agenda eleitoral em Belo Horizonte, que quem tem de ter preferência por candidato "é o eleitor".
 
"Quem tem preferência é o eleitor, o conjunto dos eleitores brasileiros. Eles que vão escolher. Eu não tenho preferência", afirmou Dilma ao ser indagada durante coletiva de imprensa sobre eventual preferência para um segundo turno.
Com a voz rouca, devido a uma laringite, a candidata petista falou com a imprensa por quase 15 minutos no comitê de Pimentel. "Está melhorando, não estou falando", disse. Nesta sexta (3), Dilma afirmou que, por orientação médica, faria repouso para resguardar a voz.
Durante a entrevista, a candidata afirmou ainda não temer o segundo turno. Segundo ela, a eleição é para que se tenha "todas as possibilidades de participação democrática."
"Eu não temo o segundo turno, não. Eu acho que eleição é para ter todas as possibilidades de participação democrática. Se o eleitor decidir que terá segundo turno, eu terei imensa alegria de desse processo participar", enfatizou.
Mineira, a presidenciável petista participou de uma carreata na manhã deste sábado na Avenida Afonso Pena, uma das principais vias da capital mineira. Dilma circulou pela avenida em carro aberto ao lado do candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel. Os dois militaram juntos, na década de 1970, em organizações de esquerda que combatiam a ditadura.
Bandeira do PSB pode ser vista durante evento de campanha de Dilma (Foto: Raquel Freitas/G1)
Compromisso com as mulheres
Em sua fala, Dilma defendeu o combate da violência contra a mulher e disse acreditar em um país "com mais direitos, com mais reforço da autonomia das mulheres, um Brasil sem discriminação".

  Dilma também falou sobre o número de mulheres atendidas por programas sociais ampliados em seu governo, como o Bolsa Família. Segundo ela, 93% dos cartões do programa estão em nome de mulheres.
"Quando eu fui eleita, lá em 2010, eu disse que era uma eleição que consagrava a capacidade da mulher brasileira de ser e de fazer [...] Isso significa que eu assumi compromissos com as mulheres", afirmou Dilma.
Vestindo vermelho, também usava nesta véspera de eleição uma fita rosa, em referência ao movimento “Outubro Rosa”, que visa conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
"Hoje eu vou falar da saúde, centrando o 'Outubro Rosa', que eu acho que é uma grande campanha de combate, esclarecimento e conscientização sobre o câncer de mama. E essa é uma doença que é possível vencer, principalmente se a gente tiver cuidado de fazer a prevenção na hora certa",
Dilma, Pimentel e Josué no Café Nice, no Centro de BH (Foto: Reprodução / TV Globo) 
Dilma toma café ao lado de Fernando Pimentel no
centro de BH (Foto: Reprodução / TV Globo)
'Projetos-pilotos'
  Dilma questionou seu adversários que, segundo ela, dizem que irão continuar programas sociais criados ou ampliados durante o seu governo. Para Dilma, não é possível fazer programas sociais com "projetos-pilotos".

"Vários dos candidatos dizem que o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Pronatec, o Mais Médicos, vários programas do governo federal serão continuados. A troco de que que alguém vai escolher quem não construiu, nunca fez e que, quando teve oportunidade, não fez contra quem fez, quem construiu o programa?", questionou. "Não se faz programa social no Brasil com projetos pilotos."
Ao fim da caminhada, Dilma visitou o "Café Nice", tradicional ponto de parada de políticos durante as campanhas eleitorais na capital mineira. Dilma tomou cafezinho, comeu pão de queijo, além de tirar diversas fotos com funcionários e pessoas que estavam no local.
Na tarde deste sábado, Dilma participará de caminhada em Porto Alegre, cidade na qual ela irá votar neste domingo (5). A presidenta disse que decidiu fechar a campanha eleitoral visitando as capitais mineira e gaúcha em razão de as duas cidades terem importância na sua trajetória pessoal. "Eu vou nos dois estados que são responsáveis pela minha formação", observou.

O TSE manda tirar da web vídeo montado pelo pastor Malafaia degradando a imagem da presidenta Dilma


Vídeo relaciona fala de Dilma na ONU a suposto apoio a grupo terrorista.O STF entendeu que essa vinculação degrada a imagem da presidenta.






O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin determinou nesta sexta-feira (3) que um vídeo publicado na internet pelo pastor Silas Malafaia seja retirado do ar por degradar a imagem da presidenta da República Dilma Rousseff, candidata à reeleição. A decisão determina que o Google suspenda imediatamente a veiculação do vídeo.  
O vídeo insinua que a presidenta apoiaria ações de grupos terroristas islâmicos com o objetivo de assassinar cristãos. O pastor se refere ao discurso  da presidenta na ONU relatando  à operação dos Estados Unidos contra o grupo Estado Islâmico na Síria. Esta  intervenção bélica liderada por Washington resultou na morte de 70 pessoas. Dilma disse lamentar “enormemente” o fato pois a violência ao invés do dialogo geraria muitas mortes. Depois, em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no último dia 24, reiterou a posição ao condenar o uso de intervenções militares para tentar solucionar conflitos bélicos.
“Lamento a omissão da fala da Presidente Dilma com os assassinatos em massas de cristãos em 2013, que morreram 115 mil, e agora um grupo terrorista facínora que ‘tá’ cometendo massacres a Presidenta diz que deve haver diálogo (sic)”, diz Malafaia no vídeo.
Segundo o ministro, o vídeo traz "imagens violentíssimas de verdadeiros atos de guerra praticados por grupos extremistas".


Na representação, a coligação Com a Força do Povo, sustenta que as manifestações do pastor configuram abuso do direito de liberdade e ofendem direitos fundamentais.
O ministro concluiu que, ao tentar vincular a declaração da candidata a um suposto apoio a grupos islâmicos terroristas, Malafaia degrada a imagem de Dilma e incita hostilidade entre grupos de religiões diferentes.
“Há grande distância entre o uso informativo, para fins eleitorais, de falas e discursos de pessoas, algo mais do que legítimo, e a distorção ou infidelidade proposital às palavras e ao pensamento de quem se ataca, algo ilegítimo e ilegal”, destacou o ministro no seu voto.
 

Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.

...Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.
Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer ...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom...
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia saberemos a importância da frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos
todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
Desconhecido

Tudo o que eu preciso e como explicar o amor



Tudo o que eu preciso pra viver carrego sem ocupar as mãos.
Tudo o que eu preciso pra ser feliz não se transporta numa caixa, não se guarda numa na bolsa, nem pesa nos ombros.
Carrego comigo o que é possível pra me movimentar livre, nesse mundo tão cheio de coisas.
As coisas que eu carrego não têm peso, nem forma, nem volume.
São coisas que me alimentam sem que eu precise comer.
Que me locomovem sem que eu precise caminhar.
Que me alegram sem que eu precise comprar.
Carrego comigo a sabedoria herdada dos meus pais.
A dignidade conquistada com o meu trabalho.
As lições aprendidas na dor.
O amor dos meus afetos.
E a força da minha fé.
Com isso eu posso ir mais longe do que qualquer viajante carregado de bagagem.
Assim fica mais fácil viver e andar por aí.
Porque coisas ocupam espaços, atravancam caminhos, bloqueiam a visão.
As coisas que não cabem no coração, pesam nos braços.
Por isso eu carrego só coisas que caibam aqui, nos sonhos que eu inventei pra ser feliz.
Como explicar o amor
Como explicar o amor? Os poetas tentam exprimi-lo em palavras, as canções tentam traduzir seu sentido e os loucos pensam que conhecem seus mistérios. Alguns o buscam incansavelmente, outros fogem dele, assustados. Muitos o tem como um tesouro mais precioso, enquanto outros carregam as amargas cicatrizes por tê-lo perdido pelo caminho... mas, como explicar esse sentimento que nasce no peito da gente num estampido furtivo, numa explosão calma e invisível, que nos transforma a todos? Que transforma o mais valente em fraco e que enche de coragem o coração do mais covarde? Que transforma o mais honesto em mentiroso e que enche de compreensão o coração do mais selvagem? Que transforma trevas em luzes, desertos em jardins floridos? Como explicar esse sentimento atrevido, que nos invade, fazendo nosso corpo tremer sem ter frio, nosso coração disparar sem motivo, nossas mãos suarem, nossos olhos brilharem, toda vez que a gente vê aquela pessoa à nossa frente? Aquela pessoa! Que poderes tem aquela pessoa, um simples mortal como eu, mas que é mais do que qualquer pessoa? Aquela pessoa é o próprio instrumento do amor, creio. Como explicar?

E por que o amor dói dentro da gente? Por que será que, muitas vezes, ele nos aflige, nos afugenta, nos acorrenta, nos escraviza? Por que queima? Essa chama que não vemos, que corrói e não sabemos onde? Nossa alma? Nosso corpo? E onde é o começo dele e o fim? Sabemos? Onde está o irremediável segundo em que nos entregamos a ele? Em que momento, exatamente, nos deixamos cegar por ele? Como e quando nos deixamos atrair, indefesos, pelas suas garras magnéticas? Seria possível, ao mais intelectual, ao mais racional, ao mais insensível e ao mais cruel dos seres conseguir se desvencilhar das garras do amor, no momento fatal em que ele ataca?

O amor escraviza e... liberta! Te liberta para conhecer o outro lado. Te liberta para ver a beleza de tudo ao redor. Te liberta para ser feliz, daquela felicidade singela e pura, que é a felicidade de ser... simplesmente ser! Te faz sorrir, sonhar, esperar, cantar, e sua força é tanta, que a vontade é extravasar, dividir, gritar aos quatro ventos que ama, como se o amor nos fizesse orgulhosos de amar...

Aos que são mais comedidos, o amor se apresenta sorrateiro e ele tem os seus disfarces. Aos mais afoitos, ele vem transparente, claro, como uma onda, como um abraço. Aos temerosos, ele se chega manso, terno. O fato é que ele sempre vem, infalivelmente, e te pega de jeito, prega a peça, te encurrala e te apanha. De nada valem os protestos, a indignação, a contradição, a contra-posição... de nada adianta! Ele te apanha e te embala em seus braços, ele te apanha e te hipnotiza, ele te apanha e te cobre de ouro.

A Lua aproxima os corações que amam, o Sol aquece suas intenções, as estrelas refletem seus gemidos silenciosos. O mar deixa de ser grande, as montanhas deixam de ser intransponíveis, o infinito deixa de se perder na imensidão... por causa do amor. Como explicar essa grandeza? Como entender?

Seria o amor, uma porção menor de Deus dentro de nós mesmos? Seria como uma herança divina, abençoada, sagrada? Seria o amor exatamente o que precisamos para nos tornar dignos de um perdão? Dignos de uma absolvição qualquer? Dignos de uma eternidade? Seria o amor a peça que nos falta para entender tudo o que não entendemos? O bálsamo para as feridas? O exato refúgio de nossos pecados? O preciso alívio das desventuras? O que seria o amor, então?

E quantas formas ele tem? De quantas maneiras podemos amar? Quantas vezes tropeçaremos nele? Quantas pessoas no vasto mundo podem deter a força que o move dentro da gente? Quantas faces pode o amor ter? Muitas, eu diria. Muitas faces, muitas possibilidades, caminhos diversos, gerados do mesmo princípio cósmico: o amor!

Quisera eu pudesse entender a sua essência, quisera eu pudesse dominá-lo em suas profundezas, quisera eu pudesse saber a fórmula matemática perfeita que o ativa e o desativa, sua química, sua física, sua lógica! Quisera eu pudesse livrar do sofrimento aqueles que amam sem ser correspondidos, aqueles que amam e esperam, aqueles que amam à distância, aqueles que amam quem já se foi e até mesmo aqueles que nunca amaram... Quisera eu pudesse, mas não posso, afinal, não sou, eu mesmo, uma de suas vítimas?

Sou um simples mortal à procura de respostas. Fisgado e acorrentado aos mistérios do amor. Que sustenta sua leveza, que o acomoda dentro do peito, que o assiste, implacável. Sou apenas um ser que ama, sem saber explicar ao certo, o que vem a ser esse sentimento meu, íntimo em meus pensamentos, presente em meus gestos e palavras. Um sentimento tão meu e tão fora de meu controle. Um mal desejado, doença sem remédio, veneno sem antídoto, mas desejado pelo bem que me faz.
Janete Callahan


Contam que, uma vez, se reuniram os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar da terra.
Quando o ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez, a LOUCURA, como sempre tão louca, lhes propôs:
- Vamos brincar de esconde-esconde?
A INTRIGA levantou a sobrancelha intrigada e a CURIOSIDADE, sem poder conter-se, perguntou: Esconde-esconde? Como é isso?
- É um jogo, explicou a LOUCURA, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará meu lugar para continuar o jogo. O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA.
A ALEGRIA deu tantos saltos que acabou convencendo a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada.
Mas nem todos quiseram participar.
A VERDADE preferiu não esconder-se, para quê? Se no final todos a encontravam?
A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dela) e a COVARDIA preferiu não arriscar-se.
- Um, dois, três, quatro... - começou a contar a LOUCURA.
A primeira a esconder-se foi a PRESSA, que como sempre caiu atrás da primeira pedra do caminho.
A FÉ subiu ao céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO, que com seu próprio esforço, tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta.
A GENEROSIDADE quase não consegue esconder-se, pois cada local que encontrava lhe parecia maravilhoso para algum de seus amigos - se era um lago cristalino, ideal para a BELEZA; se era a copa de uma árvore, perfeito para a TIMIDEZ; se era o voo de uma borboleta, o melhor para a VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE. E assim, acabou escondendo-se em um raio de sol.
O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início. Ventilado, cómodo, mas apenas para ele.
A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris), e a PAIXÃO e o DESEJO, no centro dos vulcões.
O ESQUECIMENTO, não recordo-me onde escondeu-se, mas isso não é o mais importante.
Quando a LOUCURA estava lá pelo 999.999, o AMOR ainda não havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou um roseiral e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre suas flores.
- Um milhão - contou a LOUCURA, e começou a busca.
A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos de uma pedra. Depois, escutou-se a FÉ discutindo com Deus no céu sobre zoologia.
Sentiu-se vibrar a PAIXÃO e o DESEJO nos vulcões.
Em um descuido encontrou a INVEJA, e claro, pode deduzir onde estava o TRIUNFO.
O EGOÍSMO, não teve nem que procurá-lo. Ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.
De tanto caminhar, a LOUCURA sentiu sede, e ao aproximar-se de um lago descobriu a BELEZA.
A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem decidir de que lado esconder-se.
E assim foi encontrando a todos.
O TALENTO entre a erva fresca; a ANGÚSTIA em uma cova escura;
a MENTIRA atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano);
e até o ESQUECIMENTO, a quem já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde.
Apenas o AMOR não aparecia em nenhum local.
A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha do planeta, e em cima das montanhas.
Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral.
Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito.
Os espinhos tinham ferido o AMOR nos olhos.
A LOUCURA não sabia o que fazer para desculpar-se chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia.
Desde então, desde que pela primeira vez se brincou de esconde-esconde na terra: O AMOR é cego e a LOUCURA sempre o acompanha.

Cursos gratuitos do Pronatec no Rio abrem 3.666 vagas


 

Pelo Senai Rio, são 2.840 oportunidades de formação técnica na área industrial


Henrique Moraes

Rio - O Senai Rio e a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) estão com 3.666 vagas em cursos gratuitos de técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Pelo Senai, são 2.840 oportunidades em 13 tipos de formação técnica na área industrial em 18 unidades da instituição pelo Estado do Rio. As inscrições vão até dia 13 e as aulas começam em novembro.
No caso da SMTE, são 826 vagas de cursos de qualificação profissional pelos programas Pronatec Trabalhador e Pronatec Brasil Sem Miséria, que serão ministrados por instituições do Sistema “S” (Senai, Senac e Cetiqt). As aulas têm início em dezembro.
Para os cursos do Senai Rio podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular. A Secretaria de Estado de Educação será responsável pela seleção dos candidatos, que levará em conta o desempenho escolar. Mais informações sobre o processo seletivo pelo site www.cursosenairio.com.br.
Pela SMTE, para se inscrever nos cursos do Pronatec Trabalhador, os candidatos devem apresentar identidade, CPF e carteira de trabalho. Já pelo Pronatec Brasil Sem Miséria, o interessado precisa comprovar renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.
Além dos documentos mencionados acima, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do governo federal. São sete os locais de inscrições que constam no site  www.rio.rj.gov.br/web/smte.
 
SENAC: MAIS DE SEIS MIL VAGAS COM DESCONTO DE ATÉ R$ 250
O Senac RJ está com cerca de 6 mil vagas em mais de 150 cursos, presenciais e a distância, para quem quer se qualificar profissionalmente nas áreas de Gastronomia, Educação, Comunicação, Tecnologia da Informação, Segurança, Moda, Design, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Nutrição, Hotelaria e Turismo.
Apesar de pagos, os cursos terão desconto que varia de R$ 150 a R$ 250 para quem se matricular em um dos temas até o dia 31. São técnicos, de pós-graduação e de capacitação profissional, espalhados nas 39 unidades de ensino da instituição.
Segundo a superintendente de produtos educacionais do Senac RJ, Ana Paula Alfredo, segmentos como os de Gastronomia, TI e Comunicação têm alta demanda por pessoas qualificadas e contam com bons salários para quem está iniciando. Outras áreas como Beleza, Bem Estar e Design oferecem tanto oportunidades em empresas como para quem quer empreender. “O setor de serviços é o que mais emprega em todo o país. Quem se capacita profissionalmente tem mais chance de colocação no mercado de trabalho e é mais bem remunerado”, complementa Ana Paula.
Os interessados nos cursos do Senac RJ devem acessar o site www.rj.senac.br/maisperto para participar e conferir as condições. O desconto não é cumulativo e está sujeito à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo Disque Senac: 4002-2002.
Pelo Senai Rio, os cursos disponíveis são: administração, alimentos, automação industrial, edificações, eletrônica, eletrotécnica, informática, logística, mecânica, metalurgia, petróleo e gás, redes de computadores e segurança do trabalho.
“São cursos com duração média de 800 a 1.400 horas que levam o aluno a desenvolver competências e adquirir conhecimentos mais abrangentes. É uma formação muito requisitada no mercado de trabalho”, informou Flávia Novaes, analista de Educação do Senai Rio.






Nutrientes para os rins funcionarem bem

Fique atento ao que você come todos os dias. Saiba como se alimentar para que esses “filtros” tenham um ótimo desempenho por muito mais tempo. Conheça quatro nutrientes com essa função poderosa

Texto: Romulo Osthues / Fotos: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro
Uma das principais missões dos rins não é bem uma novidade para ninguém. A nutricionista Luciana Rezende, professora do Centro Universitário São Camilo (SP), bem explica esse mecanismo: “após a passagem do sangue por eles, há reabsorção do que é importante para o corpo e excreção da sobrecarga diária de água e produtos finais do metabolismo, que podem se tornar tóxicos”.
Entretanto, “os rins não são apenas ‘os filtros’ do nosso organismo. Eles são também responsáveis pela produção de substâncias que ajudam na regulação das funções orgânicas”, salienta Vanessa Menck, nutricionista e mestranda da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-Limeira). Entre elas, está a do sistema hormonal chamado “renina-angiotensina-aldosterona”, que é finamente supervisionado pelos órgãos no intuito de manter a pressão arterial controlada.
Há ainda o eritropoietina (EPO), que é um hormônio fabricado pelos rins, e que é determinante na atividade da medula óssea e na transformação da vitamina D em sua forma ativa. “Embora haja meios adaptativos que podem ser acionados quando o rim normal é submetido a uma sobrecarga, a alimentação saudável mantém o estado nutricional adequado e contribui para a prevenção das doenças renais”, destaca Rezende.
A especialista reforça que um ou outro alimento individualmente não será o grande mantenedor da saúde de seus rins, e sim uma composição alimentar adequada – baseada em carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.


Com algumas restrições
A nutricionista Vanessa explica que a composição da dieta e o trabalho renal influenciam diretamente o volume sanguíneo, sendo o sódio um dos principais reguladores desse processo. Se necessário (como no caso de uma doença renal), além do sal, distintos elementos podem vir a ser sacrificados na dieta para manter esse equilíbrio, como a água e o potássio.
“Outros nutrientes que são responsáveis por aumentar o trabalho renal, segundo estudos científicos, são as proteínas e os lipídeos. Uma dieta rica em queijos, leite se carnes, por exemplo, aumenta a reabsorção proximal de sódio, o que pode ser prejudicial aos rins”, conta Samara Prozzi, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).
Acompanhe a seguir quatro nutrientes e seus alimentos-fontes que podem favorecer a manutenção da saúde renal.
Leite e seus derivados são ótimas fontes de cálcio
Foto: Shutterstock 
CÁLCIO
Fontes alimentares:
Couve-manteiga, leite e derivados, bem como o tofu.
Como age? Atua em diversas atividades com participação dos rins como vasodilatação e metabolismo ósseo. É dependente da vitamina D. Ainda que sejam fontes de cálcio, os alimentos de origem vegetal não são tão ricos nele. Prefira, sempre que possível, consumir leite e derivados.
Ingestão recomendada: 1.000 mg/dia [2 porções de produtos lácteos, sendo cada porção: 1 xícara (chá) de leite, ou 1 xícara (chá) de iogurte ou 2 fatias de queijo minas]; [4 porções de vegetal verde-escuro: 4 colheres (sopa) de brócolis al dente ou 4 folhas de couve crua ou 4 colheres (sopa) de espinafre; e tofu 2 colheres (sopa)].

Vitamina K pode ser encontrada em vegetais verde-escuros
Foto: Shutterstock 
VITAMINA K
Fontes alimentares: vegetais verde-escuros (brócolis, espinafre, couve-manteiga), repolho, óleos vegetais.
Como age? Diversas outras vitaminas que realizam funções nos rins são dependentes dela. interfere também no metabolismo ósseo.
Ingestão recomendada: 4,7 g por dia, que você encontra em 4 porções de vegetal verde-escuro + 2 colheres (sopa) de óleo de soja + 6 colheres (sopa) de salada de legumes (cenoura, couve-flor, ervilha, vagem) + 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem + 2 colheres (sopa) de lentilha.

Duas colheres de sopa por dia de linhaça é o ideal para ativar o ômega-3
Foto: Shutterstock
ÔMEGA-3
Alimentos fontes de ômega 3: chia e linhaça
Como age? auxiliam na modulação da ação de hormônios, principalmente os que controlam o tônus vascular e o equilíbrio hídrico.
Ingestão recomendada: 2 colheres (sopa), em média, atingem a recomendação. 1 colher tem cerca de 15 g de linhaça ou chia e cada uma tem aproximadamente 4,5 mg de ômega 3. Devem ser trituradas na hora do consumo e podem ser utilizadas em uma ampla variedade de preparações: vitaminas, sucos, iogurtes, saladas etc. O consumo deve ser regular e associado à redução da ingestão de fontes de ômega 6, como óleos vegetais (milho, girassol) e carnes.

O salmão é considerado um peixe gorduroso e possui em sua composição muita vitamina D
Foto: Shutterstock 
VITAMINA D
Fontes alimentares: óleos do fígado de peixes gordurosos (atum, sardinha, salmão), gema de ovos e leite
Como age? O metabolismo hormonal da vitamina D relaciona-se à regulação do cálcio, agindo no processo renal.
Ingestão recomendada: 5 microgramas, que você consegue em 1 filé pequeno de peixe (100 a 120 g) ou 2 xícaras (chá) de leite. Por ser uma vitamina que é solúvel em gordura, o leite integral ajuda em seu transporte e favorece a absorção – é recomendado para as crianças; ou ainda em 6 ovos (mas não tudo de uma vez). “Vale ressaltar que a vitamina D, para chegar à sua forma ativa, passa por uma transformação ativada pela luz solar que ocorre na pele. Cerca de 5 a 15 minutos de exposição, duas e três vezes na semana, supre as necessidades de crianças a idosos. O sol da manhã e do final da tarde são suficientes”, indica Menck.
  
  Clara Ribeiro | Comente!
Revista VivaSaúde - Edição 137


Aspecto dos olhos é capaz de revelar várias enfermidades


Entre outras, hipertensão e diabetes podem ser descobertas no exame oftalmológico


O Dia
Rio - Os olhos são as famosas ‘ janelas da alma’, mas também funcionam como ‘espelhos’ para a saúde do corpo. Sinais de pressão alta, alterações de glicose e de problemas neurológicos, hormonais e até de fígado podem ser revelados. De acordo com especialistas, o exame de fundo de olho detecta principalmente hipertensão e diabetes, que é a maior causa de cegueira definitiva em todo o mundo.
Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, diagnosticar doenças que atingem o organismo como um todo é possível através da retina. “Conseguimos analisar os vasos sanguíneos dos olhos que, consequentemente, dão um panorama de como estão as artérias e veias do resto do corpo.”
Algumas características detectadas no exame, como o inchaço das paredes dos vasos, ajudam a mensurar há quanto tempo o paciente sofre de pressão alta. No caso da diabetes, pequenas hemorragias causadas pela glicose alta servem de alerta.
Quando o assunto são doenças neurológicas, Yudi Hida afirma que sintomas nos olhos podem ser efeitos de tumores na cabeça e pressão craniana anormal, por exemplo. Isso acontece porque o nervo ótico é uma extensão do nosso cérebro. Entre os indícios, estão a queda de um dos olhos repentinamente (conhecido como olho caído); visão borrada ou dupla; cegueira momentânea e uma pupila mais dilatada que a outra .
O médico recomenda, nesses casos, procurar uma emergência. “Visitar regularmente um oftalmologista ajuda a diagnosticar esses males, e claro, acelerar a busca por tratamento adequado junto ao especialista na doença. Só controlando-as é possível combater os sinais oculares,” esclarece.
Até estresse diagnosticado
Uma investigação da saúde ocular também pode apontar para deficiências hepáticas, autoimunes, distúrbios na tireoide e até mesmo estresse. No caso de pacientes que sofrem de cirroses e hepatites, é comum que a parte branca dos olhos fique amarelada. Já doenças autoimunes, como artrite reumatoide, deixam o olho seco, pois o sistema imunológico ataca a glândula lacrimal, impedindo a lubrificação natural.
O hiper ou hipotireoidismo também influenciam a visão. “Há um acúmulo de gordura na parte de dentro, o que faz com que eles fiquem saltados”, diz o médico. O tremor nas pálpebras, segundo o oftalmologista, é um sinal de estresse físico ou psicológico.

Iridologia: diagnosticar através dos olhos

Iridologia olho
Na medicina natural e alternativa, a iridologia é uma forma de diagnóstico realizada através da observação da íris, uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Os historiadores apontam para a existência desta prática já na antiga China e Grécia, tendo sido divulgada e aperfeiçoada com mais afinco desde o século XVII.

Os olhos são as janelas do corpo?

Os iridologistas acreditam que, através da análise da íris, é possível fazer um check-up do nosso estado de saúde, descobrindo eventuais desequilíbrios. O corpo transmite à íris, através de sinais, marcas, alterações de cor e de padrões, um quadro clínico físico e/ou emocional da pessoa em questão. Uma técnica holística que permite “olhar para dentro do corpo” e verificar o funcionamento do organismo, descobrir quais as zonas mais fortes e quais aquelas que estão sobrecarregadas com toxinas. Porém, importa esclarecer que a análise iridológica não determina se uma pessoa sofre de determinada doença intestinal, por exemplo, mas alerta para a existência de alguma instabilidade ou inflação nesse órgão. Apresenta-se, acima de tudo, como um método de diagnóstico precoce e de prevenção, revelando a origem do mal-estar físico, psíquico ou emocional.

A consulta

Na consulta de iridologia, e para além das habituais perguntas – relativamente ao actual estado de saúde e queixas relevantes, profissão, ritmo de trabalho, dieta, funcionamento intestinal, qualidade do sono, rotina de exercício físico, ocupação de tempos livres, relacionamentos – o iridologista utiliza equipamentos tão diversos como lanternas, lentes de aumento, câmaras ou lâmpadas de fenda para efectuar um exame detalhado da íris. Através da observação de desenhos, raios, buracos, pontos ou mudanças de cores, o iridologista compara essas zonas da íris com gráficos que mostram a sua zona correspondente no corpo humano. Regra geral, as “tabelas ou mapas da íris” dividem esta em cerca de 90 zonas distintas. Diz-se, não raras vezes, que os “olhos são o espelho da alma” e, no caso da iridologia, não só se aplica (nomeadamente no diagnóstico de perturbações emocionais), como vai mais além, uma vez que as alterações reflectidas na íris são ainda um espelho das perturbações físicas de determinado órgão ou sistema.

O diagnóstico

A observação da íris, e consequente comparação com a sua tabela, indica o actual estado dessa zona do corpo. Por exemplo, pode apontar para uma “inflamação aguda” ou “inflamação crónica”, o que significa que o órgão correspondente necessita de ser vigiado ou mesmo tratado. Outros diagnósticos incluem os "anéis de contracção", "klumpenzellen", a identificação de deficiências nutricionais e/ou minerais, se o sangue está limpo ou intoxicado, se existe algum tipo de contaminação, qual a emoção ligada a esse mal-estar e o que necessita para ser eliminado… são, no fundo, um conjunto de sinais que, se não forem tratados atempadamente, podem desencadear vários tipos de doenças.  

O diagnóstico

Para além de uma detecção precoce de sintomas físicos, a iridologia vai mais longe: os especialistas desta terapia alternativa afirmam que a observação da íris permite ainda determinar os processos de aprendizagem da pessoa, a forma como se expressa, como se relaciona com aqueles que a rodeiam, os seus pontos de stress, se é introvertida ou extrovertida, que tipo de profissional é, se sofreu algum trauma e em que idade… o que permite um tratamento eficaz de distúrbios emocionais e psicológicos.

O resultado

O valor de um exame iridológico ronda os €50 e enquanto técnica não-invasiva e indolor (o paciente apenas terá de suportar a intensidade da luz dos diferentes equipamentos), é muitas vezes recomendado em conjunto com outros exames ou terapêuticas, sendo uma “segunda opinião” plausível, para acrescentar a consultas médicas e métodos diagnósticos convencionais. Uma consulta de iridologia é, assim, o primeiro passo para a prescrição de hábitos de vida saudáveis e tratamentos adequados, como a homeopatia, a acupunctura, a aromaterapia ou o aconselhamento psicológico, entre outros.

De onde vem a iridologia?

A história diz-nos que, milhares de anos antes de Cristo, já os chineses e os tibetanos relacionavam as alterações e as marcas dos olhos com as perturbações ou anomalias dos órgãos internos. Os filósofos da antiga Grécia, incluindo o pai da medicina moderna Hipócrates, atestaram esta sabedoria milenar em vários trabalhos escritos que foram encontrados, juntamente com outros, no famoso centro de estudos de medicina do século IX, a Escola de Salerno. No entanto, a primeira obra publicada com informação sobre a iridologia e os seus princípios surge em 1665, pela mão de Phillipus Meyeus que lhe atribuiu o título “Chiromatica Medica”. Um pouco mais tarde, em 1695, a iridologia tem direito a um livro inteiro, com a publicação de “Os olhos e os seus sinais”, de Cristian Haertls.
Porém, a palavra “Augendiagnostik”, que significa precisamente "diagnóstico do olho", surge apenas no século XIX, graças ao médico húngaro Ignatz von Péczely. Reza a história que em criança, Ignatz von Péczely terá tratado de uma coruja com uma pata partida, tendo descoberto, na mesma altura, um sinal ou uma espécie de linha na íris da coruja, que foi desaparecendo à medida que a sua pata se curava. Uma “coincidência” que o médico húngaro aplicou no seu quotidiano profissional e que o levou a elaborar o primeiro mapa iridológico.
Apesar de muito polémico na altura e alvo de duras críticas, houve muitos seguidores de Ignatz von Péczely: o alemão que descobriu e descreveu novos sinais iridológicos, levando-a fundar o Instituto Felke no século XX; Bernard Jensen, um quiroprata que difundiu a iridologia nos Estados Unidos, aperfeiçoou o mapa iridológica e deu aulas sobre esta e outras terapias naturais. Seguiram-se muitos outros estudiosos da iridologia, caso de P. Johannes Thiel e Eduard Lahn (germânicos), Adrian Vander (espanhol), Daniele Lo Rito (italiano), Celso Batello e Maria Aparecida dos Santos, (brasileiros), e Denny Johnson (norte-americano).
É a este último investigador que se deve o desenvolvimento de dois importantes métodos aplicados à iridologia – o “Rayid-ray” (“raio”) e o “id” (“subconsciente”) – que permitem a identificação de personalidades, tendências e relacionamentos de atracção e rejeição, através da simples observação da íris. O próprio Denny Johnson um dia escreveu:
“O olho é um farol de luz que flui e afecta profundamente cada uma das células do corpo, inundando-o com um chuveiro de vitalidade invisível. Quantas vezes já se viu forçado a virar a cabeça, só para encontrar alguém a olhar na sua direcção? A causa desta reacção é a percepção subconsciente da luz concentrada na sua direcção...”
Hoje, a iridologia é muito mais praticada na Europa – só a Alemanha e o Reino Unido têm mais de 20 mil iridologistas especializados – do que no continente americano. por Cristina Almeida


Fotos: Shutterstock
Há cerca de dois séculos, Ignatz von Peczely era apenas um menino húngaro de 12 anos que apreciava brincar em seu jardim. Um dia capturou uma coruja, mas, acidentalmente, quebrou-lhe uma das patas. Preocupado com o ocorrido, notou o surgimento de um sinal na parte colorida do olho da ave, exatamente no instante do ferimento. A marca permaneceu ali, mesmo após a consolidação da fratura. O tempo passou e Peczely, já adulto e médico, observou que alterações no organismo de seus pacientes podiam ser identificadas por meio da íris e, assim, idealizou um mapa representativo dos órgãos do corpo humano.
Embora a técnica já fosse conhecida pelas civilizações egípcia e grega, e até pela Medicina Tradicional Chinesa, foi desta forma que surgiu a iridologia, método observacional que estuda a íris para conhecer o indivíduo integralmente. E isso só foi possível porque o olho é uma terminação do nervo óptico e, também, um prolongamento exterior do sistema nervoso autônomo. Considerando que a íris é formada por fibras nervosas, ela seria capaz de receber informações de todo o sistema nervoso, mostrando características psicofísicas, predisposições, desequilíbrios ou pontos fortes, a capacidade de recuperação de cada um, além do impacto do estilo de vida na saúde.
Ferramenta pré-diagnóstica
Para Celso Battello, presidente da Associação Mundial de Irisdiagnose (AMI) e autor do livro Iridologia e Irisdiagnose - O que os olhos podem revelar (Ed. Ground), "o olho, e principalmente a íris, é o mais inteligível e preciso microssistema que existe no corpo humano e veterinário". Essa é a razão por que esse órgão apresenta marcas congênitas e adquiridas. "Apesar disso, é importante saber que a iridologia não serve ao diagnóstico clínico, mas funciona como uma ferramenta pré-diagnóstica", completa Battello.
O iridólogo italiano Luca Avoledo concorda e acrescenta: "A iridologia não deve ser considerada uma alternativa a outros instrumentos utilizados na medicina convencional, como os exames radiológicos e análises sanguíneas. Ela é uma disciplina do tipo analítica que se integra a outros tratamentos, incluída a psicoterapia".
A escolha do especialista
Os especialistas afirmam que a prática da iridologia pode ser multidisciplinar. Embora ela já componha o programa curricular da faculdade de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), a formação desses profissionais se dá geralmente por meio de cursos livres. O importante é que o paciente se certifique de que o iridólogo tenha se habilitado em cursos de boa procedência.
Numa consulta, o paciente será examinado com o auxílio de um instrumento chamado iridoscópio, mas o profissional pode também valer-se de uma lupa. Avoledo explica que para um especialista, esse instrumento representa o mesmo que um estetoscópio para um médico convencional. Mas adverte: "Os resultados da leitura da íris devem ser interpretados com bom-senso. A melhor coisa a fazer é confrontá-los e integrá-los a tudo quanto tenha sido apurado na consulta clássica. Afinal, a conversa com o paciente é o verdadeiro momento de uma visita médica", conclui o italiano.
PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Estado Islâmico diz ter decapitado britânico em novo vídeo

Henning diz que 'por causa da decisão do nosso Parlamento de atacar o Estado Islâmico, eu vou pagar o preço'

O Dia
Síria - Um vídeo divulgado na internet nesta sexta-feira parece mostrar a decapitação de mais um refém por membros do grupo extremista que se auto-denomina "Estado Islâmico". A vítima que aparece no vídeo é o britânico Alan Henning, sequestrado na Síria quando trabalhava na entrega de ajuda humanitária no último mês de dezembro.
A autenticidade do vídeo ainda não foi confirmada
Foto:  Reprodução Vídeo
As imagens têm as mesmas características de vídeos semelhantes que mostravam a decapitação de outros reféns. O "Estado Islâmico" já decapitou três reféns desde o mês de agosto. Os militantes dizem que essa é uma resposta aos ataques aéreos de potências ocidentais no território controlado pelo grupo, que ocupa áreas do Iraque e da Síria.
Na África, extremistas da facção Jund al-Khilifa, simpatizantes do Estado Islâmico, também decapitaram um refém francês. Henning trabalhou como taxista na cidade de Salford (norte da Inglaterra) antes de se envolver com ajuda humanitária.
Os extremistas haviam ameaçado matá-lo em um vídeo anterior que registrou o assassinato do também britânico David Haines. Na terça-feira, a mulher de Henning havia feito um apelo por sua libertação. "Ele é inocente", disse ela.

Servidor público tem agora 8 anos para pagar consignado


Depois dos aposentados e pensionistasdo INSS, os servidores federais também conseguiram um prazo maior para quitar empréstimos

Max Leone
Rio - Os servidores federais também têm, agora, mais tempo para pagar empréstimos consignados feitos com bancos credenciados. O governo aumentou o prazo máximo para quitação de contratos de créditos com desconto em folha de 60 meses (cinco anos) para 96 meses (oito anos). 
Apesar da extensão do prazo de pagamento, a taxa máxima de juros das operações de crédito não foi alterada. Ela continua limitada em 2,5% ao mês. A modificação entrou em vigor ontem com a publicação do Decreto 8.321 no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o novo patamar de parcelas para quitação pode ser aplicado em todas as operações de crédito pessoal assumidas pelos servidores.
O ministério considera que a medida representará ganho para o funcionalismo, “que terá a opção de empréstimos mais longos, mas pela mesma taxa de juros.” No entanto, o professor de finanças do Ibmec, Gilberto Braga, alerta que a iniciativa tende a estimular o endividamento. “O servidor reduzirá a prestação e terá a sensação de que o orçamento ficou mais folgado e pode consumir mais. Sem contar que pagará juros por muito mais tempo”, explica

Boas Práticas Farmacêuticas: Podemos aprender muito com nossos cachorros. A com...

Boas Práticas Farmacêuticas: Podemos aprender muito com nossos cachorros. A com...: Dez coisas que os cachorros ensinam sobre o que realmente importa POR ALEXANDRE DOMINGUES ...