1.21.2015

Brasil desperdiçou 37% da água tratada


Rio teve o terceiro menor desperdício entre os estados: 30,8% Amapá apresentou a maior taxa de desperdício: 76,5%

O Dia
Brasília - O Brasil desperdiçou 37% da água tratada em 2013, de acordo com dados de um relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), ligado ao Ministério das Cidades. O percentual se manteve estável em relação ao verificado em 2012, quando o levantamento apontou que de toda a água tratada no período, 36,9% não chegavam nas torneiras dos consumidores.
Os números divulgados mostram que o desperdício se mantém acima do indicado pelo Snis, que é abaixo de 20%. Entre as principais causas apontadas para o desperdício estão os vazamentos em adutoras, nas redes, nos ramais, em conexões e nos reservatórios das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento.
De acordo com a Cedae, a taxa de desperdício no Rio chega a quatro litros de cada dez de água tratada
Foto:  Alexandre Vieira / Parceiro / Agência O Dia
As regiões Norte e Nordeste apresentam a maior taxa de desperdício, com 50,8% e 45% respectivamente, seguidas do Sul (35,1%), Centro-Oeste (33,4%) e Sudeste (33,4%).
Entre os estados, o Distrito Federal teve o menor desperdício (27,3%), e o Amapá teve o maior (76,5%). O Rio de Janeiro teve o terceiro menor desperdício, com 30,8%.
O relatório ressalta a necessidade de melhoria na gestão e modernização dos sistemas por parte das empresas responsáveis pelo abastecimento de água para garantir a sustentabilidade do serviço. "Em tempos de escassez hídrica, a gestão de perdas de água tem papel fundamental nas ações estruturantes nos prestadores de serviços".
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: