2.02.2015

Cidade do Rio entra em estágio de atenção

Prefeitura fez o anúncio às 11h55.
Madrugada teve transtornos e pontos de alagamento.

Do G1 Rio
Motorista carioca seguia enfrentando pontos de alagamento na manhã de segunda (Foto: Reprodução/TV Globo)Motorista carioca seguia enfrentando pontos de alagamento na manhã de segunda (Foto: Reprodução/TV Globo)
A prefeitura anunciou que o Rio voltou ao estágio de atenção às 11h55 desta segunda-feira (2). No início da tarde, chovia muito forte em Santa Cruz (17,8mm), Sepetiba (15,6mm) e forte em Guaratiba (12,4mm), segundo o Centro de Operações.
Árvore caiu no Jardim Botânico (Foto: G1)Árvore caiu no Jardim Botânico (Foto: G1)
No Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, ventou forte e uma árvore caiu, na Rua Corcovado.
A cidade tinha voltado ao estágio de normalidade às 5h10 desta segunda-feira (2), depois de passar a noite no estágio de atenção. Choveu muito forte na noite deste domingo, em toda a região metropolitana. A capital foi a cidade mais afetada.
Durante a manhã, motoristas ainda enfrentavam pontos de alagamento em lugares como a Avenida Abelardo Bueno, na Barra, Zona Oeste da cidade, como mostrou o Bom Dia Rio.

Na Zona Sul, choveu bastante em bairros como Lagoa, Jardim Botânico, Ipanema e Leblon. Alguns bolsões d'água se formaram na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, e atrapalharam o trânsito. O galho de uma árvore quebrou e ficou atravessado sobre a pista da Rua Humberto de Campos, no Leblon. No Humaitá, outro galho caiu na rua Visconde de  Silva. Ninguém se machucou.
A chuva também atrapalhou o trânsito na Avenida Brasil. Um grande bolsão d'água se formou na altura da Rua Nair, em Olaria. O trecho de Cordovil também ficou alagado. O alagamento só melhorou por volta de meia-noite.
Na Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá, parte da via ficou completamente alagada, deixando alguns motoristas ilhados. Na Barra da Tijuca, outro bairro da Zona Oeste do Rio, a academia de ginátisca do lutador de MMA Vitor Belfort foi destruida por causa dos temporais. De acordo com uma publicação da esposa do atleta, Joana Prado, a unidade atendia cerca de 400 alunos e sofreu danos com as chuvas.
Publicação em rede social mostrou fotos da academia destruida (Foto: Reprodução/ Instagram)Publicação em rede social mostrou foto da academia destruida (Foto: Reprodução/ Instagram)
Aeroportos
Devido à chuva, por volta das 13h20, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, operava com o auxílio de instrumentos. Segundo a concessionária responsável pelo terminal, neste mesmo horário não havia registro de atrasos e cancelamentos.

Já o Santos Dumont, no Centro, não sofreu interferência da chuva nas suas operações para pousos e decolagens. O terminal operava pelo visual e não havia registro de atrasos e cancelamentos.
Sirenes
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que devido ao elevado índice de acumulado pluviométrico registrado à noite em toda a cidade foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio. As sirenes de 11 comunidades foram disparadas a partir das 21h50 e os moradores orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigirem aos pontos de apoio. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos.  Na estação pluviométrica da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, foi registrado o acumulado de 24,2mm em apenas 15 minutos. As sirenes começaram a ser desligadas e os moradores retornaram para suas casas em segurança por volta de 0h35 desta segunda-feira.
Publicidade

Nenhum comentário: