2.11.2015

Como impedir os pimpolhos de acessar o que não devem

Controlar o site que os filhos visitam na internet pode ser necessário, o Proteção para a Família é um software gratuito que pode dar uma mão.
Uma boa conversa pode resolver parte dos casos, todavia se isto não adiantar, você pode limar o problema direto na raiz e ficar um pouco mais tranquilo.

A ferramenta de Controle dos Pais do Windows Vista e do Windows 7 funciona para impedir o acesso a programas e limitar o tempo gasto pelas crianças em frente ao computador, mas não restringem o acesso a determinados sites e serviços.

Felizmente, existe uma opção gratuita e eficiente provida pela Microsoft junto ao pacote Windows Live. Seu nome é Proteção para a Família e, como você constatará a seguir, é bastante fácil de utilizar.

Se o Proteção para a Família não tiver instalado, faça-o a partir do site do pacote Live e execute o programa pela primeira vez.

Proteção para a Família em ação
Um passo a passo para o fim da dor de cabeça

1 A primeira tela do programa pede autenticação. Digite a Live ID (a conta de email, ou do Messenger) do responsável e sua senha. Clique em Entrar. Se você não possuir um ID, é possível criá-lo clicando em Inscrever-se e preenchendo o formulário.

2 Uma listagem com os usuários aparecerá. Você precisará criar uma conta padrão para seu filho no Painel de Controles (dentro de Contas do Usuário > Criar nova conta). Marque então a caixinha Monitorar conta e clique em Avançar.

3 A próxima tela pedirá a correspondência da conta de usuário ao Live ID. Clique na listagem e escolha Adicionar . Clique em Salvar e aguarde até que a configuração seja feita. Clique então em Avançar.

4 A conta monitorada será mostrada. No rodapé da janela será exibido o link familysafety.live.com. Clique nele e seu navegador será aberto. Clique no link Editar configurações do usuário monitorado e depois em Filtragem de sites.

5 Escolha a filtragem Básica e desça a página até que Permita ou bloqueie um site apareça. Digite o endereço das redes sociais não permitidas, em Somente para esta pessoa, defina se quer que o bloqueio seja ativado para todas as crianças. Clique em Bloquear.

6 Clique em Salvar e troque o usuário do Windows. Entre na conta de seu filho e automaticamente o Windows Live Proteção para a Família será carregado. Ao tentar acessar um dos sites proibidos, o navegador mostrará a tela de bloqueio e oferecerá a chance de pedir permissão para realizar o acesso.

Nenhum comentário: