2.19.2015

Não deixe que o aspecto do seu pescoço te envelheça




 

A medicina traz soluções para melhorar o aspecto do pescoço e rejuvenescer a região. 

Pense em duas atrizes maravilhosas, como Angelina Jolie ou Jane Fonda, por exemplo. Parece que para essas duas estrelas de Hollywood o tempo não passa – ou melhor, passa e as deixa cada vez mais bonitas. Mas não adianta, apesar de ambas possuírem um rosto maravilhoso e estarem com o corpo super em dia, os anos decorrem para todos, - e alguns dos sinais corporais que mais deixam a idade transparecer são vistos nas mãos e no pescoço.
Porém, com a medicina cada vez mais avançada, “iludir” os efeitos do tempo torna-se algo mais real, e o lifting de pescoço é uma ótima alternativa para aquelas pessoas que se incomodam com o excesso de pele no local causado principalmente pelo envelhecimento.
O lifting cervical - ou a plástica do pescoço – é a cirurgia responsável por corrigir as imperfeições da região decorrentes da flacidez da pele, queda do músculo e dos anexos ou estruturas internas, como as glândulas. “Resumidamente, o lifting de pescoço tem como objetivo minimizar os efeitos do envelhecimento nessa área”.
Em determinados casos é indicado realizar, durante o mesmo ato cirúrgico, o lifting de pescoço e a lipoaspiração da papada para, dessa forma, conquistar um resultado ainda mais rejuvenescedor. “O lifting é o responsável por criar uma maior tração na pele, já a lipoaspiração é o processo em que se retira o excesso de gordura do local, fazendo com que o queixo tenha um contorno mais definido. Porém, independente de realizar os procedimentos em conjunto ou optando apenas por um deles, o resultado obtido sempre terá um aspecto natural, uma vez que não se trata apenas de ‘esticar’ a pele,”.
Essas são cirurgias que tratam a flacidez e o excesso de tecido, mas que não melhoram a qualidade da pele na região. “Se a pessoa procura algo nesse aspecto, ela deve recorrer ao peeling ou ao laser de CO2, que são tratamentos responsáveis por tratar pequenas rugas e possíveis manchas existentes na pele”.
Após o “OK” do cirurgião plástico e de tomada a decisão, o paciente deve estar ciente de algumas condições e informações sobre a cirurgia: o tempo de duração do procedimento que envolve o pescoço e a papada é de cerca de duas horas. As cicatrizes ficam em locais escondidos, sendo que a do lifting cervical localiza-se na linha da definição da orelha e a da lipoaspiração da papada ficará ou abaixo do lóbulo da orelha ou no sulco do queixo (dependendo do tipo de incisão), com cerca de 2,5 cm. 
 Alderson Luiz Pacheco
  Cirurgião plástico

Cirurgia Plástica para Pescoço e Papada  

Cirurgia Plástica para Pescoço e Papada (Antes e Depois)
papada, que é um dos primeiros sinais da idade, é um problema comum tanto em homens quanto em mulheres. Além desse fator, ainda há pessoas que, por herança genética, tem uma predisposição maior ao acúmulo de gordura nesta região, formando o “queixo duplo”.
Para retirar o acúmulo de gordura no submento, popularmente conhecido como papada, a lipoaspiração é uma boa opção desde que não haja flacidez de pele importante. Na presença desta, a melhor opção é a associação da lipo com a cirurgia de remoção de pele. Através de um pequeno orifício embaixo do lóbulo da orelha de cada lado e de um furinho abaixo do queixo, é realizada a lipoaspiração em toda a região.
O procedimento de lipoaspiração da papada é simples, leva cerca de meia hora e deverá ser realizado num centro cirúrgico, com anestesia local mais sedação. A internação tem 12h de duração, com alta no mesmo dia. O paciente vai para casa no mesmo dia, com uma faixa pegando do queixo até a cabeça, que deve ser usada por 48 horas. O local fica um pouco inchado na primeira semana e a partir daí já se começa a ver o resultado.
Se existir também flacidez e excesso de pele no pescoço, a lipoaspiração da papada terá que ser associada à cirurgia da papada. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação no centro cirúrgico. O corte é feito atrás da orelha. A pele do pescoço é solta e tracionada para atrás da orelha, deixando um contorno mais liso. A cirurgia da papada dura em torno de uma a duas horas, e vai requer um repouso maior do paciente, de quatro a cinco dias. Se for associada ao lifting da face, o paciente vai precisar de uma semana de repouso antes de voltar às suas atividades normais.

 Rodrigo Mangaravite (Cirurgião plástico)

Lifting Facial (Ritidoplastia)


Lifting Facial - Ritidoplastia (Antes e Depois)

Existem duas maneiras de se corrigir os efeitos do tempo. A primeira é manter a aparência jovem tratando os problemas pouco a pouco, assim que ocorrem, com procedimentos estéticos menores, menos traumáticos e mudanças menos drásticas. Este programa de manutenção com pequenas cirurgias constantes é o mais comum hoje em dia. Mas há quem prefira deixar todos os sinais de envelhecimento aparecer para combatê-los ao mesmo tempo.
Segundo o cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite qualquer que seja a conduta adotada, a solução final é o lifting facial, um dos procedimentos mais populares em cirurgia plástica. Mas é bom lembrar que a cirurgia plástica de rosto não faz milagres como, por exemplo, transformar um rosto de 60 anos em um de 30 anos. Porém, o lifting facial rejuvenesce, deixa o rosto mais limpo e dá um excelente resultado.

Indicação para Lifting Facial:

Quando os sinais de envelhecimento, como perda do contorno da mandíbula, queda das bochechas e flacidez de pele no pescoço, ficam evidentes, mesmo após o repouso e a maquiagem, independente da idade do paciente. Para saber o que a cirurgia facial pode fazer por você, faça um teste, em frente ao espelho: puxe sua pele com uma das mãos em cada lado do rosto, ligeiramente para cima e para trás, com cuidado para não puxar com muita força. Se os cantos da boca ficarem distorcidos, solte um pouco. O resultado do lifting facial equivale a uma puxada leve.

Finalidade da Ritidoplastia:

Tratar a flacidez do rosto, reposicionar os músculos, remover a gordura excessiva, redesenhar o contorno facial, rejuvenescendo e melhorando a autoestima.

Verdade:

As rugas de expressão, causadas pela contração constante dos mesmos músculos, não podem ser eliminadas totalmente pela cirurgia.

Idade ideal para Lifting de Face:

De acordo com o Dr. Rodrigo Mangaravite, que atende em Ipanema, no Rio de Janeiro, deve-se realizar a cirurgia plástica de rosto ao primeiro sinal de flacidez na face e no pescoço, enquanto a elasticidade da pele está preservada e a estrutura óssea é forte e bem definida, ou seja, entre 40 e 60 anos.

Minilifting no Pescoço:

Em pacientes com sinais leves de envelhecimento no pescoço, a moderna cirurgia plástica recomenda o minilifting ou lifting facial com pequenas incisões, em que não há cicatrizes atrás das orelhas. Em casos de muita flacidez da pele e alterações do contorno do pescoço, é usada a técnica tradicional, com incisões atrás das orelhas.

Testa:

Nos últimos anos, surgiram novas técnicas capazes de atenuar as rugas da testa e elevar as sobrancelhas com incisões menores e até com aparelhos de vídeo. Mas em casos de sinais expressivos de envelhecimento na região, a cirurgia tradicional de lifting facial ainda oferece melhores resultados.

Anestesia do Lifting Facial:

A anestesia pode ser local com sedação ou geral.

Duração da cirurgia:

De duas até seis horas dependendo da extensão da cirurgia plástica de rosto. Se vai incluir testa, pálpebras, pescoço e da técnica utilizada. 

Tempo de internação da Ritioplastia:

De 12h, para procedimentos menores, e de 24h, para lifting facial de maior porte.

Pontos da Cirurgia:

Os pontos das pálpebras são removidos em três a cinco dias e os da face, pescoço e couro cabeludo entre cinco e 15 dias.

Pós-operatório:

Geralmente é usado curativo tipo capacete após a plástica no rosto, que é retirado depois de um dia. Ele comprime e imobiliza os tecidos, reduzindo as chances de sangramento. Normalmente, utiliza-se um pequeno dreno, que é removido em torno de 24h. Os olhos normalmente não ficam tampados, recomendando-se apenas o uso de compressas de algodão embebidas em água fria sobre eles para diminuir a intensidade dos edemas ou inchaços.
É comum a face ficar inchada e com manchas roxas principalmente nos três primeiros dias após a plástica no rosto, especialmente na região ao redor dos olhos e orelhas. Não se preocupe. Após o terceiro dia esse edema vai diminuindo. É normal, também, sentir uma rigidez no pescoço e na face nas primeiras duas semanas devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.

Recomendações para a Cirurgia de Lifting da Face:

O fumo é um grande inimigo da cirurgia de lifting da face e alguns cirurgiões nem operam fumantes por causa dos problemas causadas pela nicotina na cicatrização. Ela diminui o fluxo do sangue até à pele. Portanto, apague esta ideia! Nada de cigarro por pelo menos 14 dias antes da cirurgia.
A maquiagem deve ser evitada por pelo menos dez dias. Depois deste período, pode se usar desde que seja leve, porém aumente o cuidado para retirá-la. Lave o rosto delicadamente com água e sabão neutro ou tirar a maquiagem cuidadosamente com lenço umedecido.
Tome banho normalmente. Os cabelos poderão ser lavados e penteados com cuidado entre o segundo e o sétimo dia depois do lifting facial. É importante secar bem atrás da orelha, para que os cabelos não fiquem grudados nesta região. Mantenha o couro cabeludo bem limpo.
Evite usar o secador de cabelo. Caso seja inevitável, utilize no ar frio. As tinturas de cabelo só poderão ser feitas depois da terceira semana. É importante esperar este tempo para usar qualquer produto químico mais agressivo no couro cabeludo.
Evite a exposição ao sol por dois a três meses após a cirurgia de lifting facial. É indispensável aplicar bloqueador solar no rosto todas as vezes que sair de casa, independente do horário, por pelo menos seis meses após o lifting facial. Proteja o rosto com chapéu, óculos escuros e lenços. Estes cuidados podem ajudar a evitar manchas e cicatrizes escurecidas.
Não use brincos pelo menos durante um mês. Faça repouso por sete dias, mantendo sempre a cabeça elevada. Durma de barriga para cima. Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe pois o resultado do lifting facial não será comprometido. Procure falar pouco, ficar longe do telefone e nada de sorrir em excesso, para evitar aumento do inchaço e sangramento.
Não beba bebidas alcoólicas uma semana após a cirurgia plástica de rosto. O álcool pode aumentar o edema. Prefira alimentos pastosos, que não exijam muita mastigação.
Quando precisar se virar, o faça com o corpo inteiro, evitando inclinar apenas a cabeça. Relações sexuais ficam proibidas pelo menos por duas semanas pelo risco de sangramentos e traumatismos.
Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana após o lifting facial. Ginástica, só depois de um mês. Exercícios de contato, como o tênis, só estão liberados depois de dois meses. Dirigir, só depois de três semanas, porque os movimentos bruscos com a cabeça podem aumentar o inchaço e causar dores no pescoço.

Cicatrizes da Ritioplastia:

Discretas, posicionadas nas rugas naturais da pele e no couro cabeludo. Levam de seis meses a dois anos para amadurecerem totalmente.

Dor da Cirurgia de Lifting Facial:

lifting facial é geralmente indolor. Ocorre um discreto desconforto ao virar a cabeça e abrir a boca. Por isso, evite movimentos bruscos com a cabeça. Caso haja dor, o uso de analgésico é indicado.

Cuidados especiais:

Drenagem linfática é recomendada depois do lifting facial, para acelerar a reabsorção do inchaço e evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas. Devem ser iniciadas cinco dias após o ato cirúrgico.

Lembre-se:


O processo de envelhecimento é contínuo. Fatores como a genética, a idade, a raça, doenças, a nutrição e o estilo de vida contribuem para a manutenção ou não do resultado a um prazo mais longo. Mas, por melhores que sejam os resultados, pode-se tornar necessário repetir o procedimento após cerca de 10 anos. 
Rodrigo Mangaravite (Cirurgião plástico)

Nenhum comentário: