2.08.2015

Sucesso na carreira: O que devo falar ao meu chefe?

  • O ideal é ser franco, mas a decisão de comunicar ou não ao chefe vai depender do grau de confiança que ele inspira

    O Dia
    Rio - O mercado de trabalho é dinâmico. Por isso, enquanto alguns profissionais tentam novos desafios para desenvolver competências, outros correm atrás de melhores salários ou da carreira dos sonhos. Mas como seria avaliar o mercado sem ser antiético ou infringir regras de etiqueta com o atual empregador?

    O chefe deve ser informado da participação em processos seletivos em outras empresas, mesmo se o profissional correr o risco de represálias? Ou é melhor manter o segredo, mesmo com a possibilidade da verdade sobre o assunto vir à tona?

    O ideal é ser franco, mas a decisão de comunicar ou não ao chefe vai depender do grau de confiança que ele inspira.
    Veja alguns cuidados na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho.
    Por Janaina Ferreira 
     
    PERGUNTA E RESPOSTA

    “Estou procurando outro emprego sem ninguém da minha empresa saber. É errado eu agir assim?”

    Luan, Glória
    Olá, Luan. Mudar de empresa faz parte da trajetória profissional. Entretanto, alguns chefes se sentem “donos” do funcionário e não costumam reagir bem quando o subordinado pensa em mudar de empresa. Portanto, é preciso ser discreto e ético para não prejudicar a própria imagem perante o mercado de trabalho.

    E isso começa por não enviar currículos ou fazer contatos para entrevistas usando qualquer recurso da atual empresa. O correto é usar o e-mail pessoal, o próprio celular, fazer contatos e marcar entrevistas fora do horário de expediente. O bom entrevistador entenderá o motivo da sua atitude.

    Vale lembrar que muitas empresas monitoram as contas de e-mail dos funcionários. Tenha certeza da seriedade e do método de trabalho antes de enviar o currículo para agências de empregos. Ao responder aos anúncios de vagas não identificadas, existem casos onde o candidato envia o currículo ao seu atual empregador. E isso pode até terminar em demissão.

    A postura ideal do profissional é ser transparente, conversar sobre os planos de crescimento na carreira com o gestor, pedir orientações e sinalizar caso pretenda mudar de empresa.

    Assim, o chefe toma conhecimento das ambições do funcionário e tem oportunidade de se posicionar quanto a poder ou não atendê-las. Mas, se a chefia não abre espaço para uma conversa franca, resta construir a carreira sozinho.

    Ou seja, precisa existir a certeza de que não ocorrerão represálias, pois buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho é um direito do trabalhador. A franqueza é uma via de mão dupla e, se o gestor não a tem para com o funcionário, este naturalmente se desobriga de tê-la.

    Caso consiga um novo emprego, agradeça ao chefe e aos colegas pela oportunidade de trabalharem juntos, e siga em frente na construção da sua carreira de sucesso.

    5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

    carreira profissional
    Escolher uma boa carreira profissional não é garantia de sucesso.
    O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as empresas exigem profissionais cada vez mais preparados e qualificados. Por isso, para conquistar uma boa posição profissional, é preciso ter força de vontade e buscar, constantemente, a ampliação dos conhecimentos e o aperfeiçoamento das habilidades .

    Boas Carreiras
    São milhares de caminhos a seguir no mercado de trabalho atual. Diversas escolhas em diversas áreas e suas ramificações.
    Entre as carreiras com maior remuneração e mais reconhecidas no Brasil atualmente, estão:
    • medicina;
    • engenharia;
    • administração;
    • direito;
    • ciências econômicas e contábeis;
    • cursos da área de comunicação.
    Contudo,  escolher uma dessas carreiras profissionais não é garantia de sucesso. Listamos 5 desafios fundamentais que precisam ser superados para ser bem-sucedido no profissionalmente.

    1º Desafio – Encara Obstáculos de forma positiva e construtiva

    O primeiro deles é ultrapassar os obstáculos, convertendo os fatores negativos em positivos, a fim de solucionar problemas e aprender com as dificuldades. É importante nunca deixar as dificuldades tomarem conta de sua vida, saber separá-las e enfrentá-las de forma paciente e organizada, afinal, é com elas que aprendemos a lidar com as situações mais variadas que a vida nos proporciona.

    2º Desafio – Automotivação

    O segundo desafio é a automotivação, ou seja, encontrar estímulos internos para realizar as atividades profissionais. Para isso, é fundamental ajustar os objetivos pessoais com os objetivos da empresa e buscar conhecer as próprias habilidades para superar limitações e alcançar tudo o que deseja.

    3º Desafio – Comunique-se

    Em terceiro lugar está o desafio da comunicação, um dos maiores no ambiente corporativo. Um bom profissional precisa saber expressar suas ideias e fazer-se compreender, tanto na relação com os colegas de trabalho quanto com os clientes da empresa. Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso corporativo e individual.

    4º Desafio – Resiliência – aprenda a se adaptar 

    O quarto desafio é desenvolver a capacidade de adaptar-se às mudanças. A flexibilidade é um talento muito apreciado pelos gestores hoje em dia. Um profissional resiliente é capaz de encarar a diversidade de opiniões e os problemas como oportunidades de crescimento e, por isso, possui uma visão mais ampla diante de situações difíceis.

    5º Desafio – Cuide bem de seu tempo

    O quinto desafio para uma carreira profissional bem-sucedida é a capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente. Isso também envolve as habilidades de definir prioridades e de delegar tarefas para otimizar o trabalho.Com o coaching, você consegue superar todos esses desafios e desenvolve ao máximo suas potencialidades profissionais para alcançar uma carreira de sucesso. O coach, profissional devidamente habilitado para aplicar as técnicas de coaching, irá ajudá-lo a descobrir e aprimorar seus talentos, definir metas de forma mais assertiva e traçar melhores estratégias para alcançar resultados mais positivos em um menor período de tempo.
    sucesso e ascensão carreira
    O profissional que desenvolve suas habilidades e se mantém motivado e proativo diante das dificuldades que surgem no dia a dia de trabalho têm maiores chances de progredir profissionalmente
    O profissional que desenvolve suas habilidades e se mantém motivado e proativo diante das dificuldades que surgem no dia a dia de trabalho têm maiores chances de progredir profissionalmente, oferecendo à empresa um diferencial estratégico.

Nenhum comentário: