3.09.2015

Dançar e Malhar


 Dançar e MalharVocê que adora dançar e está preocupada em manter a forma já deve ter um dia ficado na dúvida se entrava na sala de dança ou partia para a musculação, não é mesmo?
 A dúvida a respeito dos benefícios de cada atividade é muito comum.
No caso da dança essa dúvida fica ainda maior, afinal existem inúmeros estilos de dança. E acredite, cada um deles trabalha o seu corpo de maneiras diferentes.
 A dança, de uma maneira geral é considerada uma excelente atividade para desenvolver a coordenação motora, timing, tônus muscular, flexibilidade e ritmo.
 Mas você poderia imaginar que ela também é capaz de definir o seu corpo?!
 É verdade. Algumas modalidades podem contribuir bastante para que você tenha resultados muito semelhantes aos que obtém na sala de musculação.
 É claro que não estamos falando aqui a respeito de um treinamento de força para hipertrofia muscular, este é dependente do incremento de carga, que só é possível dentro de uma sala de musculação que possui aparelhos para este fim.
 Falamos aqui sobre definição muscular. Se este é o seu objetivo, alegre-se! Você pode obtê-lo também dançando!
Mas qual modalidade de dança escolher? Dança de Salão? Jazz? Ballet Clássico?
Você pode melhorar o seu condicionamento físico com TODAS elas, mas em termos de força e definição, os estudos e os especialistas apontam que apresenta os melhores resultados seria o Ballet Clássico.
Como assim?? Você deve estar se perguntando. O Ballet, uma atividade que demonstra tanta leveza, delicadeza, pode mesmo ser uma atividade de força?
Dançar e Malhar
Quem responde são as especialistas.
Em entrevista ao NetAcademias, as professoras de Ballet: Ana Lúcia Ferrari e Andrea Magalhães, afirmam que o Ballet é uma excelente atividade para desenvolver alongamento, flexibilidade, resistência aeróbica, anaeróbica. RML (resistência muscular localizada) e força estática, dinâmica e explosiva.
Ana Lúcia ressalta: “Os exercícios para desenvolver força e resistência muscular são utilizados durante todo o período de aula, visto que a postura adequada por si só, exige que toda a musculatura esteja contraída. Somado a isso, o fato de ter de sustentar o peso do próprio corpo para encontrar o eixo para realizar os giros, os saltos, saltitos… Enfim, não dá pra fazer aula de Ballet sem trabalhar força e resistência muscular. Essas capacidades são de extrema importância para que aos poucos a aluna consiga realizar os passos mais complexos. Tem que estar tudo no lugar para conseguir o equilíbrio e a suavidade que a bailarina precisa ter.”
Alguns movimentos, em específico, contribuem ainda mais para esse trabalho de força e resistência muscular: “são os exercícios de elevação (Relevé, por exemplo) e sustentação (arabesque e o attitude), pequenos saltos (sauté) e grandes saltos (grand jeté)”, afirma Andrea.
Os benefícios à força e resistência muscular, obtidos através da prática do Ballet são tão evidentes que hoje há diversas academias pelo Brasil que oferecem a modalidade dentro do quadro de atividades da ginástica. Encontramos em algumas academias inclusive uma aula de Ballet específica para trabalhar essas capacidades físicas, o “Ballet Fitness”.
Como você viu, não é preciso abrir mão das atividades que você mais gosta para obter os resultados desejados! É POSSÍVEL dançar e malhar ao mesmo tempo!!
- See more at: http://www.netacademias.com.br/dancar-e-malhar/#sthash.iRrOob83.dpuf

Nenhum comentário: