4.14.2015

Artrite, Artrose e Artrite Reumatóide.


O presente texto tem a finalidade de definir dois problemas muito frequentes no dia a dia do ortopedista: a ARTRITE e a ARTROSE 

O que é artrite ?
A Artrite é literalmente " inflamação da articulação". usamos em geral o termo artrite nas patologias inflamátorias das articulações. (exemplo artrite reumatóide, artrite psoriática) e também nas patologias infecciosas (artrite séptica, artrite gonocócica)


O que é artrose ? ( Imagem de artrose do joelho Esquerdo)
A artrose é um tipo de artrite. A artrose também é conhecida como osteoartrose ou osteoartrite.
Temos dois tipos básicos de artrose: a artrose primária e a artrose secundária.
A Artrose Primária é uma forma de artrite que ocorre com o envelhecimento natural, portanto é uma desgaste natural na articulação que ocorre com o envelhecimento.
Já a artrose Secundária ocorre secundariamente a um trauma articular .
A artrose é mais frequente nas articulações dos membros inferiores (joelhos, quadris e tornozelo) essas articulações são submetidas a um stress maior devido a sustestação do peso corporal, porém, ela também ocorre nos membros superiores e na coluna vertebral.
Em outras formas de artrite, como a artrite reumatóide, a articulação torna-se inflamada como parte de um processo de doença que afeta todo o organismo. Estas artrites em geral são causada por um processo autoimune.
Alguns outros tipos de artrite são: Artrite Reumática, Artrite psoriática, espondiloartropatias seronegativos, artrite por deposição de cristais ( Gota) e artrite séptica ( infeção dentro da articulação), etc.
A artrite é uma das principais causas de absenteismo no trabalho e causa deficiência em muitas pessoas. Embora a artrite seja uma doença mais comum em adultos, as crianças também podem ser afetadas 

Qual a Anatomia das articulações na Artrite?
Artrite é uma doença das articulações. Uma articulação é onde a extremidade de dois ou mais ossos se movem. A articulação do joelho, por exemplo, é formado entre os ossos da perna (Tíbia e Fíbula) e o femur. O quadril é o lugar onde a cabeça femoral se articula com uma parte côncava da bacia chamada acetábulo.
A artrite afeta principalmente a cartilagem articular causando o seu desgaste. A cartilagem articular normal apresenta uma superfície muito lisa e é banhada por um liquido espesso semelhante a um óleo (liquido sinovial), essas caracteristicas permitem aos ossos um movimentação com pouquissimo atrito. Quando essa superfície articular envelhece ( artrose) perde suas caracteristicas físicas e pode surgir dor, edema, sinovite (inchaço ou agua no joelho) e crepitação ( pequenos estalos e rangidos durante o movimento articular)
Um tecido cartilaginoso cobre toda a extremidade dos ossos em uma articulação. A cartilagem articular permite o movimento sem o atrito que seria causado caso o osso ficasse em contato com o outro osso.
sinóvia é uma membrana que envolve as articulações e produz um fluido que também contribui para a redução do atrito e desgaste em uma articulação ( liquido sinovial ).
Os Ligamentos juntam os ossos e manter a articulação estável.
Músculos e tendões sadios são fundamentais para um movimento articular indolor. 

Quais as causas da artrite?
Existem duas grandes categorias de artrite. O primeiro tipo é causado pelo uso e desgaste na cartilagem articular (Artrose), isso ocorre no processo de envelhecimento natural, através do uso constante ou através do trauma (artrite pós-traumática ou artrose secundária). O segundo tipo é causado por uma série de processos inflamatórios. Independentemente da causa: se a partir de lesões traumáticas, desgaste normal ou doença autoimune, a articulação torna-se inflamada, causando: inchaço, dor e rigidez. Esse processo pode ser temporário pois a inflamação é uma das reações normais do organismo a ferimentos ou doenças. Uma articulação com artrose, porém, pode permanecer com inflamação por muito tempo e apresentar incapacidade permanente. 

Qual a História Natural da Artrose ?
O tipo mais comum de artrite é a Artrose, outros nomes usados são: osteoartrite ou Osteoartrose. A artrose é o resultado do trauma ou da degeneração da cartilagem que ocorre com a idade. A osteoartrite é muitas vezes mais dolorosa em articulações que suportam peso, como o joelho, quadril, tornozelo e coluna porém articulações do membro superior como: punho, cotovelo, ombro podem apresentar dor intensa em alguns casos.
As articulações mais usadas no trabalho, no esporte, as articulações que foram danificados a partir de fraturas ou outras lesões podem mostrar sinais precoces de osteoartrose.
Outras doenças que lesionam ou sobrecarregam a cartilagem articular também podem levar a osteoartrose. Na osteoartrose, a cartilagem que cobre o osso diminui gradualmente a medida em que se desgasta. Em muitos casos, ocorre crescimento de osteófitos nas extremidades do osso. Os Osteófitos são chamados de "esporões". Esses esporões se desenvolvem nas bordas das articulações osteoartríticas ou na inserção se ligamentos no osso. Os osteófitos pofem aumentar com a progressão da artrose e com o envelhecimento natural.
O osso com artrose pode tornar-se duro e firme (osso esclerotico). A articulação se torna inflamada, causando dor e inchaço. O uso continuado da articulação se torna é doloroso. A dor na artrose ocorre principalmernte pela manhã, melhora com a movimentação ( “a articulação esquenta”) piora no final do dia e também nos dias frios.
Outra caracteristica da dor é surgir após períodos de inatividade. Exemplo a dor surge quando se está sentado algum tempo e ficamos em pé e começamos a caminhar. 

Quais as articulações mais acometidas pela artrose?
As articulações do membro inferior são mais acometidas pela artrose que as dos membros superiores. O Quadril e joelho principalmente. O tornozelo e o pé também apresentam artrose porém muitas vezes os sintomas dos joelhos são mais intensos. O ombro apresenta artrose porém numa incidencia bem menor que o Joelho e Quadril. 

O que é a Artrite Reumatóide?
A artrite reumatóide é uma doença autoimune de longa duração. Estima-se que 1% da população em todo o mundo têm artrite reumatóide. As mulheres tem três vezes mais probabilidades de apresentar a doença do que os homens. O desenvolvimento de artrite reumatóide diminui com a idade. A artrite reumatóide afeta muitas partes do corpo, mas principalmente as articulações. O sistema imunitário, que normalmente protege o corpo, começa a produzir substâncias que atacam o organismo. Na artrite reumatóide, a sinovia incha e invadir tecidos circundantes. Substâncias químicas são produzidas e atacam e destroem a superfície articular. A artrite reumatóide pode afetar tanto grandes como pequenas articulações do corpo e também a coluna vertebral. Inchaço, dor e rigidez geralmente se desenvolvem, mesmo quando a articulação não é utilizada. Em algumas circunstâncias a artrite juvenil pode causar sintomas semelhantes em crianças. 

Como é feito o diagnóstico da Artrite Reumatóide?
A Artrite Reumatóide é diagnosticada através de uma cuidadosa avaliação dos sintomas e um exame físico. Raios-X são importantes para mostrar a extensão de qualquer dano para a articulação. Exames de sangue e outros exames laboratoriais podem ajudar a determinar o tipo de artrite. Algumas dos sintomas da artrite incluem: Fraqueza e atrofia dos músculos Sensibilidade ao toque Limitada capacidade de mover a articulação passivamente (com assistência) e ativamente (sem ajuda). Os sinais mais frequentes são articulações e dolorosas Um sentimento de atrito ou som de ranger (crepitação) com o movimento Dor quando pressão é colocada sobre a articulação ou quando a articulação é movimentada. 

Quais Medicamentos são usados para tratar a artrite reumatóide?
Analgesicos e antinflamatorios podem ser utilizados para controlar a dor e a inflamação nas articulações. Esses medicamentos, chamados anti-inflamatórios, incluiem aspirina, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, nimesulida, etc. podem ser eficazes no controle da dor. Um médico irá escolher uma medicação, tendo em conta o tipo de artrite, a sua gravidade, e o estado geral da saúde física do paciente. Os doentes com úlceras, asma, doenças renais, hepáticas ou cardíacas, por exemplo, podem não ser capaz de tomar todos os tipos de medicação. Injecções de cortisona intrarticulares podem temporariamente ajudar a aliviar dor e o inchaço. É importante saber que injeções repetidas e freqüentes na mesma articulação pode danificá-la, causando efeitos secundários indesejáveis. Viscosuplementação ou injeção de ácido hialurônico são preparados que pode também ser útil na lubrificação das articulações e apresentando menos efeitos colaterias. Isto é normalmente realizada no joelho. 

Qual o melhor Exercício para tratar a artrite?
Bengalas, muletas, andadores, ou splints podem ajudar a aliviar o stress e a tensão sobre articulação artrítica. Aprender métodos de realização das atividades cotidianas, que são menos estressantes para as articulações dolorosos também podem ser úteis. Alguns exercícios e fisioterapia podem ser utilizados para diminuir a rigidez e reforçar os músculos enfraquecidos em torno da articulação. As atividades sem impacto são uma boa opção. 

Quando está indicado Cirurgia para tratar a artrite?
Em geral, um cirurgião ortopedista irá realizar cirurgia para artrite quando outros métodos de tratamento não operatório falharam no alivio a dor e de outros sintomas. O principal fator para indicar cirurgia é uma qualidade de vida ruim. Vida é movimento, movimento é vida. Quando o paciente não consegue realizar as atividades do dia a dia que lhe dão prazer devido a dor a cirurgia é uma opção razoável. Ao decidir sobre o tipo de cirurgia, o médico e o paciente terão em conta o tipo de lesão, a sua gravidade, e a condição física do paciente. 

Qual a melhor cirurgia para tratar a artrite?
Não é possível determinar qual a melhor cirurgia pois usamos uma cirurgia para cada caso, as cirurgias mais comuns são:  
  • A remoção da sinóvia doente.
  • Substituição da cartilagem doente por cartilagem sadia retirada do próprio paciente (transplante entre articulações)
  • Osteotomias peri articulares (osteotomias = cortes ósseos que permitem mudar o alinhamento das articulações)
  • Artrodese - Fusão das extremidades dos ossos da articulação, usada somente em casos de doença isolada da articulação.
  • Artroplastias (próteses) cirurgia para substituir a articulação (Artroplastia parcial ou total)
Alguns tipos de lesão na cartilagem também podem ser tratadas com enxertos autólogos de cartilagem. No primeiro procedimento o cirurgião retira cartilagem sadia do próprio paciente e implanta essas essas células numa cirurgia. Essas células são cultivadas em latoratório e essa tecnologia já está disponível no Brasil. Alternativamente podemos implantar células tronco retiradas da medula óssea e também cultivadas em laboratório.

Tratamento de Longo Prazo.
Na maioria dos casos, pessoas com artrite podem continuar a exercer atividades normais da vida diária. Programas de exercício, anti-inflamatórios e a redução de peso para pessoas obesas são medidas comuns para reduzir a dor, a rigidez e melhorar a função.
Em pessoas com graves casos de artrite, a cirurgia ortopédica pode proporcionar muitas vezes um alívio dramáticas da dor e restaurar a função naquela articulação
Alguns tipos de artrite, como a artrite reumatóide, são frequentemente tratadas por uma equipe de profissionais de saúde. Esses profissionais podem incluir reumatologistas, físioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, especialistas de reabilitação e o ortopedista 

Pesquisas
Um dos trabalhos mais interessantes publicados nos últimos tempos relaciona o teriparatide com a regeneração da cartilagem articular, esse estudo ainda está na fase pré clinica, porém, é o primeiro que mostra alguma efetividade na prevenção e regereração da cartilagem danificada por fratura que evoluiu com artrose secundária.
Referencia: http://sites.google.com/site/drmarcosbrittodasilva/artigo-sobre-teriparatide-e-artrose. Ortopedista RJ 



O joelho esta ficando torto. Qual o melhor tratamento para a artrose do joelho. A artrose pode alterar o alinhamento do joelho e ele arquear. O arqueamento mais comum é o chamado geno varo, imagine que uma pessoa está montada num cavalo e que e os pés se aproximam por baixo da barriga do cavalo. isso ocorre pois há um desgaste assimétrico na cartilagem e o compartimento medial do joelho ( a parte de dentro do joelho) se desgasta mais que a parte lateral e com o passar dos anos a perna vai entortando. Dependendo do grau de desgaste da articulação podemos fazer uma osteotomia e nos casos mais graves devemos fazer uma prótese de joelho. Essa é uma orientação geral realmente você terá que levar sua avó a um ortopedista.
Em relação ao uso do dorflex diariamemte. Usar medicamentos analgésicos e antinflamatorias diariamente pode causar complicações gastricas e hematológicas. Os medicamentos devem ser usados somente sob orientação e acompanhamento médico.
Não andar devido a dores nas juntas. A artrose provoca dor e rigidez articular a dor é pior pela manhã e no final do dia. melhora depois que a " junta esquenta ". 
A atividade física é essencial para o tratamento da artrose, sem atividade física perdemos musculatura e surge a sarcopenia, quanto maior a perda muscular mais dificil se movimentar e maior a dor na junta. O paciente entra num ciclo vicioso: 
" Não anda porque sente dor, perde massa muscular porque não anda, a perda de massa muscular aumenta a dor pois sobrecarrega a articulação. Levando o paciente a ficar cada vez mais parado " Para interromper o ciclo precisamos de atividades fisicas para fortalecer os músculos e dessa maneira diminuir a dor, a atividade fisica produz endorfina que é um poderoso analgesico e traz uma sensação de bem estar. Sua avo precisa de atividade física para recuperar a massa muscular e diminuir a dor.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil 
atualizado em 01/05/2014

Leia mais sobre artrose

Nenhum comentário: