4.30.2015

Dicas de limpeza para quem tem cães e gatos em casa

Karine Serezuella
Do UOL, em São Paulo

  • Educação e frequência de limpeza são aliados para manter a casa em ordem e sem cheiros desagradáveis
    Educação e frequência de limpeza são aliados para manter a casa em ordem e sem cheiros desagradáveis
Por mais asseio que se possa ter, é comum encontrar pelos no chão da sala ou sentir aquele cheirinho de xixi quando há um animal de estimação em casa. Mas existem orientações e produtos especiais no mercado que ajudam a manter os ambientes limpos. O UOL Casa e Decoração selecionou algumas alternativas ao jornal do cãozinho e reuniu uma série de dicas para obter uma limpeza mais eficiente.
A primeira das dica é frequência. É essencial criar uma rotina mais intensa de coleta das partículas sólidas. Assim, passe o aspirador de pó em todo o piso, carpetes e tapetes para tirar os pelos e a poeira. Se o piso for de madeira, aqueles rodinhos com superfícies felpudas ajudam a diminuir a exigência diária do aspirador.  Para uma completa higienização dos ambientes, o veterinário Eduardo Tirado, da empresa Animal Show Pet, recomenda o uso de desinfetantes específicos, comprados em lojas de produtos veterinários e em supermercados.
Ampliar

De castelos a Bauhaus: veja as novas "casinhas" de cachorro11 fotos

2 / 11
A casinha "Hacienda" projetada pela "La Petite Maison" é uma das mais caras. Conta com iluminação, água corrente e sistemas para aquecimento e ar condicionado. A pequena construção resiste ao tempo Leia mais La Petite Maison/Divulgação
Com ação bactericida, fungicida e viricida, esses desinfetantes eliminam o mau cheiro das fezes e urina dos bichos e são seguros à saúde dos animais e dos seres humanos. "Estes produtos possuem um preço um pouco mais elevado, mas rendem bastante se diluídos em água, valendo o investimento".
  • Getty Images
Além dos produtos específicos para limpeza, quando se tem cães e/ou gatos em casa, a coordenadora do curso de serviços domésticos da Tramit Brasil, Rosana Comino, aponta ações simples que ajudam a diminuir o cheiro de tecidos, tapetes e estofados atingidos por um xixi fora de lugar:
- Primeiro retire o excesso de urina com papel absorvente. Coloque sob a mancha um pouco de vinagre branco e amido de milho. Aguarde secar por três ou quatro horas e retire a mistura com auxílio de um aspirador de pó.
- Outra dica para tirar o mau odor é esfregar no local uma solução de álcool e vinagre (em partes iguais) ou somente álcool puro. Neste caso, assegure-se de que a superfície é resistente o bastante ao produto e não vai desbotar ou rasgar.

Nenhum comentário: