5.14.2015

A POLITICA DOS TUCANOS E QUEBRAR O BRASIL

PSDB rejeita legado criado pelo FH


Criadores do fator previdenciário, no governo FH, os tucanos votaram para mudar as regras adotadas para sanear as finanças públicas.Depois é  Dilma que fala uma coisa e faz outra. Ao defender o fim do fator previdenciário, o PSDB teve uma  conduta conveniente ao seu projeto  de quanto pior melhor. Jogam para a plateia, a despesa da previdência é dez vezes maior  maior que a medida que foi aprovada ontem pela câmera dos deputados  . Não há coerência programática. O PT agora foi contra as mudanças. Os 45 deputados tucanos votaram “sim”. Foi uma grande derrota para o governo e para o Brasil, que não vai ter como pagar aos aposentados.
O fator previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.

A alteração aprovada pelos deputados federais institui a fórmula conhecida como 85/95, na qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais (com base no teto da Previdência, atualmente R$ 4.663,75) se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres)ou 95 (homens). Para professoras, de acordo com a emenda, a soma deve ser 80 e para professores, 90. Se o trabalhador decidir se aposentar antes, a emenda estabelece que a aposentadoria continua sendo reduzida por meio do fator previdenciário.

"Quando ao fator previdenciário, a comissão certa seguramente ainda será instalada, tudo isso será examinado e trabalho. Há bastante tempo o governo pensa em modificar o fator previdenciário. Registro que ele não foi eliminado como se rogou no dia de ontem [quarta], teve uma pequena adequação, em favor dos aposentados. O governo não tem nada contra isso", declarou o vice-presidente.
Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a modificação feita ao fator previdenciário representa "derrota" para o país e mostra suposta contradição no PSDB, que votou favoravelmente à alteração e, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso governava o país, votou a favor de criar o fator.

"Evidentemente que foi uma derrota não do governo, do país. Não podemos discutir a questão da previdência de forma  pouco responsável, sobretudo para quem criou o fator previdenciário, que foi o governo Fernando Henrique Cardoso", disse o líder.

Nenhum comentário: