5.28.2015

Alemão tentou arrumar vazamento de gás e causou explosão no Rio


údo


  • O laudo também aponta que os ferimentos em Müller foram causados por estilhaços
    O laudo também aponta que os ferimentos em Müller foram causados por estilhaços
A explosão que destruiu apartamentos do edifício Canoas, em São Conrado (RJ), no dia 18 de maio, foi provocada por um vazamento de gás agravado pelo próprio morador do apartamento, o alemão Markus Müller, que está internado em estado grave com mais da metade do corpo queimado. A informação é da rádio "Band News FM", que diz ter tido acesso a um laudo da Polícia Civil.
De acordo com os investigadores, os ferimentos observados pelo corpo do alemão foram provocados por estilhaços de vidro, uma vez que ele, com o corpo em chamas, teria se movimentado sobre um sofá repleto de cacos de vidro para conter o fogo. Em entrevista à "Globo News", na manhã desta quarta-feira (27), o diretor do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), Sérgio William, confirmou a natureza acidental da explosão.
O vazamento de gás no apartamento 1.001 ocorria havia cerca de uma semana, de acordo com o laudo. Na noite anterior à explosão, por conta própria, o alemão tentou trocar os rabichos (peças de conexão) do equipamento de gás. Porém ele teria feito o reparo de forma inadequada, o que acabou aumentando o vazamento.
A explosão ocorreu no momento em que Müller acendeu a luz de um dos cômodos do apartamento, na manhã do dia 18 de maio, depois que um grande volume de gás se acumulou no interior do imóvel durante toda a madrugada.
A conclusão dos peritos do ICCE descarta a versão de que a vítima foi torturada por um suposto assaltante antes do incidente. Aos médicos do Hospital Municipal Miguel Couto, onde Müller foi atendido inicialmente, ele afirmou que um criminoso invadiu o apartamento e ameaçou explodir o local.
"Ele chegou dizendo que um homem teria entrado no apartamento querendo um relógio Rolex dourado e dinheiro. E ficou à noite o torturando com uma faca, provocando lesões pelos braços e no corpo. Depois disso, ameaçou que iria explodir tudo", afirmou o diretor do hospital, Luiz Alexandre Essinger, na última sexta-feira (22).
A Polícia Civil não descartou a possibilidade de que a história fosse verdadeira, já que o alemão apresentava lesões incompatíveis com uma explosão. No entanto, informou a rádio "Band News FM", a perícia apontou que os ferimentos no corpo da vítima foram causados por estilhaços.
De acordo com o hospital, o paciente apresentava seis a oito cortes longitudinais e cinco perfurações pequenas no tórax, do pescoço até a altura do umbigo, além de cortes paralelos e longitudinais na parte interna dos braços, da altura do cotovelo até o punho.
"Desmontou uma série de teorias da conspiração", disse o síndico do prédio, Jorge Alexandre de Oliveira. De acordo com Oliveira, as conclusões da Polícia Civil condizem com o que acreditavam os moradores do edifício.
No dia da explosão, o volume de gás consumido era cinco vezes maior em comparação com a média histórica mensal utilizada por Müller. Técnicos da CEG (Companhia Estadual de Gás) constataram que 30 metros cúbicos de gás haviam sido consumidos, enquanto a média mensal de consumo do apartamento era de 6 metros cúbicos --volume verificado em medição no dia 12.
A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Rio ainda não se pronunciou sobre a divulgação do laudo do ICCE. O delegado responsável pela investigação, José Alberto Pires Lage, da 15ª DP (Gávea), não foi localizado pelo UOL. (Com Estadão Conteúdo)

Nota:O alemão morreu hoje dia 28 de maio de 2015 por complicações respiratórias no hospital Pedro ll
Ampliar



Explosão destrói apartamentos na zona sul do Rio24 fotos

2 / 24
18.mai.2015 - Uma explosão atingiu um prédio em São Conrado, na rua Olímpio Mourão Filho, zona sul do Rio de Janeiro. Ao menos nove apartamentos sofreram danos e um homem foi encontrado em um dos apartamentos com ferimentos graves Leia maisReprodução/Globo News



Veja também

Nenhum comentário: