5.01.2015

BOTULISMO: CUIDADO COM OS ALIMENTOS É FUNDAMENTAL PARA EVITAR A DOENÇA



Botulismo: cuidado com os alimentos é fundamental para evitar a doença









Os sintomas do botulismo são manifestados entre 12 e 36 horas após a ingestão do alimento e são variados.

O botulismo, intoxicação alimentar originada por uma bactéria, é uma doença rara e letal. Alberto Chebabo, infectologista , explica que, quando as toxinas da bactéria Clostridium Botulinum são absorvidas pelo aparelho digestivo, elas entram na corrente sanguínea, atingem o sistema nervoso e interferem na comunicação entre as células nervosas, resultando em enfraquecimento das funções vitais e paralisia muscular. Chebabo afirma que a bactéria causadora da doença é encontrada no solo, em produtos agrícolas, na água e no trato gastrointestinal dos animais. “A Clostridium Botulinum se desenvolve em ambientes sem oxigênio e, por essa razão, é encontrada com facilidade em alimentos enlatados ou embalados a vácuo. Tampas estufadas podem ser indício da presença da bactéria”, afirma.

O infectologista destaca alguns alimentos ligados à doença: embutidos de carne em geral; conservas em lata e vidro de doces; hortaliças; legumes; palmito; aspargo; cogumelo; alcachofra; pimentão; berinjela; alho, picles; peixes e frutos do mar, especialmente acondicionados em embalagens submetidas a vácuo. “As conservas de vegetais exigem sistemas cuidadosos de processamento, como lavagem e desinfecção dos alimentos, acidificação e salmoura adequadas, enfim, condições higiênico-sanitárias corretas, licença e registro na Vigilância Sanitária”, ressalta.

Segundo Chebabo, os sintomas dessa intoxicação são manifestados entre 12 e 36 horas após a ingestão do alimento e são variados. “Aversão à luz, dificuldade para engolir, vômito, secura na boca e garganta, paralisia respiratória, constipação intestinal e retenção de urina podem ocorrer”, ressalta. O diagnóstico pode ser obtido por meio dos sinais e sintomas, por exame de sangue e por testes complementares nos alimentos suspeitos. O tratamento é realizado por meio do soro antibotulínico, que atua obstruindo a toxina que circula no sangue, impedindo-a de se alojar no sistema nervoso.

O botulismo é uma doença que pode levar à morte, e seu tratamento exige internação em unidade de terapia intensiva por tempo prolongado, dependendo da gravidade do quadro e da precocidade do atendimento médico em relação ao início dos sintomas. “Por isso, os familiares dos doentes são extremamente importantes para prevenir ou detectar precocemente o surgimento de um ou mais casos de botulismo. Devem-se identificar aqueles que fizeram ingestão comum dos alimentos, orientá-los quanto ao aparecimento de sinais e sintomas e a procurar urgentemente os cuidados médicos ao primeiro sinal”.

Nenhum comentário: