5.16.2015

DESAFIO DO AJUSTE É O MESMO DO PLANO REAL

Durante solenidade em comemoração dos 50 anos do CMN, ministro da Fazenda voltou a destacar a importância do ajuste fiscal

POR MARCELLO CORRÊA / RENNAN SETTI


Joaquim Levy e o presidente do BC, Alexandre Tombini, na cerimônia pelos 50 anos do Conselho Monetário Nacional, no Rio – Fabio Rossi / Agência O Globo
 Diante de dezenas de ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, comparou os desafios da economia à reforma que instituiu o Plano Real, em 1994. Durante solenidade em comemoração dos 50 anos do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão deliberativo do BC, na noite desta sexta-feira, Levy voltou a destacar a importância do ajuste fiscal, aliado aos esforços para retomar o crescimento da atividade econômica.
— Em primeiro lugar,, no evento no Rio de Janeiro.
Mais cedo, durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Levy afirmou que “a União não daria as costas aos estados”, em referência ao esforço do governo para pôr fim à chamada guerra fiscal, causada pelo impasse sobre a reforma do ICMS, um dos pontos mais delicados da reforma tributária.
— Estou certo de que os próximos 50 anos serão tão desafiadores como os que tivemos até agora. Certamente, o fortalecimento de nossas instituições é parte essencial para o nosso exercício democrático — disse o titular da Fazenda.
O ministro destacou o anúncio desta semana feito pelo BNDES, que criou um fundo de suporte aos emissores de debêntures de infraestrutura.
— Nas atuais circunstâncias fiscais, a participação do BNDES para permitir essa complementaridade é uma ação de grande alcance que nos permite aproximar de um dos desafios mais importante dos últimos anos. Que é tentar diminuir a dualidade do nosso mercado de crédito. É legítimo pensarmos em diminuir essa dualidade. Veremos um protagonismo cada vez maior do crédito livre… aquilo que nos distingue, cada vez mais, como uma economia madura e equilibrada.
Levy destacou também a importância da presença do Brasil na OCDE, organização que reúne os países ricos.
— O governo quer desenvolver um trabalho mais próximos com a OCDE. É muito importante, é ali que se discute temas relevantes como a concorrência. Queremos estar presentes, assim como estamos no G20, para participar do desenho de regras que nos afeta — disse.
Na plateia do evento estavam convidados como os ex-ministros da Fazenda Pedro Malan, Maílson da Nóbrega e Ernane Galvêas.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: