5.10.2015

Fernanda Gentil celebra maternidade: 'O Dia das Mães ganha mais sentido

Em entrevista ao EGO, jornalista listou coisas que toda mãe de primeira viagem deveria saber: 'Diferenciar choro de fome e de cólica'

Laís Gomesdo EGO, no Rio
Fernanda Gentil (Foto: Arquivo Pessoal)Fernanda Gentil (Foto: Arquivo Pessoal)

Que Fernanda Gentil está esperando seu primeiro filho, Gabriel, com o empresário Matheus Braga, todo mundo já sabe. O que a maioria das pessoas desconhece é que ela só será mãe de primeira viagem biologicamente falando. A jornalista tem uma 'rotina de mãe' há quatro anos, já foi homenageada em uma festa de Dia das Mães, em 2012; e ganha presente na data comemorada neste domingo, 10, antes mesmo de pensar em ficar grávida. O responsável por dar esse gostinho da maternidade a Fernanda é Lucas, de 7 anos, afilhado da jornalista.
Fernanda Gentil, o marido Matheus e o afilhado, Lucas (Foto: Arquivo Pessoal)Fernanda Gentil, o marido Matheus e o afilhado,
Lucas (Foto: Arquivo Pessoal)
A mãe do menino morreu quando ele tinha quase 2 anos e coube a Fernanda assumir o significado literal da palavra madrinha, nome dado a figura - do sexo feminino - que se compromete em cuidar e proteger algo ou alguém, a partir do ritual do apadrinhamento. Há cinco anos ela e o marido dividem as responsabilidades de Lucas com o pai do menino. Em entrevista ao EGO ela contou que apesar de ser feliz em comemorar o Dia das Mães ao lado da mãe, viveu uma dos momentos mais especiais da data comemorada no segundo domingo de maio como 'mãedrinha'.
"Fazer a minha mãe feliz me dá muito prazer, por isso o Dia das Mães sempre foi marcante para mim. Essa data é especial para ela, mas se estiver que escolher uma, escolho o ano de 2012, pois além de ter sido mais um Dia das Mães em que ela foi homenageada, foi o primeiro em que eu também fui. Naquele ano recebi do Lucas, meu afilhado, o presente de Dia das Mães que ele fez na escola. Lembro que rezei a noite toda agarrada ao presente e o oferecendo para a mãe dele, que está no céu", relembra.

Foi por conta de Lucas que Fernanda criou, ao lado do marido e de dois amigos, a 
Caslu, uma associação que levanta fundos para ONGs e instituições que melhoram a vida de crianças carentes. Uma outra forma de ser mãe.Fernanda conta que este ano a data vai ter um gostinho diferente, mas ressalta que o Dia das Mães sempre foi importante por conta do afeto do afilhado. "Por eu estar com o Gabriel aqui dentro de mim, a data ganha ainda mais sentido. Mas sempre vivi esta data com muita intensidade pela importância que ela tem pra minha mãe, e pelo Lucas meu afilhado, que costuma me dar presente também nesta data".
Fernanda Gentil exibe barriga de seis meses de gestação (Foto: Instagram/ Reprodução)Fernanda Gentil exibe barriga de seis meses de
gestação (Foto: Instagram/ Reprodução)
Por conta da profissão, Fernanda Gentil vive uma vida sem muitas rotinas. E mesmo que Gabriel ainda esteja bem acomodado em sua barriga, a jornalista já sabe o que falar se eventualmente não puder passar uma data comemorativa ao lado do filho. "Eu aprendi com os meus pais que nada cai do céu. Minha mãe ficou comigo três meses de licença maternidade porque precisou voltar a trabalhar. Meu pai passava mais horas no carro indo e vindo do trabalho, do que em casa com a gente durante a semana. Hoje eu e meu irmão entendemos o quanto aquele esforço foi fundamental para termos os valores e princípios que temos. Um dia o Gabriel, tenho certeza, vai entender também que se a mãe dele por acaso perder alguma data comemorativa ou passar o fim de semana trabalhando, vai ser por ele e para ele".
Atualmente, Fernanda está apresentando o quadro 'Mamãe Gentil', exibido no 'Esporte Espetacular' onde mostra sua a rotina de exercícios e alimentação durante a gravidez. Ela falou sobre a repercussão das pessoas em relação ao quadro e a sua gestação. "Tem sido muito legal. Quando começamos o quadro o grande objetivo era falar com a família inteira. Não só com a mulher que está grávida, mas com o marido que vai ser pai, com o filho que vai ganhar um irmão, com futuros avós, etc... e estamos conseguindo! Tenho tido retorno de todas essas pessoas e elas gostam de saber que a minha gravidez é normal como a de qualquer outra mulher – tenho desejos, fraquezas, e ganho quilos a mais também. Eu sempre busco essa identificação com o público, acho que é a maior recompensa que posso ter."
Fernanda Gentil (Foto: Divulgação/TV Globo)Fernanda Gentil (Foto: Divulgação/TV Globo)
Aos seis meses, ela revela que engordou cinco quilos, parou de sentir desejos no terceiro mês de gestação e que tem sentido muita fome e ansiedade. "No início tive muita vontade de comer açaí. Principalmente pela minha rotina agitada, sinto ainda mais ansiedade e fome. O mais difícil de deixar de comer é pizza. Engordei cinco quilos até agora, pode parecer pouco, mas dizem que o finalzinho que é preocupante, né? Só de pensar nisso me dá...fome", brincou.
Além da fome - que aumentou depois da descoberta da gravidez - Fernanda Gentil também sentiu que os sentimentos estão à flor da pele, mas contou que espera voltar ao normal após os nove meses. "No último episódio do 'Mamãe Gentil' minha mãe me ligou perguntando se eu tinha gostado. Comecei a chorar. Matheus um dia chegou em casa eu estava cochilando, ele me deu um beijo na testa. Comecei a chorar. Também estou muito mais impaciente e sem cerimônia para as coisas, mas espero voltar ao normal", disse aos risos.
Aprendi com meus pais que nada cai do céu"
Fernanda Gentil
Fernanda contou ainda que não tem estipulado metas em relação ao período de sua  gestação e, por isso, não sabe até quando vai trabalhar antes de tirar sua licença maternidade. "O mais importante para mim é a minha saúde e a do meu filho. Vou trabalhar até onde der, desde que não ofereça risco para nenhum de nós dois. O mesmo vale para dirigir, viajar, e até a famosa dúvida do parto normal ou cesárea – o que for melhor para nós dois no dia e na hora, que seja feito."
Com muito bom humor, a jornalista e apresentadora listou cinco coisas que toda mãe de primeira viagem deveria saber. "Amamentar, diferenciar choro de fome e de cólica, dar o primeiro banho, não mimar muito e escolher a primeira creche", o que não é tão fácil como doar amor - o que ela sabe bem - mas que Fernanda provavelmente vai tirar de letra.
  •  
Fernanda Gentil (Foto: reprodução/instagram)Fernanda Gentil (Foto: reprodução/instagram)

    Nenhum comentário: