5.13.2015

INFILTRAÇÕES NAS ARTICULAÇÕES ALIVIA AS DORES

A infiltração  de cortisona são injeções que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação em uma área específica do corpo.
As injeções de cortisona são realizadas com freqüência nas articulações como a do tornozelo, cotovelo, quadril, joelho, ombro, mão, punho e coluna vertebral.
A injeção de cortisona no ombro
Infiltração de cortisona no umbro
Gresei/bigstockphoto.com
Mesmo as pequenas articulações das mãos e dos pés podem se beneficiar destas injeções, também pode ser útil no tratamento do túnel do carpo.
A eficácia no tratamento da fascite plantar ou dedo no gatilho é pobre, para estes distúrbios é melhor considerar outras terapias.
As injeções de cortisona incluem uma medicação com esteroides e um anestésico local.
Em muitos casos, a infiltração pode ser administrada na clínica do médico.
No entanto, o número de injeções há serem tomadas em um ano é limitada devido aos potenciais efeitos colaterais o fármaco.

O que é uma injeção de cortisona ?
Injeção de cortisona é um tratamento útil para muitas doenças e distúrbios.
A cortisona é um medicamento à base de esteroides.
Os esteroides têm efeitos anti-inflamatórios potentes, também pode ajudar a regular a atividade do sistema imunológico.
Existe uma vasta gama de medicamentos à base de cortisona para as injeções.
A infiltração de cortisona é muitas vezes um termo genérico para injetar qualquer um destes medicamentos. A finalidade destas injeções é de reduzir a inflamação. Ao reduzir a inflamação alivia a dor.
A infiltração é apenas um tipo de tratamento. Você deve discutir com seu médico os diferentes tratamentos médicos para entender melhor qual é o mais adequado de acordo com sua patologia.
Os tipos de infiltração de cortisona são:
Injeções locais que reduzem a inflamação numa área limitada do corpo, alguns exemplos de injeções locais são aqueles articulares (nas articulação) e infiltração peridural (na espinha dorsal).
Injeções sistêmicas que reduzem a inflamação ao longo do corpo para regular a atividade do sistema imunitário. As injeções tratar doenças sistêmicas que afetam mais de uma área, como a artrite reumatoide, câncer, doenças auto-imunes de colágeno, problemas respiratórios ou reações alérgicas.

Mecanismo da inflamação
A inflamação é uma das primeiras reações do organismo a uma ferida ou lesão.
No momento em que a lesão ocorre, ocorre a libertação de células danificadas e fragmentos de tecido.
Estas partículas expulsa agem como antigênios para estimular uma resposta imune e causar a proliferação não especifica de leucócitos (glóbulos brancos).
O fluxo sanguíneo local aumenta para transportar os leucócitos, macrófagos e proteínas plasmáticas na área lesada, como um mecanismo de defesa.
A redistribuição do fluxo arterial produz estase (congestão) e hipóxia (falta de oxigênio) no local da lesão.
A chegada de células brancas do sangue, proteínas de plasma e fluidos no tecido provoca vermelhidão, inchaço e dor, que são as marcas de inflamação.

Ação do cortisona
O mecanismo de ação de cortisona inclui uma redução da reação inflamatória, limitando a dilatação capilar e da permeabilidade das estruturas vasculares.
Esta substância reduz a acumulação de leucócitos e macrófagos, também diminui a libertação de cininas, que causam vasodilatação.
Cortisona inibe (pára) a liberação de enzimas destrutivos que atacam o tecido danificado e também destroem o tecido saudável.
Além disso, as pesquisas mais recentes mostram que a cortisona podem reduzir a formação de prostaglandinas que contribuem para o processo inflamatório.
Injeções de cortisona podem ser parte de um tratamento para várias doenças e distúrbios, inc).

Como posso fazer uma injeção de cortisona ?
As injeções de cortisona podem ser administrados de maneiras diferentes.
  • Injeções epidurais, em que o médico injeta uma fármaco à base de cortisona, perto do canal da coluna vertebral para reduzir a inflamação na coluna vertebral. Ao diminuir a inflamação dá alívio a dor causada por distúrbios da coluna vertebral, como a estenose da coluna vertebral, hérnia de disco e lesões de nervos da medula espinhal.
    Esta é uma forma de injeção local.
    Geralmente, o médico combina esteroides com uma anestesia local (por exemplo, lidocaína), para injeções epidurais em caso de dor na coluna.
  • Infiltração articulares, em que o médico injetar cortisona diretamente na articulação. Esta é uma forma de injeção local. A maioria dessas injeções são realizadas no consultório médico. Nos casos que envolvem as articulações de difícil acesso por exemplo o quadril, a infiltração pode ocorrer em hospital ou em clínica usando a maquinaria de raios -x ou um aparelho de ultra-som para guiar o procedimento.
    O  médico pode combinar o medicamento à base de cortisona com um anestésico local para injeções articulares.
    Geralmente preferimos uma injeção de ácido hialurônico ou terapia física (por exemplo a terapia tecar ou a terapia do magneto) porque não causa os efeitos colaterais da cortisona.
  • Injeções intra -lesional, são feitas diretamente na lesão da pele, tais como acne ou um queloide.
    Um queloide é um crescimento excessivo de colágeno na cicatriz ou em uma ferida. O seu médico pode misturar uma ampola de cortisona com um anestésico local para as injeções intralesionais. Essas Injeções são de natureza local.
  • A infiltração por via intramuscular, em que o médico injeta um medicamento feito a partir de cortisona diretamente num músculo.
    Essas são injeções sistêmicas.
    Estas Injeções são utilizados para reduzir a inflamação, pelo menos em duas partes do corpo. Para a injeção intramuscular, o médico pode combinar a cortisona com um anestésico local.
  • Injeções intravenosas, que entram diretamente na veia. São uma forma de injeção sistêmica. Tipicamente se efetua injeções por via intravenosa de cortisona como um tratamento para patologias graves no hospital.
Quais são as vantagens de injeções de cortisona ?
Quando uma articulação e inchada, por vezes o fluido das articulações é aspirado antes de injetar a cortisona.
Se o líquido for removido, pode ser analisado por meio de exames laboratoriais para determinar a causa da inflamação articular.
Isso é uma grande vantagem, pois é um teste de diagnóstico muito preciso.
Outro mérito de injeção de cortisona é que a redução da inflamação numa área específica do corpo, é mais rápida e mais poderosa do que os medicamentos anti- inflamatórios convencionais, administrados por via oral, tais como a aspirina.
Uma única injeção também pode evitar alguns efeitos colaterais que podem acompanhar a muitos fármacos anti- inflamatórios por via oral, em particular a irritação do estômago e a úlcera gástrica.
Injeções de cortisona pode ser administrada facilmente no consultório do médico.
Outras vantagens são o rápido efeito do fármaco e a concentração dos efeitos colaterais só na área de infiltração.
A infiltração articular da cortisona não engorda e não provoca edema generalizado no corpo.
Após a infiltração de cortisona, algumas pessoas têm vermelhidão e sensação de queimação no tórax e no rosto.
Se o paciente sofre de diabetes, a injeção pode aumentar temporariamente os níveis de açúcar no sangue.
Depois de injetar o fármaco, o médico pode pedir para :
  • Proteger e manter em repouso a área onde a injeção foi administrada durante um ou dois dias. Por exemplo, no caso de infiltração no ombro, deve-se evitar a elevação de cargas pesadas com o braço.
  • No caso de injeção na articulação do joelho, deve permanecer o menos possível em pé.
    aplicação de gelo na zona de injeção para aliviar a dor no caso de necessidade.
  • Atenção aos sinais de infecção, incluindo aumento da dor, vermelhidão e inchaço mais duradouro do que 48 horas.

Os efeitos colaterais da cortisona
Provavelmente, o efeito colateral mais comum é a inflamação de cortisona, ou seja, um distúrbio no qual a cortisona injetada cristaliza e pode causar um curto período de dor pior do que antes.
Este efeito dura normalmente de 24/48 horas, e é preferível tratá-lo imediatamente com a aplicação do gelo na zona onde ocorreu a infiltração.
Geralmente tentamos evitar a infiltração no calcanhar, o tendão de Aquiles e o cotovelo em caso de epicondilite, porque eles podem promover a formação de calcificações
Outro efeito colateral é bastante comum o branqueamento da pele em que a injeção é efetuada.
Estas preocupações são apenas para as pessoas com pele escura e não é perigoso, mas os pacientes devem estar cientes desta possibilidade.
Outros efeitos colaterais das injeções de cortisona podem ser bastante grave.
O mais importante é certamente a infecção, especialmente se a infiltração é realizada em uma articulação.
A melhor prevenção é a utilização de todas as precauções, a desinfecção da pele com desinfectante e ou álcool.
Além disso, os pacientes com diabetes pode ter um aumento transitório da glicose no sangue que devem ser cuidadosamente monitorizado.
Evitar a infiltração durante a gravidez ou amamentação.
Se você fizer a infiltração de um tendão, isso pode enfraquecer até que se rompe completamente.
Dado que a cortisona é uma substância presente na natureza não há respostas alérgicas a substância injetada. No entanto, é possível ser alérgico a outras substâncias presentes na ampola injetada, em particular de betadine que muitos médicos utilizam para desinfectar a pele.
Entre outras as contra-indicações estão o glaucoma, hipertensão e osteoporose.

Quantas injeções de cortisona pode ser feito?
Geralmente, ele executa um ciclo de três injeções consecutivas entre uma semana e outra.
Se são eficaz, você pode repetir o ciclo depois de 6 meses, pelo menos.

As infiltrações são dolorosos ?
A dor é subjetiva, algumas pessoas sentem simplesmente uma picada, enquanto outros dizem que doer.
Um paciente que faz 3 infiltrações em uma articulação, realizada pelo mesmo médico pode sentir um leve desconforto na primeira vez e uma forte dor na segundo.

9 comentários:

Unknown disse...

Fiz uma infiltração no ombro a 10 dias e me dói muito o ombro e a Palma da mão
Inchando também no antebraço e mãos
Alguém pode me dizer se isso é normal?

Unknown disse...

Infiltração de cortisona engorda sim ou não

Unknown disse...

Não engorda não.

Unknown disse...

Se foi não é normal, aconselho a ir ao médico.Apesar de o gelo aliviar.

Unknown disse...

Fiz uma infiltração no cotovelo hoje de manhã, agora são 18:00 hs e estou com uma dor insuportável, que só passa com gelo, desde 13:00hs.

Anônimo disse...

Fiz a infiltração no ombro a 5 dias e ainda sinto muitas dores e o local está roxo.

Anônimo disse...

Fiz um infiltracao no ombro e cotovelo esquerdo ontem as 14:30 e estou com antigo braco meio enrrijecido e nomal

Anônimo disse...

Fiz uma infiltração segunda no ombro e cotovelo e meu ombro dói ainda é normal hoje já quinta feire

Anônimo disse...

Fiz no tornozelo,não doeu nada mais depois de um ano voltou a doer,vou fazer outra infiltração.