5.16.2015

Medicamentos para asma podem afetam o crescimento das crianças


Estudos mostram que as que tomaram o corticoide inalado aumentaram menos 0,5 cm de tamanho em relação ao grupo de controle
Duas novas revisões de estudos da publicados pela Biblioteca Cochrane envolvendo corticoides inalados (as bombinhas usadas por quem sofre de asma) sugerem que estes medicamentos afetam o crescimento das crianças. Uma revisão estudou os efeitos dessas drogas no crescimento quando comparadas com placebos e não esteroides, enquanto outra ficou concentrado nas doses dos medicamentos.
A primeira revisão sistemática examinou os resultados de 25 pesquisas com 8.471 crianças com asma de suave a moderada. Dos 25 estudos, 14 envolvendo 5.717 crianças mediram o crescimento durante um ano. A maioria dos corticoides inalados foram testados e os resultados sugeriram que eles suprimiam o crescimento, quando comparados com placebos e drogas não esteroides. No grupo de controle desses estudos, a média de crescimento entre as crianças era de 6 cm a 9 cm por ano, já nos grupos que tomaram o corticoide inalado a taxa foi reduzida em 0,5 cm.
No Brasil, principal autora dessa revisão, da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul, Linjie Zhang, diz que os efeitos no crescimento “parecem menores comparados a outros benefícios, como o controle da asma e a garantia do crescimento completo do pulmão”.
FONTE: GLOBO ONLINE

Nenhum comentário: