6.12.2015

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA AJUDA A ENVELHECER MELHOR





Alimentação adequada ajuda a envelhecer melhor









Médica geriatra explica que com uma alimentação regrada e balanceada é possível garantir saúde e deixar que os anos cheguem sem medo








É impossível correr contra o relógio biológico, mas andar na mesma direção que ele, adequando ao seu estilo de vida hábitos mais saudáveis pode sim fazer toda a diferença para envelhecer melhor. A médica geriatra Dra. Elaine Biffi, de São Paulo, explica que com uma alimentação regrada e balanceada, é possível garantir saúde e deixar que os anos cheguem sem medo.

As frutas são excelentes fontes de nutrientes antienvelhecimento, mas vale destacar algumas como as romãs, blueberries, ameixas e uvas roxas. "As romãs concentram os antioxidantes, as ameixas contém boro, que atua na prevenção da osteoporose, e as uvas roxas contêm componentes fenólicos que reduzem a incidência de doenças do coração. Já as blueberries podem ajudar a diminuir o processo da perda da memória decorrente da idade", diz a médica.

O tomate, a abóbora e a cenoura são excelentes fontes de lipídeos solúveis antioxidantes. Os mais ricos em carotenoides são os que carregam as cores amarelo e laranja. "Eles são ricos em vitamina A – uma forte aliada do antienvelhecimento, da manutenção dos tecidos e do sistema imune – reduzindo o risco de desenvolvimento de câncer", fala a geriatra.

Para a médica, a atenção ainda deve incorporar peixes, em especial o salmão, que é rico em ômega 3 e ácidos graxos essenciais, que atuam na melhora das funções cognitivas e no coração. "Mas, o mais importante é levar em conta que o conjunto da dieta é o que fará a grande diferença. As frutas e vegetais frescos, proteína magra, os grãos inteiros e as nozes e sementes combinados harmoniosamente, protegem contra doenças cardíacas e ainda atuam na redução da pressão sanguínea", completa Dra. Elaine.


    Nenhum comentário: