6.08.2015

Miss Teen Mundial, Eduarda Moreira conta que sofre discriminação por ser do Ceará



Eduarda Moreira nasceu em Canindé, no Sertão Central, interior do Cerá Foto: Lucas Dantas Barbosa / Divulgação
Thayná Rodrigues

Dez meses foram o suficiente para Eduarda Moreira, a Miss Teen Mundial, ver os sonhos de uma vida inteira se realizarem. A jovem de Canindé, no interior do Ceará, recebeu a coroa de adolescente mais bonita do mundo em Honduras, na última semana. Mesmo depois de vencer o concurso estadual e o nacional, a menina de 15 anos conta que se surpreendeu com a vitória na competição internacional:
- Eu já estava muito feliz de estar ali. Foi incrível. Para falar a verdade, Eu acreditava que todas as meninas tinham chance e não tinha nenhuma certeza de que ia ganhar - conta a garota, que alega que a espera pelo grande dia vem de décadas: - Assistia na TV às moças nos concursos de miss e nas passarelas e achava lindo. Comecei a ficar com esperança de que também podia fazer parte desse mundo quando as pessoas disseram que eu tinha estilo.
Para Eduarda, o concurso teve outra finalidade além de ser vitrine para os trabalhos como modelo frutificarem: dar destaque à bandeira de seu estado e do Brasil no exterior.
- Internacionalmente é muito importante para mim mostrar o Ceará, mostrar a garra das pessoas daqui, levar o nome do estado, do país...- diz ela, que lembra que não só os atributos físicos são avaliados na competição: - Tive que mostrar meus hábitos, minhas ações... A gente acaba por servir de exemplo para as meninas do Brasil e do mundo. Mas, desde pequena, minha mãe me deu uma ótima educação. Com isso, não tive muito trabalho.
Apesar da ótima repercussão após a vitória no concurso em seu estado e entre os conhecidos, a menina conta que é alvo de comentários discriminatórios na internet.
- Foi um prazer enorme mostrar a bandeira do Ceará, que é um estado lindo, para o mundo. Mas, por incrível que pareça, no Brasil, tenho sofrido muito preconceito por ser do Ceará. Já falaram que só pelo meu sotaque eu deveria ser desclassificada, que para eu ter ganho o concurso os meus pais só poderiam ser do Sul... Fico surpresa de, em pleno século 21, as pessoas ainda terem tanto desconhecimento e serem imaturas a esse ponto - diz a menina, filha de uma professora e de um comerciante, ambos cearenses.

Eduarda Moreira é filha de um comerciante e de uma professora, ambos do estado nordestino
Eduarda Moreira é filha de um comerciante e de uma professora, ambos do estado nordestino Foto: Miss Teen Mundial/Divulgação

Assim como Eduarda, a Miss Brasil de 2014, Melissa Gurgel também havia passado por situação semelhante e sofreu comentários maldosos por ser nordestina. O caso chegou a ganhar representação no Ministério Público Federal pela OAB-CE para investigar e responsabilizar os autores das mensagens.
- Eu lamentei muito o que aconteceu. As pessoas deveriam conhecer o meu caráter. Não deve haver preconceito, racismo, ainda mais dentro do próprio país. Tenho muito orgulho de ser cearense e brasileira - desabafou a Miss Brasil Melissa Gurgel.
Nota:  Infelizmente esses caras são os mesmos coxinhas que apoiaram Aécio Neves, querem a volta da ditadura militar, batem panelas contra o governo eleito, descrimina o nordeste maravilhoso.e sonegam imposto.  

Eduarda Moreira planeja seguir carreira de modelo e de atriz
Eduarda Moreira planeja seguir carreira de modelo e de atriz Foto: Lucas Dantas/Instagram

Sem levar em consideração os comentários maldosos, a Miss Teen planeja seguir carreira nas passarelas e ainda tem outros sonhos para realizar:
- Quero muito continuar minha carreira de modelo, e assim que terminar os estudos, me preparar para ser atriz. Adoraria participar de "Malhação", por exemplo - diz Eduarda Moreira, que conta quem são os seus ídolos nas passarelas e na TV: - Admiro muito a Gisele Bündchen, Kendall Jenner... Na TV, amo a Bruna Marquezine e adoraria conhecer a Tatá Werneck. Seu humor é algo que contagia.

Jovem recebeu coroa em Honduras na primeira semana de junho
Jovem recebeu coroa em Honduras na primeira semana de junho Foto: Divulgação

Nenhum comentário: