6.18.2015

Redução da maioridade penal é erro gravíssimo



O PSDBosta está prestes a se render à onda conservadora e reacionária que, formada na Câmara dos Deputados, reflete em parte uma base social idêntica. Mas tem claros objetivos políticos e eleitorais de capturar parte da cidadania com propostas que jamais deram certo ou expressam uma visão preconceituosa e autoritária da vida em sociedade, impondo a todos sua visão religiosa ou moral via Estado.
A proposta, ainda que atenuada, de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes como homicídio, latrocínio, lesão corporal e estupro é um gravíssimo erro. Maior ainda porque há uma outra proposta ampliando o tempo de internação de jovens infratores de três para ate 10 anos, ou 8 anos, sem reduzir a maioridade penal.
Nem a casas de internação têm condições de receber hoje os jovens infratores e muito menos nosso sistema penitenciário. É pura ilusão ou má-fé acreditar que em nossos presídios serão construídas alas especiais para abrigar os novos condenados entre 16 e 18 anos. Estaremos, isso sim, treinando soldados para o crime organizado, centenas ou milhares dependendo de como será aplicada a nova lei, se aprovada.
E bom lembrar que 70% dos apenados hoje são jovens e a maioria cometeu crimes como roubo, furto ou uso de droga — que pela mão pesada dos delegados e juízes vira trágico de droga. E que quase 1/3 são presos provisórios. Dá para se ter uma ideia de como será a aplicação da nova lei e quantos milhares de jovens teremos nas penitenciárias sem nenhuma condição de receber novos detentos.
Acreditar na construção ou reforma do sistema penitenciário, em tempos de cortes de todo tipo de gastos e investimento nos Estados e na União, é se auto-iludir. A sociedade pagará, infelizmente, por essa demagogia eleitoreira.

9 comentários:

Unknown disse...

A sociedade ficará livre desses deliquentes, isso sim. Enquanto ela está livre deles, que os ideólogos de esquerda continuem, então, na busca da solução definitiva da deliquencia juvenil. Enquanto isso melhor que ELES esperem na cadeia do que NÓS vítimas esperemos dentro de casa sem poder sair.
O foco do problema aqui não é a delienquencia juvenil, mas sim a paz da sociedade que é vítma HOJE dessa deliquencia.
É irritante como a classe média é tratada pelos políticos de esquerda como se fosse um agrupamento de imbecis. CHEGA! Quem paga imposto é quem manda nesse País. O ocaso das esquerdas no mundo é resultado de novos tempos de liberade no horizonte decorrente do esgotamento do discurso comunista/socialista/estatista que assola o planeta desde o final da 2ª Guerra Mundial.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Ola Walter, enquanto ficarmos na paranoia de esquerda, direita, quem paga imposto é quem manda neste país, não enfrentaremos os grandes problemas da sociedade, em todos os países que enfrentam o problema da delinquência juvenil, não se resolve nada pela repressão e sim pela educação. A classe média não é imbecil, imbecil é quem tem uma visão retrógrada e alienada da democracia, que não tem nada haver com comunismo, Cuba, Bolivarianismo ou outra coisa parecida. Portanto para termos liberdade no horizonte, temos que ter a cabeça arejada e aceitar as mudanças que este pais teve ao longo da última década. Até porque esta classe média foi projeta nesta última década.

Unknown disse...

O foco de interesses no caso da redução da maioridade penal não é o menor delinquente, mas sim a sociedade civil que é vítima dos mesmos. O problema da deliquencia juvenil não é novidade, não surgiu anteontem. Todos os Governos que passaram pelo Brasil sempre se manifestaram sobre o problema. Entretanto, em todos os meus anos de existência nunca vi nenhuma ação efetiva para mitigação/eliminação do problema.
A educação é um instrumento de longo prazo que vai atingir gerações futuras e, que se começasse agora e não parasse mais, teríamos resultado daqui a 25 anos.
Ocorre que os deliquentes de hoje continuarão violando nossa paz e integridade física e moral. Isso tem que acabar...agora! Não importa se eles vão sair da cadeia com "Mestrado no Crime". O que importa é que nesse período a sociedade civil fica livre para ir às ruas e eles esperam trancados a solução maior. Qdo saírem e cometerem mais crimes voltarão para a cadeia. Não pode haver é impunidade pois isso sim estimula a conduta criminosa.
Se alguém tem que ter o ônus da espera pela solução maior que sejam esses menores delinquentes de hoje. Quem sabe os jovens de amanhã possam desfrutar dos benefícios de uma solução maior, de longo prazo e mais abrangente.
Enquanto isso não acontece...cadeia neles.
Viver em Sociedade só tem sentido quando os indivíduos membros dela são úteis ao grupamento social e podem também dele extrair utilidade de forma que tenham mais "bens da vida". Portanto a fórmula doutrinária esquerdista de desvalorizar o indivíduo e professar um tal "coletivismo"na verdade consegue apenas desintegrar o tecido social na medida em que o indivíduos que criam e produzem são "abusados" pelos que sistematicamente nem criam e nem produzem e a tendência é enfraquecer os laços sociais e mesmo até perder o sentido de viver em sociedade. Não tem paranóia nenhuma nisso e a compreensão de que a fórmula de sociedade professada pelas esquerdas nunca passará de estágio de pupa é porque tem defeito genético original que a torna inviável. Solidariedade é uma coisa, episódica, temporária e com razões concretas de existir, entretanto ser "ordenhado" sistematicamente pelos oportunistas manipuladores de massa estimulando a existência de uma parcela de eternos dependentes é outra. Inaceitável. Mas o ocaso da esquerda no momento é planetário. Vamos chegando ao fim de uma era que começou após a 2ª Guerra em que o socialismo/comunismo/estatismo floresceu e prosperou. A intoxicação nesse período foi grande e hoje o discurso se esgotou. Bom dia Direita! Bom dia Liberdade!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Cara, suas idéias não correspondem aos fatos, como diria o poeta Cazuza Agora, só para esclarecer, a China está dominando o mundo e a China é comunista. Ninguém ordenha ninguém. Substitua o ódio por amor e mais compreensão então tudo se resolverá.
Ab
Brandão

Unknown disse...

Amigo, leia o significado de comunismo e busque na China os seus traços distintivos. Verá que não corresponde à experiência Chinesa. O que ocorre lá é um misto de economia livre (muito bom), um regime muito pouco democrático (muito ruim). Não existe etiqueta estereotípica para a experiência Chinesa recente. Portanto querer dizer que a China é comunista é um equívoco que revela conhecimento defeituoso ou insuficiente da história deles desdde 1949 para cá.
Quanto ao Sr. afirmar gratuitamente que "ninguém ordenha ninguém" é outro equívoco. Quando o contribuinte recebe de volta para si menos do que pagou em impostos revelam-se duas situações possíveis:
(a) solidariedade - onde se busca acelerar as desigualdades sociais e produzir NOVOS contribuintes. Mesmo assim não pode ser excessivo o percentual destinado a isso.
(b) abuso ("ordenha") - quando a solidariedade se corrompe noutra coisa que é a ação permanente do Governo de manter a existência de uma massa de manobra, dependente de Bolsa isso e Bolsa aquilo, de forma permanente, sem perspectivas de acabar. Quando o percentual de impostos produzidos pelo contribuinte e destinados aos desprovidos é de tal forma excessiva a ponto de questionarmos qual a vantagem de viver em Sociedade se não extraímos utilidade da mesma (embora sejamos úteis).
Quanto à ódio...ah....isso é discurso das esquerdas perplexas que achavam que a "vaquinha" da classe média ia continuar mansa. Nós não temos ódio, temos amor próprio e auto-estima. Afinal somos nós que fornecemos 90% dos impostos que os governos de esquerda gastam mal no Brasil. Foi por conta da docilidade da classe média durante tanto tempo que tornou possível os erros e eventuais acertos dos Governo de esquerda.
É chegada a hora de segurar a onda das esquerdas que sempre acreditavam que poderiam seguir vida afora fazendo discursos auto-denominados de "politicamente corretos", de ficar fazendo favor com o chapéu dos outros.
Para segurar essa onda a classe média resolveu se mobilizar politicamente (causa de profundas ínguas e caimbras nas esquerdas) e vai dar uma lavada nas próximas eleições e colocar as esquerdas aonde elas devem estar: minoria de 30%.
Paz e Amor!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Pela sua ótica há uma enorme incoerência, se não vejamos
1- Você acaba de decretar um novo regime para a China, que sinceramente desconhecia. Talvez vc esteja confundindo com os "tigres asiáticos"
2- A classe média não é totalmente coxinha
3- Favor com o chapéu dos outros (que outros cara pálida?)
4- Se você pesquisar e quiser entender o que é bolsa família, se informe, a ONU está prestes adotar este modelo brasileiro, em que está constatada uma maior distribuição de renda, uma menor mortalidade infantil e um maior giro da economia.com este dinheiro, dinheiro este que não é só da classe média, que foi muito beneficiada neste governo que está ai
5 Que papo é esse de eventual acerto ???.
6 Este país mudou para melhor e vai melhorar de forma inexorável, porque esta oposição só pensa em piorar e criar factoide, como nesse episódio recente (na Venezuela) onde liga dos justiceiros liderados pelo Aécio Neves derrotado nas urnas pagou um maior mico em se meter em assuntos internos de outros países.

Unknown disse...

1. Não tem confusão com tigres asiáticos não. Lá na China, como disse, a economia é livre e o regime político é totalitário. Vc viu Hong Kong ontem?
Não tem nada de comunista mais...aliás só a parte ruim do centralismo estatal que ficou.
2. A classe média vota no que é melhor para ela independente das cores partidárias. Se a economia vai bem, então tá tudo bem. Do contrário, acontece o que está acontecendo hoje no Brasil. Querer dividir a classe média agora em cor da pele, se vê TV Globo ou não, se é funcionário público federal ou não, se isso ou aquilo é desnecessário pois não é isso que determina a insurreição hoje no Brasil. E tem mais a Marilena Chauí tem videozinho no Youtube pregando o esmagamento da classe média...não diferencia coxinha de branco nem preto nem do resto.
3. Vou ser mais didático: - favor com chapéu dos outros...Se eu produzo 100 de impostos quero retorno de 100 em benefícios para mim. Qdo recebo menos, vamos dizer, 30, os outros 70 estão indo para alguém que está recebendo mais do que produziu (em impostos). Qdo esses 70 que não vejo mais é mal gasto (para sustentar essa maquina de funcionalismo federal gigantesca e ineficiente, por exemplo) ou que é usado para realizar projetos políticos do PT (fazer carinho em Cuba construindo portos, etc), ou ainda ser doado disfarçadamente para o MST e outras organizações que só se prestam ao trabalho sujo de cooptação eleitoreira do Governo e fustigação da sociedade. ISSO é fazer cortesias com chapéu alheio.
4. Bolsa Família - está errado manter isso sem data para acabar. Eu, como contribuinte, não aceito. Ponto. tudo tem limite.
Ainda...se o dinheiro de impostos é dado para Bolsa família e só serve, portanto, para o consumo ao invés de transformar o beneficiário em CONTRIBUINTE (aquele que produz impostos pelo seu trabalho e não pelo seu dispêndio) a equação não fecha. Não fica em pé. Aliás equação básica é o seguinte: - não consumirás mais do que produzes. Ponto. Violou essa regra, alguém vai pagar a conta do desmando. ONU adotar modelo de Bolsa família...a ONU gasta dinheiro dos outros mesmo...sempre. Fazer caridade nunca foi feio. Não há como comparar a ONU com um País pois ela tem caráter puramente assistencial. Não é o caso de um País que tem que gastar bem o dinheiro do contribuinte.
5. Papo de eventual acerto...Seguinte: - Lulinha Paz & Amor só foi pra frente porque resolveu não "mexer no queijo da classe média", ou seja, não se assanhou (como é o caso agora...) a querer construir artificialmente identidade e valores para o Povo brasileiro completamente alienígenas (saídos das cartilhas socialistas/comunistas européias). O excesso de tributação para cobrir os rombos do Governo, a utilização abusiva dos impostos desviando da classe média a maior parte e dirigindo a uma massa de pessoas que não produzem (e nem nunca vão produzir), usando os impostos para financiar projetos políticos partidários do PT e seus satélites são erros graves do Governo que eclipsa qualquer acerto anterior. Sem se falar na onda áurea de valorização das commodities que Lulinha surfou (desde início de 2000 até 2012). Acertou pouco e o mérito é questionável.

CONTINUA NO PRÓXIMO...

Unknown disse...

continuação...

6. Vc fica preocupado com partido de oposição, com Aécio, com esse ou aquele mas deveria ficar atento aos movimentos da classe média. Se existem interesses político-partidários de "quanto pior melhor", pode estar certoq ue serão penalizados nas urnas quem assim se conduzir. Vai ser uma questão de percepção...quem melhor transmitir sua mensagem vai prevalecer. E no rol dos políticos acho que o Dep. Eduardo Cunha será o próximo Pres. da República. Se não for terá dado um trabalho formidável às esquerdas. Hoje ele é o que melhor consegue captar as insatisfações da classe média. E tem peito viu! Conheço pouco mas admiro a coragem, a franqueza e a determinação do cara.
Quem perdeu com o episódio Venezuelano foi o próprio Governo do PT, o PT e as esquerdas que vivem postulando valores democráticos mas na verdade vibram quietinhos (às vezes nem tão quietinhos...) quando um Ditadorzinho fajuto dá demonstrações de violência que aqui no Brasil os esquerdinhas não ousariam dar. Daí fica evidente o verdadiero propósito das esquerdas no Brasil: - tornar nosso País numa Ditadurazinha comandada pelos "companheiros".

EM CONCLUSÃO:
O Sr. verá em breve em 2016 o "massacre da serra elétrica eleitoral"que levará as esquerdas de volta ao seu palanquinho (30% dos votos). E em 2018 nem falo...Bom dia Liberdade!
Mas nosso diálogo não tem chance de prosperar. O Sr. obviamente tem valores que são antagônicos com os meus e a discussão racional, mesmo com honestidade intelectual não nos levará a lugar algum senão à irritação recíproca. O Sr. acha que a fórmula socialista/comunista é a melhor para sociedade. Já eu sou conservador e prezo a liberdade acima de tudo. A liberdade de falar, de ir e vir, de me apropriar do fruto do meu trabalho, de escolher livremente meus representantes polítcos, de ser minimamente regulado pelo Estado, de acreditar que o Cidadão (e não o Estado) deve protagonizar a vida do País.
MAs as urnas revelarão o que quer o Povo Brasileiro, independentemente de suas crenças (ou das minhas). Só que faço uma aposta na minha previsão ao invés da sua.