Texto Ana Carolina Gabriel | Foto Danilo Borges
Tudo que você precisa saber sobre suplementos alimentares
Foto: Danilo Borges
Em busca do corpo perfeito, muitas mulheres investem nos suplementos alimentares sem orientação de especialistas para o ganho de massa muscular. Essa atitude pode - e muito!- prejudicar o desenvolvimento do organismo, trazendo inúmeros prejuízos à saúde. Por isso, conversamos com Webert Teotônio, médico especialista em medicina preventiva e performance humana, da clínica Patrícia Davidson Haiat, para esclarecer as principais dúvidas. Confira!
Qual é a finalidade do suplemento?
"Suprir o que a alimentação não consegue prover. Em geral é difícil consumir quantidades suficientes de alimentos com nutrientes equilibrados para obtenção de níveis adequados de vitaminas e sais minerais", explica Webert.

Quais são os tipos de suplementos? 
"Suplementos universais - Recomendados para todos, como a vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina B, vitamina C, Minerais ( como o zinco ) e os Ácidos Graxos Essenciais ( ácidos linoleico e acido alfa-linoleico ) , esse grupo representa o que o nosso corpo necessita para desemprenhar suas atividades vitais de forma adequada", explica o médico.

"Suplementos 'supernutrientes' - não são necessários para a saúde ideal, mas que podemos fazer o seu uso para otimizar as funções corporais e retardar o processo de envelhecimento, como exemplo: COENZIMA Q10, RESVERATROL, Ácido alfa- lipoico, Carnosina", diz Webert.

"Suplementos Específicos - utilizados tipicamente para o tratamento ou prevenção de certas patologias ou sintomas, tais como: Luteina , iNDOLE-3-CARBINOL, LICOPENO E SAW PANETO, ARGININA", comenta o médico.

Quais são os beneficios dos suplementos à saúde?
"Em dosagens adequadas, além de prevenirem doenças de deficiência, os suplementos nutricionais têm efeito terapêutico, semelhantes aos medicamentos tradicionais. Eles podem reduzir o risco de catarata, prevenir problemas na próstata e aliviar os efeitos da menopausa. Além disso, devemos considerar o papel importante da inflamação silenciosa em muitas doenças crônicas graves, os resultados de um estudo duplo-cego, controlado com placebo, publicado recentemente no AMERCIAN JOURNAL OF MEDICINE, mostrou que esse tipo de inflamação foi reduzida em 32%, quando os pacientes tomavam uma vitamina múltipla diariamente", comenta Webert.

Quais são os riscos dos suplementos?
"Os prejuízos vêm pelo excesso e pela utilização de forma indiscriminada e indevida, não respeitando a necessidade do corpo, isso acaba comprometendo todo metabolismo e prejudicando órgãos essenciais nessa função, como fígado, rins e pâncreas", alerta o médico.

Há contraindicação?
"Sim. A primeira é a hipersensibilidade a algum componente, ou seja, alergia. Pode prejudicar a função renal, fígado e pâncreas, além de casos de câncer e doenças que comprometam o metabolismo", comenta Webert.

Quais são os efeitos que potencializam o treino? 
"Dependendo do tipo de suplemento, ele desempenha função de aumentar a capacidade de força, recuperação e ganho muscular", diz o especialista.
Antes de comprar qualquer tipo de suplemento, é recomendado procurar auxílio médico para que ele avalie o seu tipo de necessidade e faça exames de rotina para check-up!