São Paulo - Um vírus fez usuários do Facebook compartilharem um vídeo erótico na última segunda-feira (8).
A técnica não é nova e consiste em espalhar um conteúdo malicioso fazendo as pessoas o postarem involuntariamente em suas linhas do tempo na rede social e marcando amigos de maneira aleatória.
Quando alguém clica no link, o processo todo acontece de forma automática e, em muitos casos, as pessoas nem percebem que estão compartilhando algo.

Procurado, o Facebook disse a INFO que tem sistemas que impedem a proliferação desse tipo de conteúdo na rede social.
“Neste caso, estamos cientes desta variedade de malware, que é tipicamente uma extensão de browser e é distribuído usando links em diferentes sites de mídias sociais. Estamos bloqueando os links com esse golpe, oferecendo opções para limpá-los e buscando outras formas para mensurar e garantir que as pessoas continuem em um ambiente seguro no Facebook”, segundo nota oficial do Facebook Brasil.
O que fazer - Se você foi afetado, é preciso tomar algumas precauções. Primeiramente, entre na sua linha do tempo e apague o post.
Feito isso, verifique se o malware chegou a afetar as configurações do seu navegador. No Chrome, vá em Configurações>Extensões e veja se há algo que você não conhece por lá.
No Firefox, o processo é o mesmo, porém, o caminho para chegar às configurações é diferente: Clique no menu no canto superior direitor do browser e vá em "complementos".
Por fim, mudar a senha pode ser uma boa pedida, uma vez que impede que alguém que tenha roubado seus dados possa acessar a sua conta.
E mais: se quiser ainda mais segurança para sua conta, ative a autenticação em dois passos indo no menu de configurações do Facebook, depois em "Segurança" e então em clique na opção "Gerador do código".
E, na dúvida, não clique em links compartilhados por um amigo quando ele marca você e mais 19 pessoas