6.19.2015

Você sabe o que a sua foto de perfil da rede social diz sobre você?

Psicoterapeuta analisa os tipos de fotos. Descubra o que a sua revel 


Sua foto do perfil pode falar muito sobre você (Foto: Mais Você/ TV Globo)Sua foto do perfil pode falar muito sobre você (Foto: Mais Você/ TV Globo)
Você já observou atentamente a sua foto de perfil nas redes sociais? Pode confessar que não! Poucas são as pessoas que pensam muito antes de escolher a imagem para colocar nesses sites. Segundo a psicoterapeuta familiar Miriam Barros, essas fotografias são uma representação da pessoa: “A foto revela muito da personalidade de quem está colocando ali.
 
Dependo de como você põe aquela foto, você está mostrando um ou outro tipo de personalidade. É importante ter cuidado com aquilo que você mostra ali”. Míriam também dá algumas dicas importantes para escolher a foto: “Escolha uma foto que você fique satisfeita, que você fique tranquila que as outras pessoa vejam. Que você se reconheça, que você olhe para aquele foto e fale: ‘Sou eu’ . É importante se reconhecer e as pessoas que vão me ver: ‘Tudo bem, se eles me virem tudo bem?’”Confira a análise de Miriam de alguns exemplos de foto e veja qual se encaixa com você:
• Foto de casal: “Essas fotos são super comuns e mostram que as pessoas valorizam o relacionamento e é uma proteção a esse relacionamento. As pessoas sentem que é um risco a rede social para os relacionamentos e é. Outra coisa nesse caso, que é meio negativo, é que você perde um pouco da sua identidade a partir do momento que você se coloca com seu parceiro. É como se sua identidade fosse você e o outro”
• Foto de paisagem ou personagem: “Essas fotos passam uma idéia de alguém que não está querendo se mostrar, não está querendo ser encontrado, por alguma razão. Alguém que por alguma razão não quer mostra seu rosto. Fica um tanto quanto impessoal, alguém que está ali mais como observador que não quer compartilhar quem ele é para as pessoas de verdade”
Reproduzindo a foto do perfil (Foto: Mais Você/ TV Globo)Reproduzindo a foto do perfil (Mais Você/ TV Globo)
• Foto de Bebida: “O ideal é que não se coloque. Isso a gente vê demais, especialmente com adolescentes e jovens. Mostrar uma taça na mão mostra que eles são adultos.Só que mostra também que eles valorizam o beber, e isso pode ser prejudicial em situações profissionais. O entrevistador faz isso: checar as redes sociais e se ele se depara com um perfil assim, isso não vai pegar bem pra ele, ele pode perder pontos e às vezes não ser contratado”
• Foto de escudos de time: “As pessoas que colocam coisas de time é porque isso é um valor para ela, a identidade está relacionada com o time e a torcida. Até aí tudo bem, mas quem faz isso sempre e não mexe, é estranho. Ou ela não está querendo se mostrar, e usa o time como um escudo, eu sou isso e acabou”
• Foto de animais de estimação: “É uma pessoa que faz questão de mostrar para todo mundo que aquilo é muito importante para ela, tão importante a ponto de mostrar que ela está com ele na identidade. É uma dica que eu amo o bicho e quem gostar de mim é por aí, tem que me aceitar”
• Fotos no espelho: “Essas são muito comuns em adolescentes, ficam procurando o melhor jeito, mas mostra a insegurança que é super típica dessa fase: adolescência, jovem adulto. Se o espelho está me mostrando isso tudo bem, como se ele tivesse mesmo precisando provar que a imagem está boa o suficiente para mostrar para os outros”
• Fotos de motos e carros: “Isso também mostra um aspecto das pessoas: o que ela valoriza e o q ela quer passar para os outros. Pode ser q o carro nem seja seu, mas aquilo mostra alguma coisa. Geralmente quem coloca quer causar a impressão que tem, revela um certo materialismo”

1) O “Olá, Estamos Apaixonados”

14-fotos-perfil (10)
Noivou há pouco tempo? Recém-casado? Cego pelo poder do amor? Este é simples de detectar. É uma imagem da cerimônia, talvez uma foto de um casal abraçado, com a mão esquerda da moça na posição “ele é meu, olha só o anel” (mão esquerda no peito).

2) O “Olhe Para o Bebê”

14-fotos-perfil (2)
Você procriou! Sabemos disso porque vemos sua prole na sua foto de perfil. E mesmo que todos estejam muito felizes por você – e que seu bebê seja uma gracinha – ficamos levemente confusos e nos perguntamos se, de alguma forma, você entrou em uma situação Benjamin Button.

3) A Lembrança

14-fotos-perfil (3)
Esta pode ser uma série de coisas: uma foto sua em um uniforme de escola, uma foto de bebê fofinho tirada de um álbum dos seus pais – é um mergulho de volta ao passado.

4) O Viajante

14-fotos-perfil (3)
Olha, você já passou duas semanas na Europa, enquanto nossas férias ainda estão longe de chegar. Você precisa esfregar isso na nossa cara, mudando seu avatar para uma foto de você passeando bem longe do trabalho?

5) O Animal de Estimação

14-fotos-perfil (5)
Claro, você adora seu animal de estimação – e quem não adora? Mas você ama tanto que seu pet É você… pelo menos de acordo com a sua imagem de perfil.

6) O “Eu Já Conheci Alguém Famoso”

14-fotos-perfil (1)
CARA, QUANDO QUE VOCÊ SAIU COM O SNOOP DOGG, QUER DIZER, LION??! Alguns usam uma foto de perfil como esta para exibir suas conexões com os famosos. Ou que você já tocou alguém que fez um clipe no Brasil em 2003.

7) O Corpão na Praia

14-fotos-perfil (9)
Você é gostosa. Você está orgulhosa. Você quer mostrar o que tem para seus 1.000 amigos mais próximos. Só que sua foto parece um pouco NSFW.

8) O Autorretrato

14-fotos-perfil (4)
Praticamente não há como fazer um autorretrato parecer algo diferente do que é. Então vá com tudo e dedique-se para capturar – e divulgar – o melhor ângulo do seu rosto.

9) O Artista

14-fotos-perfil (8)
Ohhh, você é um escritor? Um desenhista? Vive a vida boêmia? Apenas um palpite, porque eu vejo que você está olhando para o longe; ou você photoshopou sua foto com algum tipo novo de estilo.

10) A Causa

14-fotos-perfil (1)
A Revolução Francesa. O fim do Apartheid. Nenhuma dessas mudanças sociais ocorreram no Facebook. Mas hoje, quem usa a rede social usar seu espaço no perfil para transmitir que ele ou ela é um membro produtivo da sociedade, que acredita que o câncer de mama é ruim (fita rosa), a igualdade no casamento é algo bom (sinal de igual), e sempre lembra das tragédias nacionais e desastres naturais.

11) O “Eu Não Mudo Minha Foto Do Perfil Há Anos”

14-fotos-perfil (7)
Espera, eu não sabia que você ainda estava na faculdade. Peraí, você não se casou há dez anos? Sua foto do perfil confunde porque não reflete seu estado atual. Por favor, atualize-a – a menos que nada tenha mudado em todos esses anos.

12) A Foto Profissional

14-fotos-perfil (5)
Olha, você é linda. Mas todos nós sabemos que você não é assim pessoalmente. Foto profissional é trapaça.

13) O Profissional

14-fotos-perfil (2)
Sabe como todo mundo descobriu que você é um fotógrafo? Sua foto do perfil é você tirando uma foto. A mesma coisa acontece se você aparece trabalhando, ou com seu instrumento de trabalho.

14) O Festeiro

14-fotos-perfil (6)
Há alguns componentes-chave para esta imagem de perfil: bebida na mão, expressões animadas, e possivelmente dança. Todas essas peças se juntam para dizer “ei, minha vida é ótima e eu sou bem mais divertido que você”.

Nenhum comentário: