7.08.2015

Tunísia constrói muro na fronteira com Líbia para deter «jihadistas»


Tunísia constrói muro na fronteira com Líbia para deter «jihadistas»

A Tunísia começou a construir um muro na fronteira com a Líbia para tentar controlar o contrabando e a infiltração de 'jihadistas' em ambos os sentidos, anunciou o primeiro-ministro tunisino, Habib Essid.

Numa entrevista hoje transmitida pela televisão, o chefe do executivo tunisino disse que o muro terá cerca de 170 quilómetros de comprimento e que se espera que esteja concluído em finais deste ano.
Em muitos pontos, o muro, que está a ser erigido pelo exército, "será ladeado por trincheiras" e incluirá "câmaras de vigilância", acrescentou.
A imprensa local noticiou hoje que o muro parte do posto fronteiriço de Ras Jedir, junto à costa, e terminará no de Dehiba, o que representa cerca de um terço dos 460 quilómetros de fronteira, na sua maioria desértica, que separa os dois Estados.
A decisão de construir o muro foi tomada pouco depois de Tunes ter sofrido, em apenas três meses, dois atentados 'jihadistas' que vitimaram 60 turistas estrangeiros e infligiram um golpe à sua transição política e económica.
Segundo as forças de segurança, tanto o atirador que a 26 de junho matou 38 turistas europeus numa praia da cidade costeira de Sousse, como os dois que a 18 de março assassinaram 22 turistas no museu do Bardo, na capital tunisina, receberam treino militar em campos 'jihadistas' na Líbia.
Os três terão podido entrar e sair de forma furtiva do país graças às máfias de tráfico de pessoas e mercadorias que operam no sul de Tunes, uma prática que as autoridades começam a admitir que é mais comum do que se pensava.
Na terça-feira, o porta-voz do Ministério da Defesa tunisino, Belhasan Oueslati, revelou que três jovens militares da localidade meridional de Remada abandonaram as suas casas e partiram para a Líbia, presumivelmente para se juntarem às fileiras da 'jihad'.
Os supostos desertores elevam para 35 o número de jovens que, nos últimos dias, saiu do país em direção à Líbia a partir desta localidade, a mais meridional do país, situada a escassos quilómetros da fronteira com a Líbia.
A Tunísia é, juntamente com a França, o país que mais voluntários fornece ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), com cerca de 3.000 'jihadistas', segundo cálculos oficiais, e mais de 5.000, segundo diversos especialistas em Islão radical sediados no país.
Desses, crê-se que cerca de 1.000 tenham já saído das áreas sob controlo do EI e tenham procurado refúgio tanto na Líbia, onde está instalado o ilegalizado grupo tunisino Ansar al-Sharia, como na região de Kasserine, na porosa fronteira com a Argélia.
Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário: