8.18.2015

Conheça os novos tratamentos dentários que garantem um sorriso perfeito

Conheça os novos tratamentos dentários que garantem um sorriso perfeito
 
Tratamentos odontológicos podem deixar qualquer 
um com um sorriso de Hollywood, apresentando 
resultados altamente estéticos e com boa preservação
 de tecido dental.
O sorriso é uma das coisas que mais chama a atenção
 O sorriso é uma das coisas que mais chamam a atenção em uma pessoa, além de ser encarado como um cartão de visita. Neste caso, alguns famosos são utilizados como referência, por possuírem um sorriso magnífico, com dentes brancos e alinhados quase que simetricamente. O que muitos não sabem é que há tratamentos odontológicos que podem deixar qualquer um com um sorriso de Hollywood, apresentando resultados altamente estéticos e com boa preservação de tecido dental.

Segundo o diretor clínico da Ortodontic Center, Edmilson Pelarigo, para manter o sorriso em dia existem técnicas de clareamento, aparelhos ortodônticos, além das famosas facetas laminadas e a novidade das “lentes de contato dentais”. As lentes de contato são facetas produzidas com o mesmo material, mas com uma espessura menor, de 0,02 mm.

A grande diferença é que este tipo de tratamento é indicado aos pacientes que não possuem dentes escurecidos ou com grandes inclinações. Tal precaução é necessária, pois apesar de serem extremamente resistentes, as lentes de contato dentais são translúcidas, por serem mais finas. Entre as vantagens, há desgaste mínimo ou ausente para fixá-las ao dente.

No caso das facetas laminadas, trata-se de um dos procedimentos mais avançados na estética bucal e que vem ganhando a preferência de muitos brasileiros nos últimos anos, por ser indicado aos que possuem dentes extremamente desbotados, lascados ou disformes. Para coloca-las, o dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente permanente, permitindo assim a colocação das lâminas.

Em ambos os casos, após efetuar um molde dos dentes, o material é enviado ao laboratório de prótese. A faceta ou lentes de contato dentais são feitas de forma personalizada, de acordo com a arcada dentária de cada paciente. Em seguida, é colada ao dente com cimento resinoso.

A faceta laminada é uma espécie de ''capa'' parcial fixada apenas na parte frontal dos dentes. Consideradas fortes e resistentes, possuem a longevidade de no máximo 20 anos. Além disso, são difíceis de serem manchadas, o que as torna ainda mais populares entre os que almejam obter um sorriso perfeito.
Existem dois materiais utilizados na fabricação das facetas dentárias: a resina - indicada para a restauração de dentes lascados ou quebrados, para o preenchimento de espaços ou para remodelar ou colorir o sorriso; e a porcelana - camadas finas que proporcionam um sorriso durável e agradável. Ambas geralmente são fabricadas por um protético em laboratório de prótese dentária.

"Tanto as facetas quanto as lentes exigem uma reavaliação constante e é importante fazer sempre a higienização das superfícies dentais. O tratamento começa com fotografias dos dentes, rosto e sorriso, além de radiografias, moldagem para confecção do mock-up (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas", explica o profissional.

Para quem faz uso das facetas ou outro tipo de aparelho, é importante não ingerir alguns alimentos para auxiliar na manutenção do sorriso, evitando assim manchas e escurecimento dos dentes. As recomendações variam de acordo com o tratamento utilizado. Por exemplo, café, chá, açaí, beterraba, vinho tinto, molho de soja, catchup, suco de uva, refrigerantes, álcool, doces e cigarros devem ser evitados, de preferência. “Alimentos que contém acidez, como o limão, não devem ser consumidos com alta frequência, pois fazem com que o ambiente bucal fique ácido, potencializando a maior captação de pigmentos nos dentes”, ressalta o diretor clínico. Os mantimentos duros podem estalar a porcelana colocada sob os dentes e também devem ser evitados, já que as facetas podem partir ou rachar

Nenhum comentário: