8.28.2015

Manifesto pelo afastamento de Cunha

 35 deputados já assinaram; Jarbas Vasconcelos, o único do PMDB

publicado em 27 de agosto de 2015 às 17:01
deputados a favor da saída de Cunha
Reunião ocorrida nesta quinta-feira, 27 de agosto. Foto: Bruna Menezes/ Liderança do PSOL
Em defesa da representação popular
A denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por corrupção e lavagem de dinheiro, apresentada pela Procuradoria Geral da República, é gravíssima. Com robusto conjunto probatório, ela não apenas reforça as informações sobre o envolvimento de Cunha no esquema criminoso investigado pela Operação Lava Jato, como expõe o Parlamento brasileiro e torna insustentável a sua permanência na Presidência da Casa.
O Ministério Público acusa Eduardo Cunha de corrupção e lavagem de dinheiro – referente ao recebimento de US$ 5 milhões de um lobista e outras milionárias transações. Apurou-se também que Cunha se utilizou de requerimentos de informação para chantagear empresários que estariam com parcelas de propina em atraso – requerimentos esses originados em seu gabinete e assinados pela então deputada Solange Almeida.
A diferença da condição de um investigado em inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do Ministério Público, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa.
Exercer a Presidência da Câmara dos Deputados exige equilíbrio, postura ética e credibilidade. A responsabilidade de dirigente maior de uma das casas do Poder Legislativo é incompatível com a condição de denunciado. Em defesa do Parlamento, clamamos pelo afastamento imediato de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados.
Brasília, 27 de agosto de 2015.
Assinam:
ADELMO CARNEIRO LEÃO (PT/MG)
ALESSANDRO MOLON (PT/RJ)
ARNALDO JORDY (PPS/PA)
CHICO ALENCAR (PSOL/RJ)
CHICO D’ANGELO (PT/RJ)
CLARISSA GAROTINHO (PR/RJ)
EDMILSON RODRIGUES (PSOL/PA)
ELIZIANE GAMA (PPS/MA)
ERIKA KOKAY (PT/DF)
GIVALDO VIEIRA (PT/ES)
GLAUBER BRAGA (PSB/RJ)
HEITOR SCHUCH (PSB/RS)
HELDER SALOMÃO (PT/ES)
HENRIQUE FONTANA (PT/RS)
IVAN VALENTE (PSOL/SP)
JARBAS VASCONCELLOS (PMDB/PE)
JEAN WYLLYS (PSOL/RJ)
JOÃO DANIEL (PT/SE)
JORGE SOLLA (PT/BA)
JOSÉ STEDILE (PSB/RS)
JULIO DELGADO (PSB/MG)
LEONARDO MONTEIRO (PT/MG)
LEÔNIDAS CRISTINO (PROS/CE) 
LEOPOLDO MEYER (PSB/PR)
LUIZ COUTO (PT/PB)
LUIZA ERUNDINA (PSB/SP)
MARCON (PT/RS)
MARGARIDA SALOMÃO (PT/MG)
MOEMA GRAMACHO (PT/BA)
PADRE JOÃO (PT/MG)
PEDRO UCZAI (PT/SC)
SERGIO MORAES (PTB/RS)
SILVIO COSTA (PSC/PE)
VALMIR ASSUNÇÃO (PT/BA)
WALDENOR PEREIRA (PT/BA)
PS do Viomundo:  Entre os 35 deputados que já assinaram a declaração política pedindo afastamento de Eduardo Cunha,  a maioria é do PT. Essa, no entanto, não é a posição da bancada. “Essas posições são individuais; a bancada ainda não se reuniu para tratar dessa questão”, nos informou a assessoria de imprensa da liderança do PT na Câmara.

Nenhum comentário: