9.08.2015

Alimentos orgânicos


info_ali02

Sabemos que na base na nossa saúde encontra-se a alimentação, e para que possamos ter uma boa qualidade de vida esta alimentação necessita ser rica em frutas, legumes e verduras. Mas até que ponto podemos ter a certeza de que esses alimentos fazem bem a nossa saúde com tanto produto químico utilizado para que possa ser cultivado? Será que estamos comendo algo natural? Qual é a segurança que temos para afirmar que uma salada crua é mais natural e saudável que legumes cozidos?
A resposta para esse questionamento alinha-se com o que chamamos de produtos orgânicos, os quais dizem respeito a qualidade do processo do alimento, contando com a qualidade do solo onde ele é cultivado, ou seja, são alimentos cultivados da forma mais simples, pela ação da natureza.
Os produtos orgânicos vêm ganhando espaço no mercado brasileiro e conquistando alguns países.  O Brasil exportou 37 mil toneladas em produtos orgânicos no período de agosto de 2006 a setembro de 2008.
Segundo o instituto de Biodinâmico, a produção orgânica ocupa cerca de 6,5 milhões de hectares de terras, consequentemente inserindo o Brasil na segunda colocação dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos. Dentre a exportação, a soja e o café lideram, já no mercado interno, os alimentos mais comuns são as hortaliças, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, entre outros.
Mas o que é este produto tão falando principalmente por profissionais da saúde?
É considerado alimento orgânico, todo produto que é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. Este alimento está sendo a preferência na hora da escolha pela grande preocupação com saúde, além da preservação do meio ambiente e qualidade sensorial  e nutricional do produto.
Outro fator importante que faz o consumidor optar por este produtos é a durabilidade do mesmo; estudos mostram que  os produtos orgânicos apresentam grande resistência quanto ao armazenamento, levando a um maior prazo de vida.
A maior vantagem dos orgânicos é a questão de serem ricos em nutrientes, pelo fato da terra utilizada no seu cultivo ser fértil e natural, sem apresentar interferência de produtos químicos. O nome orgânico é explicado justamente por essa ideia: eles interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo.
Desintoxicação
Quando falamos de desintoxicação, também podemos incluir os alimentos orgânicos. Pois também podem ser adaptados a carnes e laticínios, sendo a diferença  entre legumes, verduras e frutas, na questão de como se cria o animal; com rações adequadas e naturais, por exemplo. Assim todo cardápio pode ser constituído de orgânicos.
Entre os benefícios que já falamos, ainda encontra-se  o processo de purificação do organismo que os mesmos proporcionam. A desintoxicação melhora problemas gastrointestinais e hepáticos, gerados pela química contida nos alimentos normais.
Sabemos que o preço destes alimentos é superior aos alimentos normais, mas a tendência é que isto mude, uma vez que a produção e o consumo levam a um aumento progressivo. As pessoas estão conscientes da importância de levar a sua mesa um alimento realmente saudável, sem riscos para a saúde de sua família, promovendo uma boa qualidade de vida.
Fonte:  ANutricionista.Com - Juliana Paula Bruch - CRN2 8899D - Nutricionista em Lajeado.

Nenhum comentário: