9.29.2015

Como se livrar de pensamentos negativos?

Pode ser um erro no trabalho, preocupações com dinheiro ou talvez um grande medo. Qualquer que seja a ansiedade, medo ou preocupação, pode ser muito difícil de controlar.

Infelizmente, estudos têm mostrado que a supressão dos pensamentos não funciona. Ironicamente, tentar suprimir os pensamentos da mente faz apenas eles voltarem mais fortes.

Então, que alternativas existem para se livrar de pensamentos negativos?

Em um artigo para o American Psychologist, o especialista estudos da mente, Daniel Wegner, explica alguns métodos possíveis para se livrar de pensamentos negativos:

1. Distração atenta

03 Mar 2014 --- Young man wearing headphones using digital tablet --- Image by © Steve Prezant/Corbis

A tendência natural ao tentar manter a mente fora de pensamentos negativos é tentar pensar em outra coisa: Ao distrair-se, a mente vagueia à procura de coisas novas para se concentrar.

A distração funciona, mas, estudos sugerem que é melhor distrair-se com uma coisa específica, em vez de deixar a mente vagar por diversas coisas.

Isso porque a mente que preambula sem destino está associada à infelicidade; é melhor se concentrar em, digamos, um pedaço específico de uma música, um mantra, um hobbie ou uma tarefa específica.

2. Evite o estresse

carga-de-trabalho-pesada-2110600

Outro método intuitivo (feito por muitas pessoas) para evitar pensamentos persistentes é se colocar em situações de estresse. A ideia de quem faz isso é imaginar que a correria deixará pouca energia para a mente voltar nos pensamentos que estão lhe incomodando.

Quando testado cientificamente, isto acaba sendo uma abordagem equivocada. Na verdade, ao invés de ser uma distração, o estresse faz os pensamentos indesejados voltarem mais forte, por isso certamente não deve ser usado como uma forma de evitar pensamentos desagradáveis.

3. Adiar o pensamento

procrastinar1

Quando você tenta suprimir um pensamento, ele tende a voltar mais forte, adiá-lo, eventualmente, irá embora.

Pesquisadores pediram a um grupo de pessoas com pensamentos persistentes de ansiedade para adiar os pensamentos por um tempo designado de 30 minutos “período preocupação”. Isto funciona como uma forma de supressão de pensamento “side-stepping”.

Então, tente salvar toda sua preocupação para um período designado do dia, talvez isto possa acalmar você o resto do dia. Crie um momento para pensar nos problemas e pense a vontade em todos pensamentos negativos nesse momento, acabou o tempo estipulado, saia mais leve.

4. Terapia paradoxal

shutterstock_157563116-um

Parece que concentrar-se em um pensamento pode ajudar este a ir embora.

Baseado no princípio de “terapia de exposição” (onde por exemplo, um aracnofóbico é exposto com segurança a aranhas, até o medo começar a desaparecer)

Esta abordagem não é para os fracos, mas a pesquisa sugere que ela pode ser útil para se livrar de pensamentos negativos ou compulsivos.

Foque neles, entre profundamente dentro deles e verá que são apenas “bolhas” e não são reais, estoure as bolhas.

5. Aceitação

goodwp.com_17137

A tentativa de aceitar pensamentos indesejados em vez de criar uma batalha com eles pode ser benéfico.

“Observe seus pensamentos, imagine eles como nuvens saindo das suas orelhas, olhe as nuvens passar na sua frente  sem brigar ou evitar, imagine eles indo embora. “

6. Meditar

Young woman meditating outdoors

Semelhante a aceitação, a meditação promove uma atitude de compaixão e não-julgamento para os pensamentos.

Existem muitos tipos de meditação, com certeza você pode encontrar uma que se adeque a sua unicidade.

7. A auto-afirmação

photo-original-copy

A auto-afirmação se trata de enfatizar suas características positivas, o que aumenta a confiança social e auto-controle, entre outros benefícios.

Também pode ser útil para se livrar de pensamentos negativos.

8. Escrever

9-2

Em contraste com a auto-afirmação, a escrita expressiva descrevendo sobre seus mais profundos pensamentos e sentimentos tem vários benefícios para saúde psicológica.

Escrever sobre si mesmo pode ajudar a se livrar de pensamentos negativos. Uma nota sobre como se livrar de pensamentos negativos de Daniel Wegner:

Estas soluções para pensamentos indesejados devem ser tomadas como hipóteses e possibilidades ao invés de remédios ou recomendações.

Dito isto, nenhuma dessas técnicas irão fazer mal a ninguém e todas elas são, provavelmente, uma ajudinha no seu dia a dia.
Por -Pensador Anônimo

Nenhum comentário: