9.22.2015

Qual o melhor mês para casar?


Muitas vezes o sucesso do casamento depende da data ! Escolher o dia do casamento envolve muitos fatores e pode ser uma tarefa difícil para os noivos e assessores. A escolha envolve disponibilidade dos noivos, dos convidados, do orçamento e em alguns casos, do clima. As pessoas se casam em todos os meses do ano, mas existem meses mais procurados pelos noivos, do que outros. 


Preparamos uma lista de prós e contras de cada mês, para ajudar na decisão !
Janeiro
Prós
Por ser um mês de férias e depois do natal, é pouco escolhido para casamentos, fazendo com que os fornecedores trabalhem com descontos maiores. Além disso, o décimo terceiro pode ajudar no orçamento. Neste mês o sol fará parte do casamento e brilhará nas fotos, que ficarão lindas. Os convidados estão mais dispostos a viajar, então se os noivos desejam convidar pessoas de fora ou fazer um casamento em outra cidade, janeiro é o mês perfeito. Se a noiva pretender usar um vestido mais curto e menos volumoso, é válido. 
Contras
O calor intenso de Janeiro pode atrapalhar, já que as pessoas se cansam com mais facilidade, então os noivos devem se preocupar em encontrar um ambiente bem refrigerado. Se o plano é fazer um casamento ao ar livre, este mês deve ser descartado, porque apesar de fazer sol, também há grandes possibilidades de chuva. Por ser um mês de férias, pode ser que os convidados já tenham viagens marcadas e certamente a lua-de-mel sairá bem mais cara. Se usar um vestido volumoso e um véu enorme estiver nos planos da noiva, janeiro não é uma boa escolha.
Fevereiro

Prós
Fevereiro é mês de carnaval e por este motivo, é um mês pouco procurado para casamentos, então os fornecedores, assim como em janeiro, trabalham com melhores descontos. Este clima de carnaval combina com escolas de samba no casamento. Outro lado bom é o horário de verão, que anima os convidados e dá uma sensação de maior durabilidade da festa. O clima ainda é quente, mas um pouco menos que em janeiro. Para noivos que gostam de flores tropicais, fevereiro é uma ótima escolha, já que dá para montar um bela decoração florida.
Contras
Os noivos devem se atentar ainda com a agenda dos convidados, já que no carnaval as pessoas aproveitam para viajar. Realizar o casamento neste mês, pode fazer com que os noivos gastem dinheiro com convidados que talvez não apareçam. Fevereiro ainda é alta temporada, então a lua de mel pode sair bem mais cara. Para casamento ao livre, este mês não é uma boa, por conta das chuvas.
Março

Prós
Para casais que desejam ter a decoração à base de orquídeas no casamento, março é uma ótima opção pois elas ficam lindas e mais baratas. O clima mais fresco fará com que noivos e convidados se sintam mais confortáveis. Não é um mês muito disputado para casamentos, então ainda dá para negociar preços com fornecedores. A maioria das boutiques de noivas trocam as coleções nesta época, então os descontos em vestidos e ternos podem ser bem vantajosos. A lua de mel também pode sair mais em conta.
Contras
As chuvas ainda acontecem com uma certa frequência, então casamentos ao ar livre não caem muito bem.
Abril 
Prós
Abril é o melhor mês para casar, segundo assessores e especialistas ! O clima estável é perfeito para casamento ao ar livre, já que o calor foi embora, o frio ainda não chegou e a chuva não aparece com frequência. É um mês tranquilo já que não tem datas tão especiais, a não ser a páscoa, que não vai atrapalhar a agenda dos noivos e convidados. Além disso, dá para abusar do chocolate na mesa de doces e menu de sobremesas.
Contras
Por ser um ótimo mês para casar, é bastante procurado e por isso os preços sobem. Para noivos que pretendem economizar, não é uma boa opção. O ideal é que tudo seja contratado com bastante antecedência.
Maio

Prós
Antigamente, era o mês da noiva no Brasil, mas hoje essa moda já passou e maio é apenas o sexto mês mais concorrido. Por isso, em maio não há grandes dificuldades para encontrar datas. O clima continua ameno e com pouca possibilidade de chuva.
Contras
Para quem deseja uma decoração bastante florida, o orçamento vai pesar, já que as flores estão super caras por conta do dia das mães. A solução é reservá-las antes e negociar. 
Junho

Prós
Com o frio chegando, este mês é o favorito dos homens, que se sentem mais confortáveis com os trajes. Isso também vale para noivas que pretendem usar vestidos volumosos e grandes véus. Os trajes de gala dos convidados também ficam mais confortáveis e elegantes nesta época. Mês com pouca chuva. Os buffets servem pratos quentes e vinhos. Para casais que desejam tulipas no casamento, é uma boa opção, já que não saem tão caras.
Contras
Mesmo não tendo muita chuva, o casamento ao ar livre deve ser evitado, pois o frio pode deixar o clima desconfortável e os convidadinhos (crianças) doentes com facilidade. Um bom planejamento pode ajudar e existem opções para afastar o frio, como os aquecedores externos.
Julho

Prós
Por ser o mês mais frio do ano, os convidados podem se vestir com mais elegância. Os buffets costuma servir comidas mais pesadas e mais temperadas. Dá para incluir caldos e fondue no cardápio. As flores em alta e com preço bom são copo de leite e hortênsias.
Contras
Por conta das férias escolares, as famílias viajam bastante, então a agenda dos convidados deve ser uma preocupação. O ideal é mandar o convite com antecedência. Além disso, o preço da lua de mel volta a subir.
Agosto

Prós
A frase "agosto é o mês do desgosto" pode fazer muito sentido para quem acredita em superstições. Muitas noivas rejeitam este mês porque dizem que quem se casa nesta data terá azar no relacionamento. Mas para quem não acredita, pode apostar na data para conseguir belos descontos. Nessa época as melhores flores são íris e copo de leite. O clima está frio, mas não tanto.
Contras
Para quem acredita em superstição, este mês deve ser descartado das possibilidades.
Setembro

Prós
O mês da primavera, tão florido e com um "ar" romântico, parece ser o novo queridinho mês das noivas. Por ter um clima ameno, abraça todas as opções de festas, tanto abertas como fechadas. As pessoas não costumam viajar tanto nesse mês. Outro lado bom é que existe uma enorme variedade de flores para decoração. 
Contras
Por ser o novo mês das noivas, é bastante corrido para os fornecedores e buffets. Pode ser difícil reservar data e conseguir descontos é improvável. O ideial é se antecipar em tudo.
Outubro
Prós
A primavera está em seu auge e a variedade de flores continua. Algumas flores ficam mais acessíveis, como os lírios, por exemplo. O calor aparece, mas de forma branda e as possibilidades de chuva são pequenas. Ótimo mês para cerimônias ao ar livre.
Contras
Outubro é o mês das crianças e as famílias aproveitam o feriado do dias dos professores para viajar. Então, existe a preocupação com a agenda dos convidados. Além disso, o feriado pode atrapalhar a lua de mel e encarecê-la um pouco. Outubro também é muito procurado, então, como em setembro, pode ser difícil reservar data e conseguir descontos. 
Novembro

Prós
A primeira parcela do décimo terceiro pode aliviar o orçamento neste período. Para quem deseja se casar no estilo provençal, as lavandas estão em alta. O clima de festa já contagia as pessoas, que ficam mais felizes e a correria do final de ano ainda não começou pra valer.
Contras
Com dois feriados nacionais (finados no dia 02 e proclamação da república no dia 15), novembro pode ser um mês complicado para fornecedores e convidados. Os preços sobem e a lua de mel fica mais cara. As chuvas voltam a atormentar noivas que desejam se casar ao ar livre. 

Dezembro

Prós
O mês do natal e ano novo traz alegria e disposição para festejar e os convidados ficam animadíssimos. O décimo terceiro pode ajudar no orçamento. As flores em alta são as rosas. 

Contras
É um mês ainda muito procurado pelas noivas e por isso os preços continuam salgados. A lua de mel fica extremamente mais cara por conta da alta temporada. O calor forte pode trazer desconforto aos convidados, então cuidados com a climatização do local do casamento devem ser priorizados. A possibilidade de chuva aumenta muito e cerimônias ao ar livre não são recomendadas. As pessoas sempre viajam ou marcam compromissos com confraternizações e por isso tudo deve ser muito bem planejado.

Nenhum comentário: