10.16.2015

Nem PT nem governo farão acordo com Cunha

eduardo-cunha
Em meio à derrocada da oposição na batalha do impeachment, começam a aparecer boatos, espalhados pela oposição e pela mídia, de que o PT ou o governo estariam fechando "acordo" com Eduardo Cunha.
Impossível.
Intriga da oposição, mentira da mídia e fofoca de Facebook.
Cortina de fumaça para desviar o foco da derrota dos golpistas no STF.
Nem PT nem governo tem condições políticas de fazer qualquer acordo com o deputado.
PT e governo não exercem qualquer interferência em investigações do MP ou Polícia Federal nem mesmo contra petistas.
Até o Lula é perseguido pela Polícia Federal e o governo do PT não faz nada.
O PT simplesmente não tem ingerência política na PF.
Poderia até ter, se quisesse, e o Cafezinho sempre defendeu que a PF fosse republicana, séria, mas não uma instituição independente, ou pior, subordinada à oposição, como às vezes parece ser.
Entretanto, para o mal ou para o bem, o PT deixa a PF correr livre, leve e solta.
Quanto ao Ministério Público, nem se fala. O MP é abertamente hostil ao governo - o que é uma pena do ponto de vista da governabilidade, mas é até bom do ponto de vista do longo prazo, porque um dia - oxalá seja um dia distante - teremos um governo reacionário e corrupto e aí poderemos cobrar do MP. Poderemos lhe cobrar o seguinte: "Olha aí, procuradores, vocês eram tão valentes no governo do PT, e agora vão amarelar porque o governo é de direita?".
Agora, o PT governa o país.
O que o PT tem de fazer, em nome do interesse nacional, é cavar tréguas para que a Câmara dos Deputados ponha de lado os radicalismos e volte a discutir as leis necessários ao desenvolvimento nacional.
Para isso, tem de contar com o aval, infelizmente, de Eduardo Cunha, que é o presidente da Câmara dos Deputados.
Seria absurdo, irracional, o governo ou PT trabalharem para travar as votações enquanto Cunha não sai. Isso apenas beneficiaria... Cunha.
Para Cunha, quanto pior, melhor. Quanto menos a Câmara trabalhar, quanto menos votar, melhor. Para o governo, é o contrário.
Quanto aos crimes do deputado, estes não serão investigados por nenhum conselho de ética da Câmara, e sim pela Procuradoria Geral da República e pelo Supremo Tribunal Federal.
Ao governo e ao PT cabe governar. Ao Ministério Público Federal cabe acusar. À Polícia Federal, cabe investigar. Ao STF, cabe chancelar e autorizar as investigações e determinar as prisões.
Se o PT e governo assumirem a liderança de qualquer processo de perseguição à Cunha, serão acusados de usar a máquina governamental para perseguir adversários políticos, e com isso, darão argumentos para Cunha posar de vítima.
Quem tem de derrubar Eduardo Cunha, nesta altura do campeonato, é o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.
O PT e o governo tem de deixar Cunha se enforcar sozinho.
Daqui a três anos, espera-se que o eleitorado fluminense, por sua vez, seja mais responsável e não eleja aberrações políticas como o deputado Eduardo Cunha.

Nenhum comentário: