10.21.2015

Tratamento para gastrite nervosa

O tratamento para gastrite nervosa envolve o uso de medicamentos antiácidos e calmantes, mudanças nos hábitos alimentares e prática regular de atividade física. A gastrite nervosa também pode ser tratada com ajuda de remédios naturais, como os chás de camomila, flor de maracujá e alfazema, que funcionam como calmantes naturais.
A gastrite nervosa provoca sintomas semelhantes aos da gastrite clássica, como azia, sensação de estômago cheio e vômitos, mas que surgem em situações de irritabilidade, medo e ansiedade e, por isso, o tratamento também evolve evitar essas situações.

Remédios para gastrite nervosa

Alguns exemplos de remédios para tratar a gastrite nervosa são:
  • Omeprazol;
  • Cloridrato de Ranitidina;
  • Somalium;
  • Dormonide;
Esses medicamentos ajudam a reduzir a acidez do estômago e funcionam como calmantes, reduzindo a tensão e o nervosismo que provocam a crise de gastrite. No entanto, esses medicamentos podem gerar dependência e devem ser tomados de acordo com a prescrição do gastroenterologista.

Remédios caseiros para gastrite nervosa

Os remédios caseiros para gastrite nervosa são chás de plantas medicinais que atuam como calmantes naturais, como o chá de camomila, de flor de maracujá e de alfazema. A camomila possui propriedades calmantes que ajudam a lidar com as emoções e o estresse, além de ajudar no processo digestivo, diminuindo os sintomas da gastrite.
Ingredientes do chá de camomila
  • 1 colher de sopa de flores de camomila
  • 1 xícara de água
Modo de preparo
Ferver os ingredientes por aproximadamente 5 minutos, deixar esfriar, coar e beber várias vezes ao dia, morno ou gelado.

Alimentos para gastrite nervosa

Os alimentos usados para tratar a gastrite nervosa devem ser ricos em fibras e de fácil digestão, como carnes brancas, peixes, vegetais, frutas, sucos naturais, leite e iogurtes desnatado, e queijos brancos como ricota e cottage.
Além disso, para prevenir novas crises de gastrite, também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e que irritam o estômago, como pimenta, frituras, carnes vermelhas, linguiça, bacon, salsicha, comidas gordurosas como feijoada, fast foods, biscoitos recheados, bebidas alcoólicas, refrigerantes e água com gás.
Outros cuidados que se deve ter são fazer as refeições em locais tranquilos, evitar beber líquidos durante as refeições, não deitar logo após uma refeição, praticar atividade física regularmente e parar de fumar.

Para saber mais sobre gastrite, veja também:

Nenhum comentário: