Metabolismo

Nosso peso é o resultado do que nos alimentamos. A conta é relativamente simples: são as calorias que ingerimos menos o que gastamos de energia. É como se fosse um carro. As calorias são o combustível que vamos gastar durante o caminho. Portanto, para perder peso, é preciso que a conta seja negativa, com o nosso corpo gastando mais calorias do que consume. Já quando o balanço energético é positivo a ingestão de calorias está superando o gasto, e aí, claro, acumulamos peso, na forma da temida gordura.
Só que além dessa continha, entra na equação o nosso metabolismo, resultado de todas as reações químicas e energéticas que acontecem no corpo para que ele execute as tarefas do dia a dia como respirar, controlar os batimentos cardíacos, correr, falar, dormir e andar. E tudo isso também tem gasto calórico envolvido.
Para simplificar, pense de novo no automóvel. O metabolismo é o motor do carro, que pode estar funcionando mais rápido, se o carro estiver em movimento, ou mais devagar, caso esteja estacionado. 
Quando queremos perder peso um pouco mais rápido, além de reduzir o que estamos ingerindo - o ideal é que seja através da reeducação alimentar - e aumentar o gasto de energia, também devemos acelerar o metabolismo. Infelizmente não temos um botão mágico que faça nosso corpo trabalhar mais rápido, mas existem algums soluções que ajudam a queimar as calorias mais rápido: 
Tópicos: Calorias, Saúde e boa forma, Dietas, Emagrecimento, Malhação
Andressa Heimbecher Soares, do MdeMulher