11.24.2015

6 substâncias naturais anticâncer


Conheça quais são as seis substâncias naturais anticâncer que você tem na sua cozinha

Que a nossa cozinha vive recheada dos mais variados ingredientes, não é novidade pra ninguém. Mas, será que você sabia que, pelo menos, seis deles podem ser grandes aliados da sua saúde contra o câncer? É verdade!Substâncias naturais anticâncer
Veja a lista baixo:
Chá-verde: Já posso te adiantar que o único “movimento verde” ao qual eu me associarei é este, o do chá-verde! Isso porque ele está repleto de alguns dos nutrientes mais potentes no combate ao câncer. Já é sabido que só bebedores de chá são menos propícios a ter câncer e menos propícios a sofrer recidivas; e a ciência explica o porque: ela diz que um composto no chá verde pode destruir as células cancerígenas sem danificar as células saudáveis ao redor.Esse composto é conhecido como epigalocatequina-3-galato (misericordiosamente abreviado para EGCG). Ele chega sorrateiramente nas células cancerígenas e acaba com o suprimento de força delas, a mitocôndria. Isso faz com que a célula produza em abundância radicais livres que mais cedo ou mais tarde a matará.As células cancerígenas também têm alguma proteção embutida contra este tipo de dano, mas a EGCG a desliga também.
Está pronto para a melhor parte? Saiba que ela nem toca nas células ao redor. Sim, é como aquela “terapia de alvo” que os médicos prometem.


Azeite de Oliva: Eu não recomendo muitos óleos de plantas, mas o azeite de oliva supera o corte. Diferente dos óleos vegetais sem valor, o azeite de oliva está cheio de gorduras e nutrientes que incrementam o cérebro, protegem o coração e combatem o câncer.Então, com as células saudáveis protegidas, o oleocântalo massacra as células cancerígenas que estão por perto ao partir os seus lisossomos, que são pequenos pacotes de enzimas que podem acabar com as células cancerígenas. As enzimas vazam para fora e a célula cancerígena morre.

Cacau: O ingrediente chave do chocolate está repleto de flavonoides que combatem o câncer ao roubar das células cancerígenas a habilidade de se espalhar como fogo no mato.Em um estudo recente a proantocianidina pentamérica no cacau bloqueou certas proteínas nas células de câncer de mama, que efetivamente bloqueou a divisão celular. Quando bloqueia-se a divisão celular, você bloqueia o câncer.Em outro estudo, os polifenóis do cacau desligaram as espécies de radicais livres que permitem que as células de câncer de intestino grosso se espalhem. Já outro estudo mostrou que aqueles polifenóis pararam o alastramento de células de câncer de próstata. Claro, a maioria dos cânceres amam o açúcar mais que a criança típica de 6 anos de idade. Então, se o seu cacau vier na forma de uma barra de chocolate comum, você pode estar fazendo mais mal que bem.Ao invés disso, use o cacau em pó puro. Coloque-o nas suas vitaminas, café e até nas suas receitas. Se ele empelotar, bata no liquidificador.

Alho: As células cancerígenas são como os monstros nos filmes: recusam-se a morrer. As regras usuais da morte celular simplesmente não se aplicam a elas. Mas, compostos contidos no alho como a alicina, podem transformar as células cancerígenas em células mortais introduzindo o processo de morte celular chamado de apoptose. Para os máximos benefícios, esmague dentes de alho fresco e deixe-os ficar descansando por 15 minutos. Isto proporciona uma reação enzimática que libera uma explosão de compostos saudáveis. Use-o cru o nos últimos minutos do cozimento.

Colesterol: Quer saber o que acontece quando o seu nível de colesterol cai? Você não fica com boa saúde. Você fica com câncer. Muitas células cancerígenas dependem das chamadas proteínas que fazem ligação com oxisterol, ou ORPs, para crescer. Quando estas ORPs se ligam com uma gordura chamada PI4P, as células cancerígenas crescem como loucas — e você fica com um tumor. Felizmente para você, as ORPs preferem ligar-se ao colesterol. Então ingira bastante dele e as suas ORPs não tocarão em você. Estas não são coisas radicais. É a biologia básica que desapareceu na propaganda anti colesterol das décadas recentes.

Camomila: Você está tomando a camomila somente para te ajudar a dormir? Pois saiba que esta erva também tem benefícios incríveis contra o câncer. As células cancerígenas, como eu mencionei anteriormente, podem enganar a morte de várias maneiras. Mas, a camomila está repleta de um composto chamado apigenina que pode ajudar a arrancar destas células aquele superpoder e fazer com que elas morram na hora certa. Se você tiver um tumor, a apigenina pode retardar o seu crescimento. E, se não tiver, a apigenina pode evitar que ele se forme. Enquanto uma grande parte do trabalho da apigenina tenha sido feito sobre as células de câncer de mama, há todas as razões do mundo para acreditar que ela possa fazer a mesma mágica funcionar em outras formas da doença. Por mais promissores que sejam estes tratamentos, não ouse em usá-los em substituição a outras terapias mais intensivas. Elas devem servir como um complemento.  Estamos entendidos?

Referências Bibliográficas:
Nutr Cancer, 1998;31(3):151-159
Lancet, September 18, 2004;364:1021-1022
Canadian Medical Association Journal, April 21, 1998;158(8):1033-1035
Hippocrates, February, 1999:24-25.
European Cancer Prevention Organization, January 1995;27:8-9.
J Agric Food Chem, 1998;46(10):4292-4296.
International J of Cancer, 2005; 117(1): 1-7
The Lancet, November 30, 1996;348:1514
Am J Clin Nutr, 2008; 88(1): 58-63
Nutrition, 2000;16(9):767-773
New Scientist, June 22, 1991;23
British Journal of Cancer, 1993;67:424-429.
Epidemiology, March, 1997;8(2):137-143.
Journal of Clinical Oncology, November, 1996;14(11):3043-3048.


Autor da matéria: Dr. Rondó (www.drrondo.com)
Matéria original: Conheça quais são as seis substâncias naturais anticâncer que você tem na sua cozinha

Nenhum comentário: