11.23.2015

Bovespa fecha em alta pela quinta sessão consecutiva

Ibovespa, principal índice da bolsa, avançou 0,02%, aos 48.150 pontos.

Ações da Petrobras estiveram entre as mais negociadas do dia.

O principal índice da Bovespa fechou em leve alta nesta segunda-feira (23), após quatro avanços seguidos, com o recuo nos papéis do Bradesco e da Vale ofuscando o avanço das ações das Petrobras, em meio ao quadro externo sem tendência clara.
 
O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, avançou 0,02%, aos 48.150 pontos.Veja a cotação.
No mês, a bolsa registra alta acumulada de 4,97%, enquanto no ano acumula queda de 3,71%.
As ações da Petrobras estiveram entre as mais negociadas do dia, em meio a especulações sobre eventual reforço na estrutura de capital da empresa, embora o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tenha dito na sexta-feira que não vê necessidade imediata de um aporte na estatal.
A estatal fechou com as ações preferenciais em alta de 3,06% e os papéis ordinários com avanço de 3,58%.
A Petrobras também informou que a extração de petróleo e gás no Brasil está se normalizando após a maioria das entidades sindicais ter aprovado o encerramento da greve dos petroleiros.

Na sexta-feira, a bolsa paulista não funcionou por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, enquanto em Wall Street os ADRs (recibos de ações negociados nos Estados Unidos) de várias empresas nacionais subiram, entre eles os da Petrobras, influenciando neste pregão.
No ambiente global, contudo, a semana começou com um tom mais fraco, principalmente do lado das commodities, o que pesou nas operações locais. Os futuros acionários norte-americanos também apontaram uma abertura negativa.
Queda da Vale e do Bradesco
A Vale fechou em queda de 2,55% nas preferenciais e de 2,66% nos papéis ordinários, em meio a novo declínio dos preços do minério de ferro na China, para perto da mínima histórica, além dos ajustes dos ADRs, que recuaram em Nova York na última sexta-feira. Os papéis também seguem pressionados por incertezas ligadas ao desastre com o rompimento de barragens em Minas Gerais de sua subsidiária Samarco Mineração.
O Bradesco caiu 0,98%, revertendo os ganhos da abertura, quando reagiu a ajustes iniciais aos ganhos de seus ADRs na sexta-feira, em meio a movimentos de realização de lucros após alta de quase 9% na semana passada.

Alpargatas
Fora do Ibovespa, as ações da Alpargatas na Bovespa registraram nesta segunda sua maior queda diária desde outubro 2008, após o anúncio de que a Camargo Corrêa vendeu o controle da empresa, dona de marcas como Havaianas, Osklen, Mizuno, Timberland e Dupé, para a J&F Investimentos, dona da JBS.

A ação preferencial (que dá ao acionista preferência na distribuição de dividendos) da Alpargatas caiu 8,02% no pregão desta segunda. Desde que a Camargo Corrêa anunciou, no início de outubro, que analisava oportunidades para a Alpargatas, a ação da empresa subiu quase 45% até o último pregão da semana passada, segundo levantamento da Reuters.

Já a ação ordinária da Alpargatas (que dá ao acionista direito a voto em assembleias da empresa) fechou em alta de 0,7%.

Nenhum comentário: