11.23.2015

Candidatos disputam últimas vagas para concursos em 2015

Estão previstas provas para IFRJ e prefeituras de três municípios

O Dia
Rio - O fim de ano se aproxima e muitos concurseiros de plantão vão ter que se esquivar das festas se quiserem estar preparados para enfrentar a maratona de um dezembro recheado de provas e seleções. Ao longo do último mês do ano, os candidatos vão contar com concursos para o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Controladoria Geral do Município (CGM-Rio), Instituto de Previdência Cabista e para as prefeituras do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Arraial do Cabo.

Raphael Câmara aplica o conteúdo já estudado em outros exames enquanto o que aguarda não sai
Foto: Divulgação

Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual, acredita que não é saudável fazer vários exames em tão pouco tempo. O especialista orienta aos candidatos que se propõem a participar de provas para várias seleções, que tenham o cuidado de optar por aquelas que têm o conteúdo semelhante. “O ideal é estudar primeiro matérias que são comuns aos exames e na sequência, as matérias específicas de cada concurso”, afirma Menezes.
Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso, aponta a prova para a Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói como a mais visada pelos concurseiros. O certame chama atenção pelos altos salários oferecidos, tanto para Ensino Médio (R$ 2.168,12) quanto para o Superior (até R$ 21.149,56). Diferente de Rodrigo Menezes, Lelis não vê problema em fazer vários concursos em um curto tempo, desde que, em pelo menos um, haja dedicação de estudos maior. “Sem objetividade o candidato perde o foco e a qualidade nos estudos”, diz.
Raphael Câmara, 45 anos, é advogado, aluno do Concurso Virtual e estuda para várias seleções ao mesmo tempo. Em dezembro pretende fazer o exame para a Prefeitura de Niterói enquanto o concurso que ele aguarda, ainda não sai. Raphael conta que aproveita o tempo livre para manter as matérias em dia e organiza sua rotina de estudo, para que não perca tempo.
Anac define a banca organizadora de concurso
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dá os primeiros passos rumo à publicação do edital de seu concurso para a seleção de 150 candidatos para o certame autorizado este ano. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) foi escolhida para a organização do edital que, após a definição da banca, deve ser lançado até janeiro.
Os 150 cargos solicitados pela agência se dividem entre Técnico em Regulação de Aviação Civil (45) e Técnico Administrativo (15) para o Nível Intermediário e 65 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, conforme divulgada no Diário Oficial de 7 de outubro deste ano.
Claudia Jones: 'Evite estudar conteúdos novos na reta final'
Estamos na reta final para alguns concursos tão esperados. É muito comum o candidato se deparar com conteúdos novos, que ainda não foram trabalhados. Porém, não deve se assustar. Se isso acontece com você, pode estar certo de que ocorre também com os outros candidatos.
Observe se existem assuntos que ainda precisam de atenção. Equilíbrio e organização é essencial para aproveitar esses dias com qualidade, e dar os últimos retoques na preparação.
Revisões e muitos exercícios são bem-vindos nestas duas últimas semanas. Isso, para quem estudou com antecedência, tomando por base as disciplinas e conteúdos cobrados no edital anterior, e não teve grandes surpresas na publicação das regras para o concurso atual. Quem iniciou os estudos antecipadamente tem vantagem sobre candidatos de última hora.
Então, nessas semanas finais, priorizar o estudo das matérias em que ainda encontre mais dificuldades se torna fundamental, mas não deve gastar muito tempo com conteúdos novos e muito extensos, que poderiam demandar mais investimento de tempo para pouco resultado. É hora de aparar arestas e fazer o estudo inteligente — reveja pequenos pontos, que podem significar mais acertos nas avaliações.
Aproveite, também, para fazer simulados de provas anteriores. Eles ajudam a ter noção do seu tempo de prova.
Deixo aqui um convite aos candidatos que farão provas em dezembro: aulão beneficente de Direito Administrativo, oferecido pelo Universo do Concurso no dia 5 de dezembro, das 9h às 12h. Para participar basta doar um brinquedo novo. Inscrições pelo telefone (21) 98288-8433.

Nenhum comentário: