11.17.2015

Cardápio para quem tem gota

Estudo coloca o tão aclamado tomate entre os alimentos que agravam esse problema, marcado por dor e inchaço nas juntas. Saiba o que entra no menu contra a encrenca – e o que sai


Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, anotaram os comes e bebes acusados por 2 051 pacientes de deflagrarem crises de gota - quando a junta dói horrores e fica inchada e avermelhada. Não deu outra. Entre os vilões tradicionais (peixes, frutos do mar, carnes vermelhas e álcool), o tomate apareceu em quarto lugar, apontado por nada menos do que 20% dos entrevistados.
Mas por que o ingrediente que alegra qualquer salada seria capaz de tanto dissabor? A resposta veio de uma revisão de três experimentos, conduzida pelos mesmos neozelandeses, que reuniu dados de 12 mil pessoas, incluindo informações sobre a ingestão desse vegetal. "A análise determinou que um tomate por semana aumenta em 0,01 mg/dl a concentração de ácido úrico no corpo", revela a especialista em doenças genéticas Tanya Flynn, coautora do levantamento. "Parece pouco, mas é suficiente para impactar indivíduos com a gota fora de controle", alerta.
Contudo, o menu de quem tem gota não vive só de restrições. "Estudos apontam que a proteína do leite, a vitamina C e a cafeína auxiliam na redução do ácido úrico", diz o nutrólogo Roberto Navarro, de São Paulo. Acalmar a gota pede, sobretudo, mais variedade no cardápio. Os especialistas destacam que, em geral, não há necessidade de ficar neurótico com um ou outro alimento. Com a doença controlada, comer um bife até quatro vezes por semana, degustar uma banana madura por dia ou provar um camarão de vez em quando dificilmente acarretarão consequências dolorosas. E o mesmo raciocínio se aplica ao tomate, tão aplaudido no mundo todo por seus préstimos à saúde.


Alimentação para Gota


A alimentação para quem sofre com a artrite gotosa, também chamada popularmente de 'gota' ajuda a diminuir a dor e consiste em diminuir a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como carnes em geral, e aumentar o consumo de água.
Seguir estas instruções é importante porque os alimentos ricos em proteínas aumentam a concentração de ácido úrico no sangue, e beber 3 litros de água por dia, facilita a excreção do ácido úrico em excesso, purificando o sangue.
Agora temos que incluir o tomate como alimento proibido para "gota"  

Alimentos proibidos para gota

Os alimentos proibidos durante a crise de gota são:
  • Bebidas alcoólicas;
  • Carne de ganso, coração de galinha, rins, frango e caldos de carne;
  • Marisco, peixe, anchovas, arenque, mexilhões, cavala, sardinha, vieiras;
  • Aspargos, cogumelos, espinafre;
  • Ervilhas, feijões, lentilhas.
  • Tomate
Quando o paciente não está em crise de gota esses alimentos não estão proibidos, mas devem ser controlados para evitar o aparecimento de crise, por isso, devem ser consumidos em pequenas quantidades. Para saber a quantidade exata de cada um desses alimentos é fundamental consultar um nutricionista.

O que comer em caso de gota

Em caso de gota é fundamental beber muita água, 2 a 3 litros de água por dia, comer muita fruta e principalmente frutas e outros alimentos diuréticos como:
  • Agrião, beterraba, salsão, pimentos, abóbora, cebola, pepino, salsinha, alho;
  • Maçã, laranja, melancia, maracujá, morango, melão.
Esses alimentos vão facilitar a eliminação do ácido úrico que está em excesso no sangue, através da urina.
Além disso, pode também usar-se sementes de linhaça e de chia que são anti-inflamatórios naturais para ajudar a diminuir a dor. Uma boa forma de usar essas sementes é adicionar aos sucos com frutas diuréticas.

Assista o vídeo e saiba mais detalhes sobre a alimentação para gota

Exemplo de dieta para gota

A dieta para gota inclui refeições leves, como sucos, vitaminas ou saladas e deve ser feita apenas durante a crise de gota, que pode durar entre 12 a 24 horas, não ultrapassando esse período, pois não tem a quantidade de proteínas necessárias para um adulto. Alguns exemplos de refeições podem ser:
  1. Suco de laranja e pão com queijo branco, alface e tomate;
  2. Granola com leite e uma pera;
  3. Salada de repolho roxo, pimentão, cebola e pepino com queijo;
  4. Vitamina de morango e torradas com manteiga;
  5. Pão integral com queijo branco, rúcula e cenoura e uma fatia de melancia.
Além disso, é fundamental beber 1 xícara de água ou chá de cavalinha a cada duas horas. Saiba mais sobre chá para gota em:Remédio caseiro para gota.
Mais sobre este assunto

Nenhum comentário: