11.23.2015

Estes Alimentos Estão Estragando o Seu Sorriso


Alimentos que danificam os dentes
Os dentes são responsáveis pela mastigação, processo este que prepara os alimentos para a deglutição. Se por ventura os alimentos não forem mastigados adequadamente, eles não serão bem processados no processo de digestão.
Mas para que haja de fato uma boa mastigação, é necessário termos dentes saudáveis e em perfeitas condições de uso. A escovação é o primeiro método na qual devemos nos preocupar, além disso, consultar um especialista frequentemente é essencial para mantermos em dias a saúde bucal.
Existem alguns alimentos que podem danificar os dentes, esses alimentos são responsáveis pelo desencadeamento de bactérias, que podem causar cáries dentárias, além de complicações na gengiva. Logo mais iremos citar quais são esses alimentos, procure evitá-los sempre que puder.
Alimentos que podem danificar os dentes
chocolate
Alimentos ricos em açúcar: Alimentos ricos em açúcar, tais como doces, refrigerantes, chocolate e balas, são responsáveis pelo surgimento de bactérias que agem diretamente no esmalte dos dentes, podendo provocar uma série de eventos pejorativos.
Entre esses eventos, podemos citar as cáries. Como as crianças por exemplo são aficionadas por doces e balas, a atenção deve ser redobrada caso você possua filhos. Digo isso pelo fato de que se não houver uma escovação após o consumo desse tipo de alimento, a tendência é que as cáries se manifestem rapidamente(visto que crianças não possuem discernimento acerca da importância da escovação após o consumo de tais alimentos).
Bebidas alcoólicas e frutas cítricas: As bebidas alcoólicas possuem pigmentos que podem afetar o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis à complicações como as cáries. Além disso, tanto as bebidas alcoólicas quanto as frutas cítricas, possuem em sua composição uma acidez que pode causar danos aos dentes e inclusive à gengiva.
cerveja
Esses alimentos estão relacionados à inibição da saliva, ou seja, o consumo em excesso desses alimentos, pode reduzir consideravelmente a quantidade de saliva. A saliva por sua vez, é importante para manter a boca limpa e sem a presença de bactérias.
Molhos: Os molhos industrializados, como o ketchup por exemplo, tipicamente utilizado em alimentos improdutivos para a saúde, pode danificar  os dentes. Isso ocorre pelo fato desses alimentos possuírem pigmentação em sua composição, o que por sua vez pode acarretar manchamento nos dentes.
Goma de mascar: A goma de mascar é bastante utilizada hoje em dia, até para aliviar o mau hálito. O problema é que esse tipo de alimento possui em sua composição uma quantidade significativa de açúcar, e se este mesmo açúcar pode desencadear complicações como as cáries citadas anteriormente.
goma de mascar
Caso você seja adepto desse tipo de alimento, uma boa alternativa é optar pela composição sem açúcar. Esta composição consiste na inserção de uma adoçante cujo nome é Xylitol, assim como os adoçantes convencionais, ele simula o sabor do açúcar.
Chá preto: Os chás em geral os podem acarretar complicações aos dentes, mas em especial  o chá preto, pode ser mais danoso do que os demais. Isso ocorre pelo fato dele ser altamente pigmentado, e como fora ditos, alimentos cuja coloração é forte, podem acarretar manchas aos dentes.
Conclusão
Os alimentos citados acima podem provocar uma série de complicações aos dentes e à gengiva, isso não quer dizer porém que devamos abominá-los de uma vez por todas. Podemos sim consumir tais alimentos, mas é interessante que não haja um excesso na utilização dos mesmos.
Uma outra dica interessantíssima é escovar os dentes assim que consumir qualquer um dos alimentos citados anteriormente. Na verdade, após consumirmos qualquer alimentos que seja, é necessário escovarmos os dentes, mas no que se refere à esses alimentos, os cuidados devem ser ainda maiores; os enxaguantes bucais também são passíveis de serem utilizados.
Fonte: Blog ilovesaude

Mais Linda, Magra e Confiante: Se você realmente deseja isso precisará assumir um compromisso com o seu corpo, por isso existe a necessidade de manter o Foco e seguir um passo a passo Eficiente. Te convido a conhecer o Método Corpo de 21 criado por Olivia Andriolo, Clique aqui para conhecer o Método que vai te ajudar a Emagrecer com apenas 21 minutos por dia.

Eduardo Ferreira
Criador e Administrador do Site Suasaudeagora.com.br

Nenhum comentário: