11.05.2015

Locutor de 'Os Dez Mandamentos' comemora vitória no ibope contra a Globo

César William fez três testes para interpretar a voz de Deus em ‘Os Dez Mandamentos’, é temente ao Senhor e frequenta o Templo de Salomão

Regiane Jesus
Rio - Nunca foi tão fácil ouvir a voz de Deus. E parece que ele está a favor da Record. Na última terça-feira, ‘Os Dez Mandamentos’ marcou 26 pontos na média, com pico de 28, no Ibope de São Paulo. No Rio, a audiência foi ainda maior, com média de 27 pontos e pico de 30, deixando a concorrente Globo em segundo lugar nas duas cidades. O ‘Jornal Nacional’ e ‘A Regra do Jogo’ ficaram com 23 pontos. E esses números têm tudo para crescer na aguardada cena da abertura do Mar Vermelho, prevista para começar a ir ao ar segunda, dia 9.
César William é locutor e interpreta a voz de Deus na novela da Record
Foto: Divulgação
Por trás da voz divina que vai abrir o mar está o locutor César William, 51 anos. “Virei o representante oficial de Deus (risos). Os meus amigos não perdem a piada e quando me veem pedem para falar com Deus”, brinca, completando: “Mas não me sinto o Todo-Poderoso em nenhum momento. Pelo contrário. Sou temente a Deus e tenho consciência de que sou apenas um grão embaixo do sapato. Sou um mero instrumento que tem a função de retratar o que já faz parte do imaginário popular.”
A escolha para fazer a voz de Deus em ‘Os Dez Mandamentos’ não caiu do céu. Apesar de já ter gravado áudios para o Templo de Salomão, da Igreja Universal, de ser um locutor experiente em publicidade e com passagens pelas rádios CBN e Bandeirantes, de São Paulo, César precisou fazer três testes até ganhar o papel. “Já assistia à novela, então fiquei muito feliz por ser o escolhido para fazer esse trabalho, que, além de ser uma produção caprichada, leva ao público uma mensagem de fé. Dar voz a Deus não é apenas uma representação artística, por isso acho que o fato de ser evangélico me ajudou a entrar nesse canal de comunicação. Técnica e timbre grave muitos têm, então busquei fazer uma voz amiga, próxima, de quem prega o bem, a vida”, comenta o locutor, que frequenta a Igreja Batista de São Caetano do Sul, sua cidade natal.
Sem dúvida alguma, conhecer as passagens do Velho Testamento ajudou César a entrar no universo da trama da Record. Já encontrar a emoção certa, sozinho em um estúdio, não foi tão simples assim. “Quase sempre gravo tudo no escuro, sem ver as cenas, apenas tendo o roteiro como base. Eu falo com Moisés (Guilherme Winter) ou com o Arão (Petrônio Gontijo) sem contracenar com os atores. Mas estou adorando porque, além de ‘Os Dez Mandamentos’ ter uma história envolvente e oferecer ao público um conteúdo para a família, ainda está batendo a Globo. E ganhar de uma das maiores emissoras do mundo tem um sabor especial. Espero estar também em ‘A Terra Prometida’”, diz, em referência à próxima trama bíblica da Record que tem estreia prevista para março de 2016.
Os efeitos especiais para a cena mais aguardada, em que Moisés pede ao Senhor para que abra o Mar Vermelho, foram feitos em Los Angeles, nos Estados Unidos
Foto: Divulgação
E para que os hebreus cheguem à tal Terra Prometida é preciso que o Mar Vermelho se abra, feito que em ‘Os Dez Mandamentos’ vai se estender por três capítulos e que custou R$ 1 milhão aos cofres da Record. Gravada em junho na fazenda Lama Preta (em Santa Cruz), na cidade cenográfica da Record (em Barra de Guaratiba) e nos estúdios do Recnov, a sequência foi editada em Los Angeles, no Stargate Studios, produtora que já assinou os efeitos especiais de séries americanas como ‘Heroes’, ‘The Walking Dead’, e totalmente finalizada esta semana pelo diretor Alexandre Avancini. “Aqui no Recnov, fizemos a edição artística das cenas e deixamos para a Stargate a parte de inserção de elementos, através de computação gráfica, além da multiplicação da figuração. Na abertura do Mar Vermelho eram dois milhões de hebreus”, explica Avancini.
‘Os Dez Mandamentos’ já entrou para a história da teledramaturgia nacional como a primeira novela depois de ‘Pantanal’ (1990), da extinta TV Manchete, a bater a Globo. Feito esse que inaugurou um horário exclusivo para as tramas bíblicas da Record, às 20h30, o que provocou o engavetamento de ‘Escrava Mãe’ até segunda ordem.

Nenhum comentário: