11.01.2015

Proteínas que baixam a pressão

Cientistas descobrem que alimentos ricos em certos aminoácidos (as moléculas que formam as proteínas) podem ser parceiros das artérias


Proteínas que baixam a pressão
Alex Silva


O achado vem da Universidade East Anglia, no Reino Unido, onde cerca de 2 mil mulheres foram acompanhadas. "Encontramos fortes evidências de que aquelas que consumiam quantidades mais elevadas de sete aminoácidos específicos exibiam menores níveis de pressão arterial e rigidez dos vasos", conta a professora de nutrição Aeden Cassidy, principal autora da pesquisa. Segundo ela, essas partículas ajudam a liberar óxido nítrico, substância que dilata as artérias, facilitando o fluxo sanguíneo. Outra revelação interessante é que a origem desses aminoácidos parece modular sua atuação no sistema circulatório. Quando eles vêm de vegetais, o resultado é menor pressão nos vasos. Se forem provenientes de animais, deixam as artérias mais flexíveis. Mas e a carne? Apesar de abastecida de proteína, ela sempre é citada como inimiga do peito por causa da gordura. E aí? "O ideal é preferir os cortes magros", orienta Aeden. Ela ainda lembra que os tais aminoácidos podem vir de outros alimentos.
Onde estão os aminoácidos do bem
Nos vegetais
As sete moléculas estudadas pelos britânicos (arginina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, leucina e tirosina) estão em alimentos como feijão, arroz integral, abacate e amêndoas.

Nos animais
Três desses aminoácidos analisados - ácido glutâmico, leucina e tirosina - também podem ser incorporados à dieta por meio de carne vermelha, pescados e lácteos.

Nenhum comentário: