11.11.2015

Taxistas fazem carreata e causam trânsito no Rio em ato contra Uber


Grupos já se concentravam em Del Castilho e Copacabana às 6h30.
Motoristas vão seguir em carreata em direção ao Centro do Rio.

Do G1 Rio
Taxistas do Rio fazem uma carreata na manhã desta quarta-feira  (11) contra o Uber desde 6h. Os motoristas partiram de vários pontos da cidade, como a Avenida Dom Hélder Câmara e a Avenida Atlântica, e se encontraram no Aterro do Flamengo. De lá partiram em conjunto rumo ao Centro. O trânsito tinha retenções parciais desde o início da manhã, mas começou a ter congestionamentos maiores por volta de 9h, em áreas como o próprio Aterro. Às 9h05, o grupo chegou ao Tribunal de Justiça, no Centro.
Às 9h, taxistas chegaram no Tribunal da Justiça (Foto: Fernanda Rouvenat/G1) 
Às 9h, taxistas chegaram no Tribunal da Justiça
(Foto: Fernanda Rouvenat/G1)
O G1 acompanha o trânsito da cidade em tempo real. Para saber mais informações, acesse o Radar G1.
Às 8h50, no Aterro, apenas uma das pistas no sentido Centro estava liberada. Havia retenções a partir da altura do Morro da Viúva até a chegada ao MAM. O Centro de Operações também diz que havia congestionamento na chegada à Avenida Presidente Antônio Carlos e no Túnel Rebouças.
A melhor opção, naquele horário, era a Praia do Flamengo ou o Túnel Santa Bárbara para quem fosse ao Centro. A Praça da Bandeira, que também recebeu uma concentração de taxistas nas primeiras horas da manhã, também tinha o trânsito complicado às 9h.
Inicialmente, o destino previsto pelos taxistas era a Prefeitura, na Cidade Nova. Representantes do movimento, no entanto, optaram pela ida ao Tribunal de Justiça do Rio, no Centro. Eles são contra um projeto de lei que pode ser votado no Senado, em âmbito federal, sobre a regulamentação do aplicativo.
"O projeto do Senado só favorece a empresa, sequer favorece os motoristas", afirma André de Oliveira, um dos líderes do movimento.
O Uber, que chegou a ser proibido por uma lei municipal, voltou a ser liberado após uma liminar do Tribunal de Justiça. "O Uber é ilegal. Não tem alvará de funcionamento na cidade, não pode emitir nota fiscal e a sede deles é em Amsterdã. Como pode uma empresa dessas conseguir uma liminar?", questiona André.
Protesto começou cedo
Os motoristas protestam contra o funcionamento do aplicativo Uber na cidade. Por volta das 6h30, os taxistas ocupavam dois quarteirões da via. Em Copacabana, na altura da Rua Rainha Elisabeth, motoristas também se concentravam no mesmo horário e ocupavam duas faixas da direita, sentido Leme.
Motoristas se concentravam na Avenida Altântica desde as 6h30 desta quarta (Foto: Reprodução / TV Globo)Motoristas se concentravam na Avenida Altântica desde as 6h30 desta quarta (Foto: Reprodução / TV Globo)
Os motoristas saíram de diversos pontos da cidade como Campo Grande, Barra da Tijuca, Irajá, Realengo, Ilha do Governador, Radial Oeste e Aterro do Flamengo. A polícia militar acompanha a carreata para garantir a segurança e não interromper o trânsito nas regiões por onde a carreata está passando.
No dia 3 desse mês o Tribunal de Justiça do Rio negou agravo de instrumento impetrado pelo município contra decisão em primeira instância favorável ao aplicativo Uber. A liminar, concedida pela 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital, proíbe práticas que restrinjam o livre exercício da atividade do Uber na cidade.
Grupo ocupa faixa na Avenida Atlântica, em Copacabana, na manhã desta quarta (11). (Foto: Reprodução / TV Globo)Grupo ocupa faixa na Avenida Atlântica, em Copacabana, na manhã desta quarta (11). (Foto: Reprodução / TV Globo)
Táxis fazem carreata para o Centro em protesto contra o Uber no Rio (Foto:  Fernanda Rouvenat/G1)Táxis fazem carreata para o Centro em protesto contra o Uber no Rio (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)
Às 9h, taxistas chegaram no Tribunal da Justiça (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)Às 9h, taxistas chegaram no Tribunal da Justiça (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)

Nenhum comentário: